28 de julho de 2017

A REVOLUÇÃO E EXPLOSÃO TECNOLÓGICA NA DÉCADA DE OITENTA DO SÉCULO VINTE




                                         
                                           

Carlos Frederico de O. L. da Câmara                  
                                                    carlosastral@hotmail.com
              
                      Na década de oitenta do século vinte, floresceu e ganhou destaque a revolução e explosão tecnológica no planeta. A década tecnológica do cd, a era digital, a época incrível das contradições, uma energia maravilhosa que não poderia ser recriada e que reiniciou o mundo. Uma fórmula brilhante de ver o planeta. A década de oitenta do século vinte estava prestes a acabar em grande estilo. Uma vitória para nosso modelo de vida. O espírito do empreendedorismo, oficinas, anos das transformações e inovações explosivas que não se conformariam em terminar. Daqui a 500 anos, haverá livros escritos e documentários sobre a década de oitenta do século vinte.
          Anos fantásticos, mágicos, emblemáticos e espetaculares. A música foi uma das grandes invenções no século vinte, tocar sua música era uma festa de alegria e rebeldia, com equipamento portátil e possante, você transportava no seu próprio braço e levava sua música para as ruas. Você fazia a sua comemoração bem ali na esquina. Com a multiplicação do computador pessoal em casa, a miniaturização teve papel importante. A IBM pensou e construiu computadores pessoais empolgantes e fascinantes. Com a década de oitenta do século vinte, criou o relógio digital, a tecnologia digital de sincronizar o maior número de dados e informações em um só aparelho que continua até hoje.
          O vídeo-cassete VHS, uma forma brilhante, passou de gravador a visualizador. Você assiste os seus filmes em sua casa. Foi uma época de muitos avanços tecnológicos. O sintetizador ajudou a criar um sublime toque, uma combinação de elementos sonoros tão bonitos e magníficos. O novo som acompanhou toda a década de oitenta do século vinte. Com o crescimento de bandas pop,  apareceu uma nova dimensão musical. Você selecionava a sua própria trilha sonora.        
         A década de oitenta do século vinte apresenta-se rica em comportamentos humanos criativos. A fabricação e multiplicação do walkman, um jeito novo de escutarmos músicas para sempre. O celular foi um item fundamental no século vinte, estando aperfeiçoado nos tempos de hoje. Nos anos oitenta do século vinte poucas pessoas podiam possuir um celular, como o Presidente da República e os riquinhos. Esses produtos como: relógio digital, máquina calculadora digital, computador pessoal, máquina fotográfica digital, celular. Os aparelhos de som pessoal, sintetizador, vídeo-cassete e walkman mudaram o mundo. A década de oitenta do século vinte era representada por uma nova geração de multimídias.                                                       
          A cultura popular foi a mais consumida na América do Norte, os adolescentes podiam desfrutar da força do capitalismo e conseguir a liberdade plena de todas as formas. Destaca-se no cenário a tecnologia artística; (Cinema, televisão, música, teatro, vídeo-arte, artes plásticas, publicidade, outdoor, literatura, fotografia digital). Registre-se: Tecnologia a serviço da ciência e nova metodologia no desenvolvimento da educação social.

Fontes: Documentário do canal de televisão a cabo History – Pesquisa da Revista National Geografic

Nenhum comentário:

Postar um comentário