11 de março de 2015

A Importância da Leitura no Mundo Infantil




 Salete Pimenta Tavares
          
         Abril é um mês recheado de comemorações. Entre elas podemos citar: O dia 07, Dia Mundial da Saúde. Esse dia foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), talvez para lembrar a luta por melhores condições de vida. Dia 08, Dia mundial da Luta contra o Câncer, este mal que está tomando conta do mundo e até hoje não apareceu um remédio, uma vacina, ou qualquer outra coisa que venha pelo menos amenizar um pouco o sofrimento daqueles que estão lutando pela sua cura. 19, Dia do Índio; 22, Descobrimento do Brasil; 23, Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral; 27, Dia da Empregada Doméstica, Dia Mundial do Teatro e Dia do Engraxate; 28, dia da Educação, Dia do Cartão Postal e Dia da Sogra e dia 30, Dia Mundial da Mulher e do Ferroviário.
          Mas, hoje o destaque vai para o dia 18 de abril. Dia Nacional do Livro Infantil. Esse dia foi criado, não somente para ser comemorado, mas também para que haja uma reflexão sobre o assunto: como está sendo utilizado o livro, qual o trabalho dos Educadores realizado nas escolas com o livro, não só o livro didático, mas outros livros voltados para o interesse das crianças, qual o incentivo que está sendo dado a partir da leitura, etc. É necessário introduzir atividades variadas e até mesmo divertidas como ler receitas, instruções de jogos, descoberta de curiosidades, charadas, revistas em quadrinhos, notícias de jornais (muito embora estas quase estão desaparecendo, pois todas elas se encontram na Internet e para os usuários é mais fácil e mais cômodo lê-las), e muitas outras em que todos participem, não por obrigação, mas por um momento de prazer. 
            Tanto a escola como os pais devem incentivar as crianças para visitarem bibliotecas, livrarias, feira de livros, etc. É importante para os pais dedicarem um tempo diário para a leitura com as crianças, ou mesmo sozinhos, dando assim o exemplo, pois a tendência da criança é imitar os pais. A criança deve ser estimulada a ler livros, a contar a história do livro para a família ou para outras crianças, a criar o hábito de escrever, de trocar bilhetes, de escrever cartas, etc., pois só assimteremos adultos capazes de desenvolver corretamente a linguagem e a compreender melhor o que foi lido. E é através da leitura, pelo conhecer e refletir após, que temos condições de traçar um Projeto de Vida, estabelecendo objetivos almejados, o modo de agir e as etapas necessárias para a realização desse projeto.

         Professor Ivan Maia disse certa vez: “O uso da sabedoria leva você ao Império da Vida Plena”. Aristóteles afirmou: “Ler é essencial para o crescimento. Dá uma dimensão mais ampla a nossa vida.” E Benjamin Nunes Pereira também afirmou: “Quando você estuda ou lê, dá-se a capacidade de ler o mundo de maneira diferente.”Há poucos dias, recebí um e-mail, no qual constava a seguinte frase:“O mundo está deprimido e a indústria de entretenimento cresce nessas condições. A própria palavra entretenimentoindica o desejo de não parar. E a incapacidade de parar é uma forma de depressão.” Nós estamos vendo hoje uma geração se formando, concluindo período escolar sem saber ler e escrever. Essas crianças jamais conseguirão ler as sábias palavras de Monteiro Lobato, nem sequer saberão falar nomes de escritores. 
          E por falar em Monteiro Lobato, foi ele o autor do primeiro livro infantil denominado “A Menina do Narizinho Arrebitado”. Este livro editado no Natal de 1920, teve no ano seguinte uma edição de mais ou menos 50 mil exemplares e foi adotado pelo Governo de São Paulo, como livro de leitura obrigatória para o primeiro grau das escolas do Estado. (v.pesquisa Internet). É de Monteiro Lobato esta frase: “Um país se faz com homens e livros”. O livro é pois, o passaporte para o conhecimento. Outros livros de Monteiro Lobato vieram: “Saci Pererê”, O Marquês de Rabicó”, “História de Tia Nastácia” e muitos outros. Sua criação mais conhecida foi o “Sítio do Pica-Pau Amarelo”com seus personagens, “Emília”, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes, “Visconde de Sabugosa”, a sábia espiga de milho que tem atitude de adulto, “A Cuca”, que aterroriza a todos, “O Saci Pererê”, etc. Além de Monteiro Lobato, muitos outros autores existem, ou existiram escrevendo para crianças: Maria Clara Machado – “O Cavalinho Azul”, Ana Maria Machado, Charles Perrault – “O gato de Botas“, Ziraldo – “O menino maluquinho”, Maurício de Souza, o maior cartunista brasileiro voltado para o mundo infanto-juvenil, criador da famosa “Turma da Mônica”. 
         A potiguar Camila Cascudo Barreto, neta do mestre do Folclore Câmara Cascudo, e que em 1983 publicou seu livro de contos “O Reino das Joaninhas”. Outra que se destacou nesse ramo foi a autora Tatiana BelinK, com mais de 250 obras publicadas em verso e prosa. De sua vasta obra destacam-se: “Coral dos Bichos”, “Limeriques”, “O Grande Rabanete”, entre outras. Foi ela quem fez a primeira adaptação, para a Televisão, da série “O Sítio do Pica-Pau Amarelo” obra de Monteiro Lobato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário