Delmiro Rocha
O Folclore é uma palavra de origem
inglesa, que significa: folk – o
povo e lore – conhecimentos. Sendo
portanto, um conjunto de conhecimentos costumes, traços culturais, de épocas
passadas que sobrevivem mesmo depois de haver desaparecido quase que
completamente, o seu complexo cultural no qual emergiriam. Entreas
manifestações mais marcantes do folclore geralmente em todo o País, encontramos
“o bumba-meu-boi”, os “reisados”, “a capoeira”, e a literatura de cordel.
O folclore como disciplina, da
etnologia, foi criado em meados de 1846, pelo inglês William Thoms. Essa
palavra folclore por não possuir equivalente em nosso idioma, foi feito uma
adaptação, que se assemelhasse mais ao seu verdadeiro conteúdo lógico.
FATOS FOLCLÓRICOS
Os fatos folclóricos são geralmente
classificados em seis grupos bastante distintos e que poderão ser divididos em
grupos: 1-Folclore poético: chamado
de formas do cancioneiro popular, romanceiro, refranceiro, e também advinhas; 2-Folclore narrativo: sendo encontrados
nos Autos, lendas, contos, e os famosos casos; 3-Folclore mágico: são as mágicas propriamente ditas, como a
religião, animismo, totemismo, fetichismo, tebusismo e crenças; 4-Folclore social: são as músicas,
danças, festas, trajes e familiares; 5- Folclore
linguístico; 6 - Folclore ergológico:
manifestado em forma de cerâmicas, alimentação, cestarias, ouriversária,
rendas, bordados, tecidos, habitação, imagens e transportes.
Os estudos do folclore regional são
feitos sobre áreas geográficas definidas com a utilização e conceituação
elaborada pelo folclore geral. O folclore é uma das mais valiosas manifestações
da criatividade do brasileiro. É consequência de uma mistura de três raças tão
diversas (o negro, o europeu e o índio brasileiro), daí se vê o quanto o nosso
folclore e tão rico e valioso e também variado. Em cada região existe o seu
próprio folclore, como manifestação folclórica que se praticam no país inteiro.
MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS
Entre as manifestações folclóricas
mais conhecidas do povo,criadas com a intenção de preservar o que tem de mais
bonito existente na cultura popular como por exemplo: 1-Manifestações folclóricas infantis- são as canções de ninar, que
eram cantadas originariamente, pelas velhas e fiéis Mães-pretas dos engenhos
para adormecer as crianças das sinhazinhas. Nos livros de Monteiro Lobato, “O
Sitio do Picapau Amarelo” encontramos um exemplo bem marcante com Tia Nastácia,
a contar e a cantar músicas e estórias para Pedrinho, Emília e Narizinho; todos
nós tivemos dessas Mães-pretas que nos seus colos quentes nos cantaram canções
de ninar.
2-
Manifestações em formade Brinquedos - entre os brinquedos encontramos, “as
cirandas”, “Atirei o Pau no Gato”, “Dona Canja”, “jogo de gude e de bilocas”,
etc; Manifestações de crendices: são
as “Mulas sem Cabeça” (RS), caipora, saci-pererê, lobisomem, e outros mais; Manifestações em forma de Autos: são os
maracatus (PE), cheganças (RN), cavalhadas, congadas, batuques, bumba-meu-boi,
marujadas, ararunas, moçambiques, e carurus (AL); Manifestações em forma de cortejos- são os Reisados, a festa do
Divino, folias de Reis, escolas de sambas, futebol: Manifestações em formade festa: estão enquadrados como festas, o
carnaval, o Natal (dias 24/25 de dezembro), Festas de Santos Reis (seis de
janeiro), São João e São Pedro (junho), e também o Santo Antônio; Manifestações de artes e técnicas-
estão as cerâmicas, cestarias, rendas, artesanatos; Manifestações de Usos e Costumes: caça e pesca, habitação,
vestimentas, alimentação (negros), medicina popular, as famosas “meisinhas”; Manifestações de Mutirões- quando no
preparo da terra e na colheita; Manifestações
na linguagem popular- estão as mímicas, apelidos, anedotas e desafios,
trava-línguas, etc.
FUGURAS FOLCLÓRICAS
Entre as figuras folclóricas mais
conhecidas no contexto cultural popular, encontramos, o Saci Pererê - era uma
figura de um negro de uma perna só, com um gorro vermelho na cabeça, que vivia
na mata assustando a todos os passantes. O personagem foi fartamente explorado
nos livros de Monteiro Lobato, no Sitio do Picapau Amarelo. Outro personagem do
folclore brasileiro regional; o caipora, um indiozinho que tinha os pés pra
trás e que dava um grito agudo que provocava loucura aos que ouviam; O
lobisomem - um homem que nas noites de lua cheia, ou nas noites de
sextas-feiras se transformava em um lobisomem e passava a assustar os
passantes; Iara - era uma mulher, metade mulher e metade peixe, que surgia nas
águas do mar a encantar os homens navegantes. Boi bumbá ou Bumba-meu-boi - são
pessoas vestidas de “boi bumbá”, todo colorido e ao som de músicas populares na
época dos Reis Magos e do Natal, e outros personagens chamados de Pai Mateus
cavalo-marinho, caipora, a burrinha e o Padre; Negrinho do Pastoreio - é uma
personagem do folclore gaúcho, que fora um negrinho que trabalhava em uma
fazenda de um homem malvado, e que vivia a fazer traições com o mesmo, como
aquela que ele é obrigado a ir procurar um cavalo perdido na fazenda e como não
o encontrou foi açoitado e lançado em um formigueiro,
No outro dia, foi encontrado ao lado
da Virgem Maria todo iluminado, daí passando a ser acreditado pelos gaúchos
como uma crendice popular.
OUTRAS MANIFESTAÇÕES
O frevo pernambucano que encantou a Mário
de Andrade, devido a sal “leveza” e é dançado por pessoas portando sombrinhas
no Carnaval de Pernambuco. Existem canções muitíssimo bonitas que já entraram
para o folclore nordestino. Encontramos compositores famosos com Capiba e
tantos outros.
“Pernambuco tem uma dança
Que nenhuma terra tem,
Quando a gente entra na dança,
Não se lembra de ninguém,
“Quem entra no frevo,
Não Dança,
Ferve ou freve....”
Outra manifestação encontrada nas
cidade brasileiras, mais notadamente nas do interior dos Estados, estão as
trava-línguas”, que é para ser dita bem ligeiro, no sentido de fazer com que o
elemento que está dizendo se perder e passar a dizer outra coisa, completamente
diferente e provocar risos nos outros...
“Olha o sapo dentro do saco,
O saco com o sapo dentro,
O sapo batendo papo,
E o papo soltando vento...”
Como adivinhações encontramos muitas,
em sua maioria bastante conhecida de todos os brasileiros da Capital ou mesmo
das cidade do interior doestado, como as que consegui enumerar:
1-Cintura fina
Perna alongada
Toca corneta
E leva
bofetadas.
Resposta: o
pernilongo.
“O que é que enche uma casa e não
enche a mão?”
Resposta: o botão
Existem também os Provérbios ou os
adágios populares e as anedotas, muitíssimo populares, e que enriquecem o nosso
folclore regional, feito pelo povo rude, e é lidopor aquele mesmo povo, que em
redor dos que sabem ler, são capazes de decorar todos os versinhos. Entre os
selecionados encontramos:
1-
Água
mole em pedra dura, tanto bate quanto fura.
2-
Quem
planta, e cria só tem alegrias
3-
Deus
escreve certo com linhas tortas.
4-
Quem
canta seus males espanta...”
O seu
Rosa, desejacafé sempinga ou com pinga?
Sem
café, minha senhora”.
O meu
pai se chamade Caco
Minha
Mãe de Caca Maria,
No
meio de tanto caco,
Só fio
de cacaria...”
Literatura de Cordel, é uma manifestação folclórica, muito
popular, feita pelo povo para ser consumida pelo povo. É escrita de maneira
rude, sem obedecer a regras dos “letrados”, que se fazem literatos de cordéis, atendem
a cultura popular do brasileiro. ALiteratura de Cordel, só é autêntica, s e for
escrita pelo sertanejo, e não pelos letrados de outros estados do sul do Brasil.
Pois, lhe falta
autenticidade: o ambiente, o sertanejo, o repente, a improvisação, enfim tudo
aquilo que possa inspirar os literatos de cordéis, autênticos.
No nosso Estado, o folclore
é defendido por pessoas que são encontradas no contexto cultural folclórico,
como Veríssimo de Melo, Deífilo Gurgel e Luís da Câmara Cascudo...
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