27 de abril de 2017

Teatro Rino Dantas: Lugar de resistência!!

                                                                                                 Teatro Rino Dantas

Luciano Capistrano
Professor: Escola Estadual Myriam Coeli
Historiador: Semurb/Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte


Brincante

Imaginação crias, recrias
Encena
Outros, não “eus”
Encantamento
Leituras, releituras
Em palcos giratórios
Pulsar de vidas!
(Luciano Capistrano)

            A avenida Centenário da Abolição, em Cidade Praia, bairro de Lagoa Azul, encontra-se um teatro, o TEATRO RINO DANTAS. Um lugar de cultura que resiste igual ao sertanejo em tempos de seca, assim, é, este espaço dedicado as artes cenicas localizado na Zona Norte de Natal. Erguido pelo ator potiguar Rino Dantas, o local guarda as marcas das lutas hercules de quem vivendo da arte dos palcos sonha em ter seu teatro, e, escolhe um lugar improvavel para alguns, uma região "longe" do centro da cidade de Natal.
            Uma avenida ainda a esperar o asfalto, em areial abre-se as cortinas, o espetáculo não pode parar.
            Dia 15 de dezembro de 2016, as cortinas se abriram para a encenação de RIO MORTO, texto e direção de Jorge Borges. Uma narrativa sobre os ribeirinhos, homnes e mulheres sobrevivente dos rios. Sinopse: Duas lavadeiras e dois pescadores denunciam a morte dos rios, dos quais tiravam seus sustentos. Colocam ainda em questão, a omissão e o descaso dos poderes públicos, pela falta de políticas ambientais. Todo espetáculo acontece nas margens do rio, tendo como cenário a degradação e a visível situação de poluição pela qual o mesmo passa.
            Com O Rio Morto, Rino Dantas, além de reencontrar em cena com seu velho amigo de palco Jorge Borges, ainda diz em bom e alto tom: o Teatro Rino Dantas, ainda pulsa.
            Uma história do teatro potiguar tem que incluir sim, Rino Dantas, como o "fazedor" de sonhos.
            Em 1993, Rino Dantas inicia sua morada em Cidade Praia, com uma experiência de mais de 40 anos de teatro, já viveu o nucleo de artes da TVU, professor de artes cenicas, atuou na FEBEM/FUNDAC,e, em escolas particulares e publicas de Natal e interior. O teatro, então, é resultado de seu trabalho nos palcos, assim, adquiriu o terreno e construiu o espaço, nada fácil, além do material de construção, a mão de obra, ainda tinha as enchentes, constantes nessa região. Venceu, o sonho foi erguido!
            Amigo velho, ao me referir ao Teatro Rino Dantas, localizado em Cidade Praia, faço um convite a reflexão, pois acredito, ser a cultura um caminho importante na construção da cidadania, ter em uma area carente da cidade um lugar para as artes, deve ser algo de orgulho de toda a comunidade, assim, o Poder Publico, o Lesgislativo Municipal e o Executivo, deveriam criar as condições necessárias para que projetos como este pudessem ser abrigo para a juventude, antes, que o abrigo do tráfico acolham nossos jovens.
            Teatro Rino Dantas: Lugar de resistência!! Eis um exemplo a ser ecoado nas midias sociais, nos canais televisivos. Nas periferias não existe apenas "sangrias", existe gente do bem fazendo o bem!



                                                                             Encenação da Peça Rio Morto

Nenhum comentário:

Postar um comentário