13 de novembro de 2018

ADEN promove corrida no Bairro




Agência Para o Desenvolvimento de Natal - ADEN, que tem como Diretor Geral José Wili Faustino da Silva, promove no dia 17 de novembro deste ano a 2.ª Corrida do Bairro do Planalto, edição novembro azul, em prol das crianças com Microcefalia.  A concentração será na Feira do Bairro e o início da competição está marcado para as 15 horas.  O percurso é de 5 a 9 km, com premiações de troféus para o primeiro, segundo e terceiro colocados.  Estão sendo inscritos pessoas de ambos os sexo e o evento é dividido em quatro faixas etárias, 18 a 29 - 30 a 39- 40 a 49 – 50 a 60 anos acima.
          O projeto da ADEN busca uma maior participação dos moradores do bairro Planalto e teve seu início em 21 de junho 2013. O objetivo é promover a prática esportiva através das estruturas existentes, ajudando na construção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida da comunidade.  Tem outros programas como: Escola de Futebol de Campo, categorias, Mirim e Infantil-Juvenil, com atletas de 09 a 16 anos, que atende 30 crianças/adolescentes.
Tem também como missão o desenvolvimento econômico e social do bairro Planalto e o combate à pobreza. Conta com programas desenvolvidos na área social, saúde, educação, esporte, formação profissional e segurança alimentar. Atua com assistência à maternidade, infância, adolescência, família, portadores de necessidades especiais e a terceira idade. É uma organização que  distribui projetos que colaboram para o desenvolvimento integral do indivíduo, os tornando agentes de transformação social.
ADEN foi fundada em 2013, no bairro Planalto. O primeiro projeto se deu com a Escolinha de Futebol: ”Desafiando Gigantes”, participando  60 crianças e adolescentes. Funcionando aos sábados das 7 às 9h, e 30 alunos, dividido em duas turmas. Uma formada com crianças de 7 a 10 anos, e outra de 11 a 14 anos. O projeto atende jovens do Lenigrado, localidade com maior índice de criminalidade do bairro. São feitos com estes adolescentes um trabalho muito saudável, com participação em campeonato promovido pela Secretária de Esporte do Estado do Rio Grande do Norte.
Todos estes programas contribuem socialmente com o desenvolvimento de vários públicos na localidade. Em 2015 iniciou-se um projeto em parceria, com a Igreja Evangélica Assembléia de Deus, que tinha por denominação: AMAR – Assembleianos Mirins em Ação de Resgate, voltado para o publico infantil. Permitia às crianças de 7 a 12 anos, práticas de ordem unida, valorização do patriotismo, exercício da cidadania, através do ensino da Bíblia Sagrada.
No mês de maio do ano de 2017 foi iniciado, o projeto de Zumba com as mulheres no bairro Planalto. No inicio eram 10 mulheres e no mês seguinte, o projeto já contava com a participação de 50. Com aulas de danças, que ocorrem duas vezes por semana, no período da noite. Inicialmente o projeto era realizado na quadra de uma escola. Atualmente funciona na sede da associação do bairro Planalto.
         A Pedalada pela PAZ foi iniciada pela primeira vez no dia 21 de março de 2016. O objetivo do evento, além de despertar a comunidade local pelo sossego, também busca florescer o sentimento pelo esporte nos moradores da comunidade. A interação entre pais e filhos, buscando a melhor qualidade de vida no bairro, desassistido pelo poder público.
No ano de 2017 foi realizado um curso de corte de cabelo em parceria com a Agência de Educação para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte – ADERN. O curso iniciou com cinqüenta participantes de ambos os sexos, os quais tiveram uma formação de 60h, em corte de cabelo e escova. Ao final do curso houve o recebimento de certificados de 41 alunos.
    Na primeira corrida no bairro Planalto, no ano passado, Agencia contou também com apresentações de Zumba; capoeira; bandas musicais; barraca de massagem, e um espaço kids, o qual contava com: pula-a-pula, distribuição de algodão doce, sucos, e kits fruta. Tudo distribuído gratuitamente e aberto ao público. Além disso, os 140 inscritos na corrida tinham direito a camisa e a premiações.
       Wile da ADEN diz que muitos outros projetos foram desenvolvidos ao longo desses cinco anos de atuação. “É válido acrescentar que todas as atividades foram desenvolvidas com muito esforço. E para podermos continuar ofertando trabalhos no bairro do Planalto é de grande valia o recebimento de apoio e patrocínio para esses eventos.” Conclui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário