3 de dezembro de 2019

O Natal sempre Acontece...





Salete Pimenta Tavares

          O Natal está chegando... O Salvador está às portas... E como todo ano a preparação para comemorarmos o nascimento de Jesus se intensifica. Depois da celebração anual do Mistério Pascal, a Igreja tem outro grande acontecimento que é a celebração do nascimento do Salvador. A preparação para o Natal, também chamada Tempo do Advento, corresponde aos quatro domingos que antecedem o Natal, denominados 1º, 2º, 3º e 4º domingo do Advento. É, pois, um tempo de vigilância, de compromisso e de reflexão sobre a importância da vida cristã.
         Durante o Advento a comunidade se prepara para a chegada do Menino Deus, participando de encontros, reuniões, confraternizações e novenas em família, aperfeiçoando a espiritualidade. Nessa época os corações afloram para um sentimento maior, o amor, tornando-os mais sensíveis, mais generosos, mais solidários e mais fraternos, avivando a fé numa participação maior da vida na Igreja.
         A festa do Natal foi instituída oficialmente pelo bispo romano Libério no ano de 354. O Natal é a celebração cristã mais profundamente enraizada no sentimento popular, com rico material poético e folclórico. Além da riqueza dos hinos natalinos, podemos mencionar como indispensáveis, a Missa do Natal, mais conhecida como a Missa do Galo, ou seja, a Missa da Meia Noite, que se constitui a melhor e a mais adequada maneira de se prestar homenagem ao Menino Jesus, e também a famosa Ceia do Natal.                      Outras tradições como a Árvore de Natal difundida durante o século 19, os presentes, as saudações, as folhagens, os enfeites natalinos, os fogos de artifício, muitas luzes e cores, que brilham por toda parte, além da figura carismática e indispensável do Papai Noel, e ainda os cartões de Natal; segundo o livro “A Essência do Natal -A Arte de Viver”– Coleção Pensamentos de Sabedoria –, o primeiro cartão de Boas Festas teria surgido em Londres no ano de 1834, impresso com a seguinte mensagem: “A merry Christmas and a happy New Year to you”, que significa ( “Um alegre Natal e um feliz Ano-Novo para você.”) Só em 1880 o cartão foi lançado na América. Atualmente, ainda existem cartões de Natal, apesar das mensagens natalinas serem quase todas enviadas via internet. Um grupo de artistas, pintores com a boca e os pés ainda conserva essa tradição, pintando     lindos e maravilhosos cartões de Boas Festas e Feliz Ano Novo.
        O Presépio é uma reprodução do nascimento de Jesus, cujas figuras em torno dele, como todos nós sabemos, representam seu pai e sua mãe humanos, (a Vírgem Maria e São José), os Reis Magos, os pastores e os animais. Conta-se que São Francisco de Assis desejava ardentemente celebrar o Natal, representando a cena da gruta de Belém. Obtendo autorização da Igreja, realizou seu desejo, mas colocou na manjedoura, em lugar de uma imagem do Menino Deus, uma criança viva, para dar mais realidade à cena. Essa foi, portanto, a orígem do presépio natalino.
   Atualmente a celebração do Natal, para muita gente tem um grande valor comercial. As fábricas e indústrias investem em brinquedos, lâmpadas coloridas, ornamentos para decoração de casas, de prédios, de ruas, inúmeros modelos e tamanhos de bolas e enfeites para Árvore de Natal, com a certeza de que quanto maior for o investimento, maior é o lucro de suas empresas. Segundo alguns lojistas, um quarto das vendas anuais de muitas lojas ocorre durante o período natalino. Infelizmente para um grande número de pessoas o Natal degenerou em festa social e comercial. Mas, para os verdadeiros cristãos o Natal foi, é e sempre será uma festa com a essência da sabedoria da Palavra de Deus, com o poder de modificar corações, de iluminar caminhos que levam a Ele e de transmitir Paz e Justiça ao mundo.
      É do Beato João Paulo II a seguinte frase: “A alegria do nascimento de Deus está destinada a todos os corações humanos. É a alegria do gênero humano, alegria sobre-humana. O homem foi aceito por Deus para converter-se em filho, por meio deste Filho de Deus que se fez homem.”
       Chico Xavier, também falando de Natal disse o seguinte: “O Natal, em qualquer parte, une as criaturas na mesma faixa de compreensão e solidariedade.”
Outra frase belíssima foi a do Papa e doutor da Igreja Católica, Leão Magno: “Hoje nasceu o nosso Salvador. Não pode haver lugar para a tristeza, enquanto acaba de nascer, a própria Vida, a mesma que põe fim ao temor da imortalidade e nos infunde a alegria da eternidade.”
       Enfim, é nesse clima de alegria e de paz, de esperança e reflexão, de fraternidade e reencontro, de ternura e humildade, que devemos comemorar o Natal do Senhor, agradecendo a Ele por tudo que nos tem dado, principalmente pela VIDA, pois esta é o melhor e o maior presente de Deus para nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário