1 de setembro de 2014

Importância cultural de Adrovando Claro



  
      Adrovando Claro nasceu em Natal(RN), Brasil, na data de 23/07/1964; é desenhista ilustrador, professor de Arte e repórter-fotográfico da Assessoria de Imprensa da rede municipal de educação da capital potiguar.
Começou a produzir desenhos (principalmente histórias em quadrinhos) para apostilas de um curso de línguas em Parnamirim(RN), em 1983. No mesmo ano, ingressou no Atelier do NAC(UFRN) e no Atelier Central (SEC/RN), e participando do grupo de desenhistas que produziam  a revista em quadrinhos Maturi (GRUPEHQ). Foi um dos fundadores e participantes das mostras da Associação dos Artistas Plásticos Profissionais do Rio Grande do Norte.
     Em 1984, foi aprovado no curso de Educação Artística da UFRN, participando de várias exposições de arte, além de torna-se monitor de cursos de histórias em quadrinhos no Núcleo de Arte e Cultura(NAC), através das bolsas da Fundação Ford. No período, tomou parte do movimento de arte “Papel & Tela”, formado por desenhistas e pintores com duração de três mostras anuais.
     Em 1986, através dos trabalhos publicados na revista Maturi, iniciou um intercâmbio com editoras, surgindo oportunidade de desenhar para diversas publicações do centro-sul. Quadrinhos de humor e principalmente o “boom” dos eróticos(desenhos mais negociados), terror e outros temas, foram comercializados e publicados em revistas com circulação nacional das editoras Maciota(SP), Ninja(SP), Ondas(SP), Nova Sampa(SP), Confronto(SP), New Wave(SP), D-Arte(SP) e Globo(RJ). Em 1990, através de um agente de quadrinhos da Bélgica, publicou quadrinhos eróticos na França e Holanda. Em 1994 e 1995, publicou o mesmo gênero na Eros Comix(EUA). Nesta época, produziu o vídeo “20 anos de Quadrinhos Potiguares” em parceiria com o desenhista e roteirista João Antonio, para exibição exclusiva na I Bienal Internacional de Quadrinhos do Rio de Janeiro(RJ). No evento, participou de mostra ecológica com a hq “Terrestres” a partir do roteiro de Luiz Aguiar.
      A partir de 1991, concluiu o curso de artes na UFRN e entrou na área de fotografia, colaborando com o jornal Gazeta de Macau(RN), que ajudou a fundar, tornando-se repórter-fotográfico três anos depois. Criou o jornal de fotografia O Foco com o jornalista Fernando Pereira e o repórter fotográfico Canindé Soares, que circulou impresso de julho de 1992 a janeiro de 1997. Atualmente, é uma edição online na internet. Com a fotografia participou de várias exposições e articulou a oficina de fotografia do Sesc/RN em 1994, que se transformou num curso anual.
      Em 1999, recebeu uma menção honrosa no II Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba(SP), Primeiro Lugar no concurso “Um olhar sobre a gente de Natal”(fotos publicadas) em comemoração aos 400 anos de Natal(RN) e o Terceiro Lugar no II Prêmio Euzébio Rocha do Sindpetro/RN. Em 2000, participou do projeto “Redescobrindo o Brasil” da Ong TerrAmar, produzindo fotos em Salvador(BA), Recife(PE), Olinda(PE), Baía da Traição(PB) e Natal(RN) para o livro de mesmo título, em comemoração aos 500 anos do Brasil, incluindo uma mostra fotográfica. Em 2002, realizou as fotos do livro “Um olhar sobre o CEDUC”, e as revistas potiguares da Rede Andi (A Criança e o adolescente na mídia potiguar-2002; Jovens na construção do futuro, no presente-2003; A criança e o adolescente na mídia potiguar –2004) organizadas pela Terramar. Tem livros de fotografia publicados na www.lulu.com/adrovando .
      Produziu e dirigiu alguns vídeos independentes com os temas: “O artesão da luz” e “Paparazzo”(fotografia); “25 anos do Grupo de Pesquisa e História em Quadrinhos” e “Gibiteca potiguar”(quadrinhos); “Corrida de jegue” e “Redescobrindo o Brasil”(cultura).
      Também representa a Associação dos Cartunistas do Brasil (secção RN), foi jurado do Salão de Humor de Natal(1999). Faz consultoria fotográfica dos sites Aphoto ( www.aphoto.art.br ) e “O Foco”(http://ofoco.tripod.com ). Toma parte ainda da diretoria atual da Associação Potiguar de Fotografia. Faz parte da monitoria do curso de fotografia do Sesc-RN desde 1994. É fundador do banco de imagem Cajupiranga ( http://cajupiranga.tripod.com ), um arquivo fotográfico com fotos de Natal e do Rio Grande do Norte e da Prisma ( http://prismaoficinadefoto.tripod.com ), uma escola de consultoria virtual de fotografia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário