4 de março de 2015

A arte de Ângela Felipe

                                
                               Ângela Felipe


(leitura a partir do folder)
                                                                                                                      Anchieta Fernandes
            
             Entre 22 de junho a 18 de julho de 2012, na Pinacoteca Potiguar, esteve aberta à visitação pública uma inusitada exposição. Comohá dois anos atrás não tive tempo de me deter melhor na qualidade desta exposição, mostrando o seu valor, o faço agora neste suplemento, após rever por acaso o folder da referida exposição, com trabalhos fotográficos por Flora Maia. Denominada “o sagrado feminino”, a exposição reuniu no mesmo espaço a obra pictórica de Ângela Felipe e a obra poética de Mary Ibanhes. Interessante é que os poemas de Mary (como bem o observou Paulo Nolasco em texto no folder) são “signos de imagens plástico-visuais”.
               E a arte de Ângela Felipe, como podemos lê-la? É só deixar a sensibilidade do olhar captador viajar através de curvas e cores (com predomínio do vermelho e suas gradações – laranja, amarelo queimado, róseo), nuances e fragmentos de movimentos. A junção das palavras e das formas pintadas em uma mesma exposição é assim deduzida no texto de Xico Bezerra no folder: “Quando me deparo com a obra de Ângela, belas mulheres num juntado de cor acompanhadas de um misticismo delicado que se espalha ao redor, percebo a existência de poemas com rimas de cor brotadas de pincéis que matizam versos, como se fossem todos eles oriundos de uma aquarela colorida (...)”.
Aba-Puru suavizado
                Como uma projeção multiplicada do “Aba-Puru” tarsiliano, sem a mesma intencionalidade antropofágica, as telas de Ângela Felipe suavizam a agressividade do cacto no “Aba-Puru”,entendível no entanto a referida agressividade do “Aba-Puru” por ser o quadro de Tarsila um símbolo de um movimento (o modernismo de 22), que agrediu as formas tradicionais da arte. Já a arte de Ângela Felipe é a depuração dessa agressividade modulada para o caminho da visão transfiguradora, onde as cabeças umas são sem olhos, e outras tem os olhos fechados como que na contemplação da paisagem interior.
                  Paisagem esta que comporta igualmente objetos que introduzem no circunstancial a satisfação de ver fora a gratuidade da oferta dos elementos da natureza: flores (v. as telas “Rosa do Deserto”, “Rosa Serenada”, “Dorme a Flora”, “Mulheres e Girassóis” e “Magia”), algodão (v. as telas “Colhendo Algodão” e “Colheita Compartilhada”), aves (v. as telas “Somos Um” e “Renascença”) e a simultaneidade de interioridade e exterioridade na alegria (talvez “o sagrado feminino” também)de assumir a vocação do corpo da mulher em trabalhar para gerar a vida (v. a tela “Amor”, onde a barriga da grávida dispõe ao olhar receptivo do observador um verde atenuado, na perspectiva de um fruto/futuro esperançado).
Instrumentos musicais e o corpo feminino
                 O toque, a pincelada de Ângela Felipe não ilude em sua motivação estética. O sonho traduzido em formas, cores e gestos inusitados, é o antídoto que possibilita suportar a falácia do conviver humano. Aderindo à referencialidade dos instrumentos musicais, está não apenas reforçando a sensibilidade de “poemas com rimas de cor brotadas de pincéis”, como interpretou Xico Bezerra, mas vendo a rima, que é pura música vocabular, como um dos prazeres femininos, religião e prazer em uma espécie de focos barrocos, numa versatilidade de pesquisa quase surrealista.
               Aliás, se fôssemos procurar uma escola estética a que poderia se filiar a arte de Ângela Felipe, encontrar-se-ia pelo menos três: o surrealismo temático (exemplificável na tela “Rosa dos Ventos”, onde à figura humana se associam asas – de anjos? de pássaros? de borboletas? – eternos símbolos do eterno feminino que protege, que liberta, e que põe as cores nas almas), o cubismo geometrisante (v. a tela “Travessia”)e o modernismo brasileiro (intuído a partir da tela “Aba-Puru”, de Tarsila do Amaral). Mas, sem querer eu dizer que é influência direta, pois Ângela tem seu próprio estilo.
               A arte dela é como a de outros pintores ao longo da história da arte, que são listáveis na linhagem do fantástico, iniciada pelos holandeses Jerônimo Bosch e PieterBruegel, e seguida pelo italiano Giuseppe Arcimboldo, o belga René Magritte, o espanhol Juan Miró, o alemão Marx Ernst, o francês Francis Picabia, o russo Marc Chagal, o suíço Henry Fuselli e até o brasileiro Bernardo Cid. Mas as figuras de Ângela não são quase sempre participantes de grupos, de coletividade (v. Bosch e Bruegel). Com algumas exceções de outras, é o sonho artístico e o sentimento-vida de uma mulher.
               V. por exemplo o emocionante e transfigurativo retrato da tocadora de viola sul-matogrossense Helena Meireles, que aprendeu a tocar sozinha e escondida, em uma época em que a viola era um instrumento proibido às mulheres (v. a tela “A violeira”, onde o braço da viola se encurva num abraço amoroso, e beijando o rosto da genial instrumentista). Aliás, a presença dos instrumentos musicais de corda se repete em outras telas, expressando uma estesia da forma do corpo feminino (v. as telas “As Musicistas”, “Cumplicidade”, e “Safo – A Décima Musa”), que é a beleza maior a seduzir o carente olhar masculino.
              E o sagrado feminino da arte de Ângela Felipe tem nuances de perspectivas puramente originais. No já referido quadro “Safo – A Décima Musa”, a evocação do que, por vezes, é o mais bonito nas mulheres – longos cabelos, que aqui, na arte, se sobrepõem ao corpo do instrumento, exercitando na imagem o movimento do corpo feminino, no detalhe dos cabelos que esvoaçam, adensando a visualização do gesto de ternura de duas mulheres que se abraçam. A mesma ternura, agora de motivação religiosa, daquela que se crê cheia de poderes sobrenaturais, a “Benzedeira”, que, com ternura de mãe benze a menina.
Obra aberta
               Como toda arte contemporânea, o trabalho de Ângela Felipe também se enquadra na tese umbertoequiana da “obra aberta”. Afirmou o escritor alexandriense (de Alexandria, Itália): “Uma obra de arte, forma acabada e fechada em sua perfeição de organismo perfeitamente calibrado, é também aberta, isto é, passível de mil interpretações diferentes, sem que isto redunde em alteração de sua irreproduzível singularidade” * Então, o que diz Ângela, com sua arte, na tela “Duas Marias e Uma Madalena”? É preciso recorrer às definições dos elementos estéticos da arte contemporânea. Como atua. A arte verdadeira, profundamente sígnica.
                A arte nascida do sentimento profundo de beleza em seu resultado criativo. Uma arte inteligente, que não representa a forma humana com captação fácil fotográfica, e sim apresenta a forma da imagem interior, concretizada em ângulos inusitados, cobertos por cores e brilho de pinceladas compulsivas. É uma arte que não traz uma cena pronta. A tela pergunta ao observador que a olha. A tela “Duas Marias e Uma Madalena”pergunta: entre as três figuras onde estão as duas Marias e uma Madalena? Será que Madalena é a composta em verde? Ou as duas Marias são as figuras em verde e laranja, e Madalena é a figura em azul?
                Todas as três de mãos postas, cabelos eriçados, braços para o alto, elevando o contemplador da obra a uma altura acima da mediocridade geral, onde pontificam os preconceitos, a violência e a ignorância, esta últimasendo assumida como a condição (falsa  condição)para ser feliz. Mas o elevar-se acima da mediocridade geral é uma das interpretações da obrade Ângela Felipe. Uma obra que é também quase um prazer genético imediato, não tão acima do comum dos mortais. Dentro da possibilidade de abertura da obra de Ângela Felipe, poder-se-ia recepcionar outra visão de um detalhe figurativo: aquelas pequenas cabeças.
                 Traçadas por ela do jeito a remeterem a uma semelhança ao gene primordial, pois são como que gotas espermatozóicas nascendo sobre corpos femininos, para formarem o em-si do processo evolutivo biológico. Assim, Ângela Felipe conta a verdadeira História da espécie, melhor que qualquer historiador oficial. Mas existem, dentro do sentido de abertura da obra, as telas que se apresentam como puros enigmas a serem decifrados no plano da leitura abstrata. O que são, ou o que simbolizam as curvas em azul, vermelho, preto sobre fundo verde centralizado no branco da tela “Tríade”? São cajus multicoloridos? É o mistério da beleza na arte de Ângela Felipe.

·         NOTA: Citação de trecho do livro “Obra Aberta”, do escritor italiano Umberto Eco, em sua primeira edição brasileira, publicada em 1968 pela Editora Perspectiva S.A. Na coleção Debates, e em tradução por Giovanni Cutolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário