Mostrando postagens com marcador Esportes. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Esportes. Mostrar todas as postagens

25 de setembro de 2017

Heróis do Remo

          
       

         O Rio Potengi faz parte das minhas lembranças de criança, tempo de descobertas, época a imaginação infantil me levava para os mistérios do Rio Grande dos portugueses e dos comedores de camarões dos indígenas. Lembro da passagem pela ponte de Igapó e ficava maravilhado pela beleza das águas, já naquela época castigada pelas salinas e projetos embrionários de carcinicultuira, intervenções humanas que redesenharam o leito do velho e bom rio,
         Cresci ouvindo várias histórias sobre o Rio Potengi. Rio dos Potiguaras, rio do Rifoles, francês, rio Grande dos portugueses, porto de entrada dos holandeses, algozes de Cunhãu, rio Salgado de gamboas e camarões.
         Rio de muitas histórias, lugar de pouso e partida dos pioneiros da aviação. Rio das regatas, do náutico e sport. As grandes regatas, faziam do rio Potengi, parada obrigatória da sociedade natalense do século passado.
          Lembro do Raid Natal-Rio de janeiro, fico imaginando nossos remadores, numa iole, enfrentando o mar, em uma época me que não havia essa história de GPS ou telefonia móvel. E mais não tinham o apoio das velas, contavam literalmente com os braços.
          A história deste Raid, descobri através de João Alfredo, em seu “Heróis do Remo”, em suas paginas li o relato de uma verdadeira epopéia. Este sonho de chegar a antiga capital federal a remo surgiu numa conversa de amigos, ocorrida no ano de 1936, na praia de Genipabu. Este sonho foi realizado em duas etapas, num primeiro momento participaram: Ricardo da Cruz, Antônio de Souza, Clodoaldo Baker, Oscar Simões e Francisco Madureira. O projeto gestado em Genipabu, somente foi autorizado pela Marinha do Brasil dezesseis anos depois, em 1952.
          Na manhã do dia 30 de março de 1952, a Cidade do Natal, amanheceu em festa, os heróis do remo partiam do rio Potengi em direção da Guanabara. A multidão ovacionava os tripulantes da Iole Rio Grande do Norte I. Não existia cores de nenhuma agremiação náutica, as cores levadas pelos atletas do remo, eram as cores da terra potiguar.Em cada enseada, escolhida para descanso, nossos heróis eram recebidos com festa, muitas foram as medalhas oferecidas pelas câmaras municipais no trajeto da Iole.
          Mas nem tudo foi flores o mar é bravo. Na costa sergipana a Iole Rio Grande do Norte I, não resistiu a força do mar. Conta João Alfredo em seu livro: “Sobre a Iole, rebentou um vagalhão, não houve tempo para nada, com muito esforço conseguiram nossos heróis nadar até a beira mar. D Iole, só conseguiram salvar os remos.”. Tudo perdido? Não, pois fazia parte deste grupo um “brasileiro que não desiste nunca”, Ricardo da Cruz.
          No dia 11 de fevereiro de 1953, o Raid reiniciou, a parti de Sergipe no mesmo Mangue Seco, que no dia 2 de junho de 1952 nossa Iole Rio Grande do Norte I naufragou. Fizeram parte desta segunda etapa: Luiz Enéas, Antonio de Souza, Ricardo da Cruz, Walter Fernandes e Oscar Simões. Etapa consagrada com a chegada na Guanabara. A antiga Capital Federal abraçava entusiasmada os Heróis do Remo, desfile e exposição da Iole Rio Grande do Norte II, NA Cinelandia marcaram a comemoração do grande acontecimento.  A BBC de Londres classificou este Raid, como o maior feito náutico do mundo. Histórias de heróis como estes do remo, devem chegar ao conhecimento das novas gerações.

Luciano Fábio Dantas Capistrano –
Historiador/SEMURB
Professor/Esc.Est. Myriam Coeli


5 de maio de 2014

Pilates – Forte Aliado da Saúde



                                                                 Salete Pimenta

          Pilates, este método de exercícios, ou seja, esta técnica de condicionamento físico foi criada na década de 20 pelo alemão Joseph Hubertus Pilates. Pilates nasceu no século 19 e morreu no século 20, no ano de 1967. No período da Primeira Guerra Mundial em 1914, ele foi exilado e mandado para uma ilha inglesa, onde trabalhou num hospital com exilados e mutilados. Nesse hospital, para atender as necessidades dos pacientes, ele iniciou o uso de molas no tratamento médico, o que seria a base para mais tarde o ajudar no desenvolvimento de um sistema de exercícios e equipamentos. Em 1923, Pilates mudou-se para Nova York e com sua experiência e resultados positivos nos pacientes, desenvolvendo esse sistema de exercícios, abriu seu primeiro Studio de Pilates. É importante ressaltar que o Método Pilates não se centrava em exercícios padronizados; tinha um cunho irrefutável de individualidade, alterando radicalmente os planos comuns de exercícios perante determinado indivíduo
         O método chegou ao Brasil através de Alice Becker Denovaro, primeira brasileira a se certificar para instrução técnica desse método, criando em 1991 o primeiro Studio brasileiro de Pilates. Professora do “Balé Teatro Castro Alves” introduziu o Pilates na área clínica em Salvador-BA, através do Ambulatório de Dor do Hospital das Clínicas - HUPES – UFBA.
         A partir daí, o Pilates expandiu-se pelo país, mas só em 1999 é que surgiu o primeiro fabricante de equipamentos de Pilates, a “Physio Pilates”, com sede em Salvador-BA. Esse método vem ao longo de todo esse tempo, por ser um exercício de equilíbrio, tonificação e alongamento, melhorando consideravelmente a capacidade de locomoção e a capacidade respiratória, recuperando a disposição de quem o pratica, aprimorando a coordenação muscular e o equilíbrio corporal, aumentando também a resistência física e mental. O Pilates não é só indicado para todas as idades, como também se tornou quase uma obrigação para grupos de idosos e gestantes que desejam manter a saúde em dia. Segundo a revista “Guia de Pilates” – editora Online, publicação do IBC – Instituto Brasileiro de Cultura Ltda. São Paulo–SP, o Pilates também pode ser praticado por crianças a partir de 07 anos de idade, promovendo o ganho de força muscular, alongamento, alinhamento, correção e percepção postural, coordenação motora e ainda tem o poder, inclusive, de controlar a hiperatividade. Inúmeros são os exercícios, e os equipamentos apresentam movimentos e graduações que podem ser adequados de acordo com o nível de cada aluno e suas limitações.
       A portuguesa Maria Aguiar Mendes Larsen, professora de Pilates, escreveu o seguinte: “Pilates é uma paixão: controle, equilíbrio e graciosidade de movimento, são qualidades, aliadas a uma forte componente corretiva do corpo, que o torna mais alinhado, equilibrado, forte, flexível e bonito.” Maria Aguiar é sócia-fundadora da Pilates Alliance Portugal.
       A fisioteraupeuta Juliana Medina, instrutora de Pilates, diz: “um dos princípios desse método é o centro que consiste na ativação do “Power House” (centro de força), de onde partem toda a centralização e a estabilidade para realizar os exercícios, presentes em todos os movimentos do Pilates. A ativação do “Power house” potencializa a prática, evita lesões e protege a coluna”.
      Fernanda Medeiros Morozini, graduada em Fisioterapia e especialista em Fisiologia, acrescenta que todos os exercícios do Pilates devem ser obrigatoriamente realizados com o tipo correto de respiração, o qual se concentra no fechamento das costelas, na contração abdominal (umbigo para dentro) e na contração da musculatura de assoalho pélvico. Isso requer prática, mas é um elemento indispensável do método.
Entretanto, vale ressaltar que a segurança e os resultados do Pilates são melhores quando contamos com Stúdios bem equipados e com o auxílio e supervisão de profissionais capacitados. A cada dia, ele é conhecido por mais e mais gente conquistando novos praticantes e admiradores.

       Enfim, não é a toa que o Pilates virou uma febre nacional, pois promove saúde no corpo e na mente; daí a frase: “Corpo são, mente sã”.

11 de março de 2014

Potiguar gerencia projeto de escolinha de futebol para crianças da periferia de cidade paulista




            O potiguar Roberto Miguel de Azevedo, 54 anos, que mora em Rio Claro, no interior paulista, participa de um projeto digno de pessoas comprometidas com o social, e merece ser compartilhado em público. Roberto é um dos fundadores da Escola de Futebol “Esperança Futebol Clube”, uma ONG que atende crianças e adolescentes entre 10 a 17 anos de idade, moradores da periferia da cidade, especialmente do bairro Cervezão, incentivando e inserindo as crianças na atividade esportiva.
              Fundado em 2011, Roberto Miguel é o vice-diretor do projeto da escolinha de futebol, que surgiu por conta de uma bola emprestada. “As crianças pediram uma bola ao filho de minha funcionária para brincar e com isso surgiu a ideia do projeto da escolinha”, revela, ressaltando que depois comprou uma bola e doou para quatro crianças. “A turma foi crescendo e o esposo de minha funcionária começou a treinar o time, que hoje já conta com cerca de setenta crianças”, afirma. Roberto é quem patrocina a escolinha e distribui chuteiras, uniformes, lanches e diz que todas as crianças estudam regularmente. “São filhos, na maioria, de presidiários, ex-presidiários e agora estamos contando com a ajuda voluntária de um professor aposentado, graduado em Educação Física,  que ministra palestras para as crianças”.     
                 O projeto, informa o potiguar, vem se destacando também na conquista de título. O time Esperança F.C. ganhou, recentemente, o Campeonato Dente de Leite, categoria Sub13, Série Prata, realizado neste semestre. Os treinos são praticados em um campo cedido. “Futuramente, precisamos de apoio para a construção de uma sede própria”, diz, com a perspectiva de ampliar as atividades para outros esportes, como basquete e futsal.


A diretoria do projeto: presidente, Sônia Aparecida Justino da Silva; vice-presidente, Roberto Miguel de Azevedo; secretário e responsável por mídias sociais, David Callegari; Relações Públicas, Graziela Justino da Silva Callegari; e treinador/técnico, Aélito Lopes da Silva.

O projeto tem uma página no Facebook, no endereço:
www.facebook.com/EscoladeFutebolEsperancaFutebolClube.

Férias no RN

            Em viagem de férias, Roberto esteve em Caicó acompanhado do filho Roberto Oliveira de Medeiros, 21 anos, retornando no início deste de 2014, após as festas de fim de ano e de visitar seus amigos e parentes. Para os conterrâneos de sua época, que não estejam se lembrando, Roberto nasceu em Barra de Santana, município de Jucurutu, e seus pais já são falecidos: Manoel Miguel de Azevedo, conhecido em Caicó como “Badé”, e sua mãe Rosa Maria de Medeiros, de São João do Sabugi, e tem sete irmãos vivos. Ele revela que seu pai Manoel chegou em Barra de Santana para o início da construção da Barragem de Oiticicas, na década de cinquenta, época de seu nascimento. “Esta mesma barragem que agora estão trabalhando e aproveito para visitar as obras”, disse.
          Ele revela, ainda, que saiu da casa de seus pais muito jovem, ao completar 18 anos, primeiramente para Goiás onde morou em Santa Helena e na capital, viajando posteriormente para outros estados, entre os quais São Paulo, onde na capital paulista conheceu uma mineira de Governador Valadares, casando-se, e de cuja união tem dois filhos. “Minha filha Michelle Oliveira tem 26 anos, é formada em Ciências Contábeis e me ajuda nos negócios”, observa. O seridoense é empresário do ramo de alimentação, dono de restaurantes em Rio Claro.
Roberto Miguel de Azevedo mora em Rio Claro, interior de SP, é vice-diretor da Escola de Futebol Esperança F. C. que atende crianças e adolescentes da periferia 

Jornalista João Bosco de Araújo [boscoaraujo@assessorn.com]

Nas fotos, o potiguar Roberto está de óculos, à direita.