5 de maio de 2014

Pilates – Forte Aliado da Saúde



                                                                 Salete Pimenta

          Pilates, este método de exercícios, ou seja, esta técnica de condicionamento físico foi criada na década de 20 pelo alemão Joseph Hubertus Pilates. Pilates nasceu no século 19 e morreu no século 20, no ano de 1967. No período da Primeira Guerra Mundial em 1914, ele foi exilado e mandado para uma ilha inglesa, onde trabalhou num hospital com exilados e mutilados. Nesse hospital, para atender as necessidades dos pacientes, ele iniciou o uso de molas no tratamento médico, o que seria a base para mais tarde o ajudar no desenvolvimento de um sistema de exercícios e equipamentos. Em 1923, Pilates mudou-se para Nova York e com sua experiência e resultados positivos nos pacientes, desenvolvendo esse sistema de exercícios, abriu seu primeiro Studio de Pilates. É importante ressaltar que o Método Pilates não se centrava em exercícios padronizados; tinha um cunho irrefutável de individualidade, alterando radicalmente os planos comuns de exercícios perante determinado indivíduo
         O método chegou ao Brasil através de Alice Becker Denovaro, primeira brasileira a se certificar para instrução técnica desse método, criando em 1991 o primeiro Studio brasileiro de Pilates. Professora do “Balé Teatro Castro Alves” introduziu o Pilates na área clínica em Salvador-BA, através do Ambulatório de Dor do Hospital das Clínicas - HUPES – UFBA.
         A partir daí, o Pilates expandiu-se pelo país, mas só em 1999 é que surgiu o primeiro fabricante de equipamentos de Pilates, a “Physio Pilates”, com sede em Salvador-BA. Esse método vem ao longo de todo esse tempo, por ser um exercício de equilíbrio, tonificação e alongamento, melhorando consideravelmente a capacidade de locomoção e a capacidade respiratória, recuperando a disposição de quem o pratica, aprimorando a coordenação muscular e o equilíbrio corporal, aumentando também a resistência física e mental. O Pilates não é só indicado para todas as idades, como também se tornou quase uma obrigação para grupos de idosos e gestantes que desejam manter a saúde em dia. Segundo a revista “Guia de Pilates” – editora Online, publicação do IBC – Instituto Brasileiro de Cultura Ltda. São Paulo–SP, o Pilates também pode ser praticado por crianças a partir de 07 anos de idade, promovendo o ganho de força muscular, alongamento, alinhamento, correção e percepção postural, coordenação motora e ainda tem o poder, inclusive, de controlar a hiperatividade. Inúmeros são os exercícios, e os equipamentos apresentam movimentos e graduações que podem ser adequados de acordo com o nível de cada aluno e suas limitações.
       A portuguesa Maria Aguiar Mendes Larsen, professora de Pilates, escreveu o seguinte: “Pilates é uma paixão: controle, equilíbrio e graciosidade de movimento, são qualidades, aliadas a uma forte componente corretiva do corpo, que o torna mais alinhado, equilibrado, forte, flexível e bonito.” Maria Aguiar é sócia-fundadora da Pilates Alliance Portugal.
       A fisioteraupeuta Juliana Medina, instrutora de Pilates, diz: “um dos princípios desse método é o centro que consiste na ativação do “Power House” (centro de força), de onde partem toda a centralização e a estabilidade para realizar os exercícios, presentes em todos os movimentos do Pilates. A ativação do “Power house” potencializa a prática, evita lesões e protege a coluna”.
      Fernanda Medeiros Morozini, graduada em Fisioterapia e especialista em Fisiologia, acrescenta que todos os exercícios do Pilates devem ser obrigatoriamente realizados com o tipo correto de respiração, o qual se concentra no fechamento das costelas, na contração abdominal (umbigo para dentro) e na contração da musculatura de assoalho pélvico. Isso requer prática, mas é um elemento indispensável do método.
Entretanto, vale ressaltar que a segurança e os resultados do Pilates são melhores quando contamos com Stúdios bem equipados e com o auxílio e supervisão de profissionais capacitados. A cada dia, ele é conhecido por mais e mais gente conquistando novos praticantes e admiradores.

       Enfim, não é a toa que o Pilates virou uma febre nacional, pois promove saúde no corpo e na mente; daí a frase: “Corpo são, mente sã”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário