Sérgio Gondim
Incluído em qualquer relação dos
melhores músicos potiguares, o violonista e compositor Sérgio Gondim Miranda de
Farias nasceu no Rio de Janeiro. Algumas semanas antes de embarcar para uma
longa temporada na França, ele conversou comigo, com o jornalista Roberto
Fontes e com o advogado Ronaldo Siqueira. O anfitrião, como não poderia deixar
de ser quando as entrevistas são realizadas em Natal, foi o Veleiros
Restaurante, de Ricardo Menezes. Durante pouco mais de uma hora, Sérgio Farias
traçou um resumo de sua trajetória. Falou sobre os irmãos músicos, as precoces
apresentações nos barzinhos de Natal, o retorno ao Rio para se aperfeiçoar no
violão, o festival de música da Rede Globo e sua primeira ida à França. Vamos
acompanhar o que Sérgio tem para contar. (robertohomem@gmail.com)
DE VOLTA AO VELHO CONTINENTE
ZONA SUL – Você não
nasceu no Rio Grande do Norte...
SÉRGIO – Nasci no
Rio de Janeiro. Meu pai, José Miranda de Farias, era militar da Marinha: vivia
viajando. A vida de militar era itinerante. Minha família morou em Belém,
Recife, Rio de Janeiro e em Natal. Mamãe era daqui de Natal. Somos sete irmãos.
Fui o único que nasci fora. Todos os outros são de Natal. Passei só dois anos e
pouco no Rio, não assimilei nada. De lá, meu pai fixou-se com a família em
Natal. Só voltei ao Rio já velho.
ZONA SUL – Quer
dizer que você não acompanhou a vida itinerante do seu pai.
SÉRGIO – Não.
Peguei o final, quase a aposentadoria dele. Meu pai era militar da parte
médica, era dentista. Sua participação nas Forças Armadas era mais leve. Nunca
senti papai militar, até porque ele deixava essa faceta na Marinha. Fora alguns
stress, ele não trazia para dentro de casa.
ZONA SUL – Sua mãe
tinha alguma ocupação?
SÉRGIO – Mamãe,
Guacyra Gondim Miranda de Farias, é uma heroína, como toda mãe. Além de ter
criado os sete filhos, quando completei uns sete anos ela voltou à faculdade.
Concluiu e passou a atuar como professora da Universidade Federal do Rio Grande
do Norte. Foi engraçado porque eu acompanhava, como criança, essa participação
científica dela. Os outros curtiram mais o lado dela de mãe. Na minha época ela
passava o dia todo na universidade, pesquisando.
ZONA SUL – Ela
pesquisava em qual área?
SÉRGIO –
Bioquímica. Começou a pesquisar nessa área numa época em que não havia nem
centro de pesquisa. Os equipamentos eram adaptados. Quando os pesquisadores de
São Paulo vinham a Natal, achavam surpreendente a maneira como os pesquisadores
daqui trabalhavam, sem aquele apoio tecnológico ao qual eles estavam
habituados. Hoje - graças a esse desbravamento feito por ela e por uma geração
de pesquisadores – a bioquímica de Natal é superequipada. Logicamente ainda não
é comparada a São Paulo ou ao Rio de Janeiro, mas já atingiu um nível
importante.
ZONA SUL – Seus
pais tinham alguma ligação com a música?
SÉRGIO – Tanto a
família da minha mãe como a do meu pai gostavam muito de música. Eu tinha menos
contato com a família do meu pai, que é de Pernambuco. Às vezes a gente passava
anos sem se ver, mas quando se reencontrava, parecia que tinha acabado de se
deixar. O pernambucano têm um espírito muito vivo e alegre. Não é a toa que o
frevo nasceu lá. Meu avô, Mário Henrique de Farias, gostava de cantar e de
dançar. Contam que ele saía de casa para dançar. Mas não era em clubes, como
hoje. Ele morava no interior, no distrito de Casinhas, em Surubim. Saía de
noite para cantar e dançar ciranda com as crianças, na rua. Nem precisava de
acompanhamento: era só o canto e as palmas. Quando a gente chegava em
Pernambuco, sempre tinha uma ciranda da família nas nossas reuniões.
ZONA SUL – E na
família da sua mãe?
SÉRGIO – Dois tios
gostavam muito de música e de boemia: Carlos Gondim, o filho, e Tota, o
Fernando Antônio. Dentro da minha casa também tinha música. Meu irmão mais
velho, Mário Henrique (as pessoas o conhecem pelo trabalho que fez na Banda
Anos 60), é um compositor fantástico. É impressionante a tranquilidade com a
qual ele toca bossa nova. Ele tem uma facilidade enorme de acompanhar.
ZONA SUL – Mário
Henrique foi a fonte através da qual você se inspirou para ingressar no caminho
da música?
SÉRGIO – Não sei.
De qualquer forma era uma facilidade muito grande ter, dentro de casa, uma
referência ótima de violão. No começo eu queria tocar como ele. Mas não havia
disputa, porque além de ele tocar muito mais do que eu, na verdade comecei
estudando bandolim. Por tocarmos instrumentos diferentes, ele geralmente me
acompanhava. Outro irmão, Carlos Gondim, também me acompanhou muito, tocando
violão.
ZONA SUL – Nas suas
brincadeiras de criança a música entrava de alguma maneira?
SÉRGIO – Dividi
muitas brincadeiras com meus primos. A família pra mim era uma coisa muito
legal. Tive muitos primos praticamente da mesma idade. Às vezes juntávamos uns
oito, todos na mesma sintonia. Naquela época a gente era mais solto, tudo era
mais natural. Sem jogos eletrônicos, o negócio era a criatividade. Brincávamos
de forte apache, de jogar bola ou outros jogos coletivos, como esconde-esconde,
31 alerta... Nunca esqueci certa ocasião quando, ao término das férias, comecei
a pensar que a volta às aulas significaria uma diminuição no ritmo daqueles
encontros. Eu tinha uns sete anos. Foi quando Elis Regina interpretou: “O
bêbado e o equilibrista”. Um mês depois de aquelas férias acabarem, bastava eu
escutar aquela música que eu caía no choro. A dose emocional era duplicada: o
fato das férias terem acabado e própria música, que de tão bonita mexia lá no
fundo. Quando a música acabava, eu repetia e chorava de novo. Apesar de naquela
época eu já escutar muita música, foi essa a primeira pancada musical que
recebi.
ZONA SUL – O que
você ouvia?
SÉRGIO – Carlinhos,
meu irmão, brincava dizendo: “Serginho, você gosta de escutar esse tipo de
música para agradar papai”. Senti uma empatia muito grande com algumas músicas
de compositores que saíram em uma coleção de música popular brasileira. Nela
vinham discos encartados com seis músicas. Eram de um tamanho intermediário:
nem compacto simples, nem longplay. Nessa coleção descobri João de Barro e
Alberto Ribeiro, Ismael Silva, Ary Barroso. Gostava mais deles do que dos mais
modernos, como Caetano Veloso. Uma das músicas que eu mais gostava era
“Antonico”. Quando comecei a tocar violão, com oito ou nove anos de idade, eu
já sabia essas músicas.
ZONA SUL – Como
você começou a tocar?
SÉRGIO – Aprendi o
básico e pouco a pouco passei a conhecer um acorde ou outro mais complexo com
meu irmão Mário Henrique. Os sambas que eu gostava não eram tão difíceis como a
bossa nova, que tem acordes demais. Não tinham harmonia nem melodia difíceis,
nem enorme sofisticação. Mas a letra e a melodia eram bem feitas. Outra música
ótima que recordo é “Seu Libório”, de Alberto Ribeiro e João de Barro. Ainda
tenho vontade de criar um grupo chamado “Lado B”, pois sempre gostei dessas
músicas que ficavam do lado menos interessante do disco. Antigamente o lado A
do disco tinha as músicas mais populares. No segundo lado as gravadoras deviam
dizer para o artista: “nesse aí você faz o que quiser”. O primeiro lado era
para vender o produto. Eu sempre gostei do segundo lado.
ZONA SUL – Mas você
estava contando como começou a tocar... Você participou de algum grupo musical
na escola?
SÉRGIO – Minha
participação na escola, sobretudo até o ginásio, não teve nada a ver com
música. As pessoas só sabiam que eu tocava quando tinha, por exemplo, um
encontro. Até porque estudei no Colégio Marista no finalzinho da ditadura.
Ainda tinha um ranço danado. Não foi uma época boa.
ZONA SUL – Você foi
bom aluno?
SÉRGIO – Nunca fui
bom aluno. Engraçada essa coisa de ser bom aluno. Somente quando fui convidado
pela UFRN para participar de uma banca, de um júri, e para falar sobre a minha
experiência na França, foi que me dei conta que nunca tinha gostado de estudar.
Apesar disso, fiz uma quantidade enorme de cursos musicais. Só pós-graduações,
fiz umas três. Apesar de não ser tão dedicado, enquanto estudava, procurei
sempre aprender e absorver alguma coisa. Sobretudo depois de mais velho. Até a
universidade, eu estudava para me livrar daquela obrigação.
ZONA SUL – Você foi
aluno da então Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte?
SÉRGIO – Sim, fiz
mecânica na ETFRN. Se pagassem bem, naquela época, a um técnico de mecânica, eu
teria seguido carreira. Adorava abrir um motor, regular um carburador. Depois
fiz até o terceiro ano de engenharia mecânica. Vi que não queria aquilo quando
fui fazer um estágio. Descobri que o engenheiro tinha que ficar em uma mesa,
desenvolvendo projetos, sem se sujar com nada. Eu não queria ser o engomadinho
da mecânica. Tive o bom senso de desistir na metade do curso. Depois fiz
educação artística, com habilitação em música. Eu queria fazer música, mas não
tinha.
ZONA SUL – O que
veio primeiro: suas composições ou as apresentações?
SÉRGIO – Comecei
acompanhando alguns artistas. Na época foi difícil, pois eu era bem novinho,
tinha 16 anos. As primeiras apresentações fiz com Edimar Costa, da Caixa
Econômica. Ele também era um cara novo e tinha a versatilidade de acompanhar
vários estilos. Edimar gostava muito de Gonzaguinha. Antes de a gente se
apresentar, ele teve que ir conversar com o meu pai, assegurar que eu não me
envolveria com bebida...
ZONA SUL – Foi
quase como um pedido de noivado...
SÉRGIO – Foi. Papai
achava a música legal em casa. Mas ele tinha um medo danado da boemia,
sobretudo de os filhos passarem a beber. Como eu era o mais novo, a preocupação
crescia. Papai não tinha medo de a gente entrar no mundo da droga. Até porque a
droga era um negócio escondido e distante da vida de todos nós. Não havia nem
recomendação com relação a isso.
ZONA SUL – Onde
foram suas primeiras apresentações?
SÉRGIO – Nos bares
em Ponta Negra, como “Casa da Sogra”. Tocávamos eu, Edimar, Fábio Fernandez, no
baixo, e Carlinhos, na bateria. Depois dessa fase, comecei a fazer uns cursos
de harmonia. Não lembro se eu paguei integralmente esses cursos, mas sei que no
começo papai não queria ajudar. Usei os cachês com essa finalidade. O professor
era Manoca Barreto. Logo que ele voltou do Rio, colocou um cursinho. Devo ter
bancado uns dois meses. A partir daí, vendo o meu interesse, papai e mamãe
devem ter passado a ajudar. Não lembro exatamente, mas sei que na época foi
difícil, houve resistência. Através de Manoca, em pouco tempo apareceram outros
trabalhos. Éramos poucos os músicos de Natal que, naquela época, líamos cifra.
Contavam-se nos dedos os guitarristas que liam cifras e que moravam em Natal.
Apesar de eu ser muito novo, já era requisitado. Manoca foi super importante
para Natal: ele ensinou vários músicos a ler cifra e muitas outras coisas. Eu,
Erick (que passou mais de 15 anos tocando com Margareth Menezes) e Wallid fomos
alguns dos que aprendemos com ele. Toda uma geração foi pegar essa informação
que Manoca buscou lá fora. Alexandre Siqueira e Ricardo Menezes foram outros
alunos dele. Manoca, quando não podia fazer alguns trabalhos, passava para mim.
Foi assim que surgiu a oportunidade de trabalhar com Pedrinho Mendes. Fiz
trabalhos com outros artistas que gostavam da praticidade que a banda da gente
tinha de ler partituras e cifras, de fazer dois ou três ensaios e não esquecer
no próximo encontro.
ZONA SUL – Você
tocou com Pedrinho naquela fase do “Boteco”?
SÉRGIO – Não, já
peguei Pedrinho na época de campanha, dos carnavais. Fizemos o primeiro
Carnatal. Pedrinho era o máximo. Natal mal conhecia as bandas de Salvador.
Poucas rádios tocavam uma ou outra música, mas, no geral, ninguém conhecia, com
exceção de Luiz Caldas, Banda Mel e duas ou três outras. No primeiro Carnatal,
a apoteose do evento foi Pedrinho Mendes e Moraes Moreira. A gente olhava para
a Prudente de Moraes, da Praça Cívica, e via gente entupida até a Apodi. Foi
uma grande novidade para Natal, aquele povo todo e os trios elétricos passando.
Era enorme a quantidade de pessoas ali. As pessoas tinham uma idolatria por
Pedrinho. Fiquei morto de nervoso quando fui ensaiar com ele. Pedrinho era um
grande astro e talvez ainda seja para muita gente, ainda hoje. Tenho grande
respeito pelo trabalho dele. O brasileiro, de uma maneira geral, não tem muito sentimento
de patriotismo, de bairrismo. A gente sempre acha legal o que vem de fora.
ZONA SUL – Talvez
seja uma característica do potiguar. Pernambucano, por exemplo, se adora. O
paraense e o paraibano também curtem seus artistas. O Ceará, do mesmo jeito.
SÉRGIO – Não sei,
mas acho que se Pedrinho tivesse nascido na Bahia, teria sido mais do que
Gilberto Gil. No mínimo ele deveria ser para o potiguar como Gilberto Gil é
para o baiano. Babal também é outra fera. Tem alguns outros. Era para o
potiguar ver Pedrinho em um restaurante e pedir um autógrafo. O cara devia
entrar em um bar, ver Pedrinho e sentir orgulho de ter um cara como aquele na
nossa terra. Mas vejo o pessoal desrespeitar até Câmara Cascudo! Quantas vezes
ouvi comentários de que Câmara Cascudo inventava, quando não sabia determinada
história. Quantas vezes escutei essa imbecilidade. Câmara Cascudo é o maior
expoente da cultura popular no mundo.
ZONA SUL – E ele
construiu sua obra sem internet, com os meios de comunicação precários da
época, recorrendo a cartas e bibliotecas.
SÉRGIO – Não existe
um paralelo para ele. Não existe pesquisador americano ou francês que tenha
feito o que ele fez. E ele recebia a todos na sua casa. Mas a gente não
idolatra nem Câmara Cascudo. Tem gente que fica procurando defeitos.
ZONA SUL – Que
outros artistas você acompanhou nessa época em que dava seus primeiros passos
na música? Você já compunha?
SÉRGIO – Ainda não.
Acompanhei vários artistas: Sueldo Soaress, Cleudo Freire, Tarcísio Flor,
Valéria Oliveira, Galvão, Babal... Naquela época as pessoas gostavam do nosso
núcleo de instrumentistas. Esse grupo variava alguns integrantes: Manoca
(depois ele parou um pouco), eu na guitarra, no baixo Erick (tocava com 100%
dos artistas), Eduardo Taufic nos teclados, e Sílvio, na bateria. Depois
entraram Distéfano (bateria) e outros artistas. O grupo começou a aumentar até
se dividir. Mas foi um núcleo de músicos que acompanhou muita gente, como
Antônio Ronaldo, Manassés Campos e o pessoal do Trampo.
ZONA SUL – Foi
nessa época sua ida para o Rio?
SÉRGIO – Depois que
trabalhei com Joca Costa resolvi fazer um curso de arranjo. Quando fui assumir
a direção do Instituto Waldemar de Almeida, da Fundação José Augusto, tive
oportunidade de dizer a Joca – que é professor de lá – que devo a ele parte da
minha vontade de ser músico. Minha
trajetória mudou muito quando o conheci. Ele fazia arranjos belíssimos.
Escrevia para cordas, para metais, para flauta... Construía a grade de
partitura... Eu queria aprender aquilo. Assim, aos 20 anos, resolvi fazer um
curso de arranjo no Rio de Janeiro. Quando concluí, com menos de um ano,
surgiram as composições. Por causa do curso, tive que fazer arranjos e
composições também. Comecei a compor uma música, duas, três... Quando voltei
para Natal um ano e meio depois, estava com umas 14 músicas. Me deu aquela
vontade louca de fazer um disco. Foi quando surgiu “Palmyra”, o primeiro CD.
ZONA SUL – O disco
foi gravado em Natal?
SÉRGIO – Sim, mas a
qualidade na época não era boa, a cidade só tinha um estúdio. No Rio fiz o
curso de harmonia com o maestro Yan Gest, acho que ele é até húngaro. Ele
representou para o Rio o que Manoca significou para Natal: trouxe um curso de
arranjo para o Rio de Janeiro. Os compositores e arranjadores tinham que
estudar com ele. Até hoje ele é referência. Por isso fui lá fazer com ele.
Depois de gravar “Palmyra”, voltei com o disco debaixo do braço para o Rio.
Visitei as gravadoras que trabalhavam com música instrumental. Gostavam do
disco, mas por serem pequenas, não tinham condições de fazer nada. O cara da
Perfil Musical disse que também tinha gostado, mas a gravadora havia acabado de
investir em Romero Lubambo e na diva do jazz brasileiro, Leny Andrade. Levei
também na Vison e voltei achando que não tinha conseguido nada. Mas no outro
dia me ligaram dizendo que se eu gravasse de novo, eles lançavam. Avaliaram que
as composições eram ótimas, mas que a qualidade de gravação não era nada boa.
Fiz um projeto dentro do Profinc e regravei no Rio. Interagi com muitos
músicos, conheci Rildo Hora, Sérgio Galvão (irmão do Lula Galvão). Gravei com a
Companhia de Cordas do Rio de Janeiro. Conheci Iura Ranevisky, outra figura
importante. Em estúdio você conhece muitas pessoas. Foi mais fácil depois
voltar pro Rio e começar a trabalhar. Quem também deu muita força foi um amigo
daqui, Murilo, que tinha tocado um tempo com o MPB-4. Ele facilitou esse
contato. Depois do disco, pude começar a trabalhar no Rio, pouco a pouco.
ZONA SUL – O que
você fez de mais importante nessa passagem pelo Rio?
SÉRGIO – Pra mim o
mais importante Rio foi mudar minha maneira de tocar. Eu tocava muito pra mim, solava demais. Era igual aquela
pessoa que, numa conversa, fala muito e ouve pouco. Então, comecei a relaxar
mais. Percebi que a minha participação tinha que ser menor em todas as músicas.
Pra mim foi difícil. Você pode ser o artista principal, mas está tocando em um
grupo. Esse comportamento você tem que guardar para o resto da vida. A música é
um trabalho em equipe. A dúvida entre um ser humano e outro é grande, imagine
entre vários músicos tocando uma peça. A música suscita esse descobrimento
interior. A prática musical leva você a algumas reflexões e atitudes. Ao mesmo
tempo, é como criar um filho. Estou criando um filho agora. Estou com um menino
lá em casa. Você nunca sabe bem como vai proceder. Você tem que refletir o
tempo todo. São sempre situações novas, nunca é a mesma situação. As músicas
que aparecem para a gente tocar dão isso pra gente. Quanto mais experiência
você tem para tratar com a música, melhor. A música é muito exigente, ela lhe
obriga a ficar em forma, sobretudo intelectualmente. A música é como um
diálogo. Se você está falando com uma pessoa e ela começa a olhar para o lado,
ela perde o fio da meada um pouquinho, quando volta, não está mais por dentro
daquele assunto. Se é em grupo, pior. Se tem várias pessoas interagindo dentro
de uma peça sonora, aí é que é complicado mesmo. Tem gente que é muito
desleixado tocando. Bota as notas dentro do compasso e nem escuta. A música é
uma exigência profunda.
ZONA SUL – Você se
apresentou com quem nessa primeira temporada no Rio?
SÉRGIO – Toquei com
vários artistas. Tive um parceiro que foi muito legal pra mim, o Miltinho, do
MPB-4. Ele é um excelente compositor, apesar de o Brasil pouco conhecer. E olhe
que tem muitas músicas consagradas, como “Cicatrizes”, que Roberta Sá gravou
agora. Ele tem um trabalho fantástico. E como integrante do MPB-4, nem precisa
ser apresentado. A gente fez um trabalho instrumental e cantado muito íntimo.
Eu tocava bandolim e violão com ele. Teve também a Dora Vergueiro, filha do
Carlinhos Vergueiro. Também toquei com a Carol Saboya, filha do Antonio Adolfo.
Teve uma temporada que integrei o Quarteto em Cy, quando a Celinha não pôde
tocar. Tive um trabalho de parceria com a Simone Guimarães, com quem toquei um
tempo. Eu era do Rio Grande do Norte e ela de Santa Rosa de Virtebo,
interiorzão brabo de São Paulo. Ambos chegando ao Rio de Janeiro, àquela coisa
grande. Também interagi com o Mauro Aguiar, que hoje é parceiro do Guinga. Foi
o Guinga quem me apresentou a ele. Gravei um filme cujos arranjos foram de
Maurício Maestro e, dessa forma, fiquei amigo dele. Quando houve aquela
classificação minha no Festival da Rede Globo, em 2000, ele fez os arranjos.
Uma coisa vai puxando outra.
ZONA SUL – Como foi
a história desse festival?
SÉRGIO – Escolheram
a minha música entre 24 mil e poucos candidatos inscritos.
ZONA SUL – Você
tinha esperança de classificar alguma música para a fase final do festival?
SÉRGIO – Tive um
pouco de esperança porque a Simone Guimarães, que tem uma belíssima voz, cantou
na gravação. Tinha uma possibilidade, de repente. Mas não achei que tivesse uma
forte chance.
ZONA SUL – Você
estava morando no Rio ou em Natal?
SÉRGIO – Em Natal.
Antes do festival começar, fizeram quatro ou cinco reuniões. Na primeira, um
diretor da Globo chegou pra gente e disse: “quem acha que isso é um festival de
música, está enganado. Isso é um festival de imagem, é um festival da Rede
Globo”. Foi a primeira coisa que ele falou. O que valia era a imagem, as
performances, os aspectos. Ali eu vi logo o que aquele festival seria. Mas,
como eu dizia, passei uns quatro ou cinco anos morando no Rio, tocando com esse
pessoal. Coloquei a cara entre os violonistas do Rio de Janeiro daquela época.
Pensei que chegaria lá e seria apenas mais um violonista desapercebido. Mas
notei que a música é uma coisa especial mesmo, sobretudo dentro de uma área
específica. Na área da bossa nova, disponível para trabalhar, com gás para
acompanhar um novo cantor e também com um cachê acessível, não tinha 500
violonistas. No final, mesmo longe de ser um violonista famoso no Rio, me
tornei uma pessoa conhecida em todos os meios. Fui indicado para tocar com
vários artistas, entre eles Ivan Lins.
ZONA SUL – Vamos falar
na sua fase da França.
SÉRGIO – Voltei do
Rio para Natal, e, depois que fiz meu curso superior, surgiu a oportunidade de
uma bolsa da CAPES. Eu já estava praticamente noivo, minha esposa é cantora
lírica. Nós dois fizemos projetos para uma bolsa de estudos da CAPES pra
França, na mesma escola. Na época eu já era parceiro de Hermínio Belo de
Carvalho, que fez uma carta de apresentação para mim. Acho que Miltinho também
fez. Eu tinha várias cartas de recomendação de músicos da MPB, um belo
currículo e dois discos publicados: “Palmyra” e “A nuvem acende”. Minha esposa
fez também e o projeto dela foi aceito. Fomos para a França começar tudo do
zero. Lá a linguagem musical é muito diferente. O francês tem uma paixão pelo
som enorme. Se o músico tem uma grande virtude - que ele chama virtuose - no
instrumento, tem uma velocidade muto grande, mas as notas não são muito bem
explicadas, se o tempo não é precisamente controlado, se a emoção daquela
pessoa não está na mão daquele artista, e se ele não dá o máximo de si e o som
dele não é belíssimo, esse artista não terá muito futuro. Mas de todas as
exigências, as maiores são o som e a afinação. Você tendo um belo som e uma
bela afinação, eles perdoam um pouco o resto. No Brasil a gente é muito
emotivo, gosta muito da cena, do palco, da performance da pessoa. O artista tem
que dar um show, um espetáculo. Percebi morando na França que a grande
referência do brasileiro são os Estados Unidos. ZONA SUL – Na
França você tocou profissionalmente?
SÉRGIO – Lá fiz
curso de composição para música de filme e também fiz várias apresentações. Uma
semana depois que toquei pela primeira vez na França, meu telefone tocou.
“Estou ligando porque um amigo músico viu você tocar e me recomendou, pois
estou precisando de alguém que toque jazz, algumas coisas latinas e tal”.
Depois desse segundo show, outro telefonema. No terceiro ano em que eu estava
na França, meu telefone tocava três ou quatro vezes por semana. Eram pessoas
diferentes procurando músico. No meu penúltimo ano na França fiz 67 concertos
com artistas brasileiros, franceses e também apresentando meu trabalho. Aqui,
pra fazer uma quantidade de show dessa tem que ser um artista de muito nome.
Lógico que o fato de ser violonista é bom porque você se integra a vários
grupos, mas pra um mercado musical, é fantástico.
ZONA SUL – Além
disso, pelo que você mesmo falou, é fantástico pelo fato de o mercado ser
superexigente. E de você ser um estrangeiro.
SÉRGIO – Por falar
nisso, é um mito terrível que eles tenham alguma coisa contra contra
brasileiro. Quando a gente vai para um lugar acaba entendendo algumas coisas,
mesmo que não apoiando. Por exemplo: quando um estrangeiro vem ao Brasil e
observa a violência e a miséria, ele não vai defender, mas vai entender o que
são esses fenômenos. Vai saber que o brasileiro pode ir com certa tranquilidade
a um restaurante à beira-mar sem sentir pavor de ser assaltado. Pelo menos a
maioria das pessoas não sentem esse pânico. Para o estrangeiro a visão é mais
ameaçadora. Já na visão do brasileiro, o estrangeiro é o cara que trás o
dinheiro. Porém, de uns três anos para cá o brasileiro está percebendo que o
estrangeiro também pode representar um problema. Ele pode estar aqui pelo
turismo sexual, ou porque é trambiqueiro, ou até por estar usando dinheiro de
maneira ilegal... Em suma, ele traz muita coisa positiva, mas também tem seus
probleminhas. Na França é o contrário. O estrangeiro que se instala lá traz, na
visão do francês, um problemão. Acima de tudo, ele vai usufruir de alguns
direitos sociais concedidos no país. Independente de ser francês ou não, na
França todo mundo tem. Então, na medida em que chega um a mais, vão ter que
repartir a mais um bolo que continuará do mesmo tamanho. O francês também está
perdendo poder aquisitivo.
ZONA SUL – Com todas
essas oportunidades na França, porque você retornou para Natal?
SÉRGIO – Meus pais
estavam doentes e eu estava cansado. Não morar no seu país é muito. Chega um
momento em que a pessoa se estafa, fica estressada. É muito tempo você
desconectado de tudo, até da maneira de falar. Eu falava português com a minha
esposa, mas tinha todo um universo de amigos franceses. Consegui amigos
fantásticos.
ZONA SUL – Como é
hoje sua relação com a música?
SÉRGIO – O principal de uma música é a mensagem. Se eu
vou dizer uma mensagem que você não é sensível a ela, é a mesma coisa de eu
estar falando com uma parede. Se o povo hoje só abre o canal do seu coração pra
se liberar, para dançar - que é bom também, faz parte – ele só vai receber
aquilo. O processo de mudança ao qual me submeti no Rio de Janeiro e também na
França me fez melhorar um bocado. Fiquei mais atento com o meu som, passei a me
olhar mais. Não melhorei porque estou tocando melhor, mas por ter ficado mais
crítico comigo mesmo. Estou cada vez mais exigente e vigilante comigo mesmo e
sobretudo isso: eu acho cada vez mais importante o que eu faço. Engraçado, tem
tanta gente com profissões tão importantes, mas as minhas notas musicais já me
levaram para tanto canto... Já fui para Nova Caledônia (arquipélago da
Oceania), para o Caribe, França, Portugal, Itália, Espanha, passando muitas
vezes dois ou três meses em cada lugar. Passei dois meses e meio na Itália,
conhecendo cada lugarejo. Passamos quase um mês na Espanha, degustando os
vinhos, comendo jambon, o presunto.
ZONA SUL – Fale um
pouco do trabalho da sua esposa, a cantora lírica Alzeny Nelo.
SÉRGIO – Ela foi
uma coisa fantástica na minha vida porque sou músico popular. Não somente a
música que ela gosta é erudita, como ela própria é erudita. Alzeny é uma
personalidade assim: ela combina demais com a França, é impressionante.
ZONA SUL – Ela é de
Natal?
SÉRGIO – Sim, ela é
da Cidade da Esperança. Alzeny tem um temperamento bem adequado ao tipo de
música que escolheu. Termina me complementando, pois sou bem alvoroçado. A
música popular tem um lado rítmico muito forte: o bolero, o samba, o
chorinho... Quando a gente fala em música popular, o ritmo vem logo junto. Na
música erudita a percussão é um detalhe. Só “Bolero”, de Ravel, que tem aquela
marcação contínua. No resto das músicas a percussão é um detalhe, um bolo na
cereja. O cara fica um ano esperando um prato. A harmonia, o ritmo são as
cordas. Você imagina 80 músicos tocando juntos. Aquele ritmo é muito flutuante.
É preciso e não é. São vários músicos que vão dar o ritmo, e geralmente de
natureza diferente. Às vezes é a flauta que dá o ritmo, noutras é o violoncelo,
a corda grave. Esse bando de instrumentos tocando juntos é uma loucura. A noção
de tempo de cada um é diferente. Já começa daí o grande aprendizado. E pra você
tocar no tempo tem que ouvir aquele bando de instrumentos e jogar a nota
naquele exato instante. Diferente do violão, que o cara toca a corda e o outro
responde no baixo e o outro na bateria. Em um grupinho pequeno, a mensagem é
rápida. A música erudita é delicada pela sua própria formação. Então, acabei
assumindo esse mundo de Alzeny também. Compus uma sinfonia na época em que
estudei na França. Fiz em homenagem a um músico de Natal que tinha falecido,
Carlão, da Orquestra Sinfônica. A sinfonia chama-se “No tempo das árvores”. Foi
apresentada uma vez. Estudei música erudita e análise musical durante quatro
anos, na França.
ZONA SUL – Como
surgiu a oportunidade de voltar a morar na França.
SÉRGIO – Agora
vamos em outras circunstâncias. Já fiz um belo núcleo de amigos, que é o
principal na vida. Já volto tocando em grupos musicais, e tenho até show
marcado lá. Tenho coisa marcada até em novembro de 2012! Esse show será em uma
casa de jazz, acompanhando uma cantora. É muito raro conseguir espaço lá. Eles
dão oportunidade de você ensaiar cinco dias no lugar, antes do show. A cantora
me disse que a agenda desse local está completa até 2015.
ZONA SUL – A França
será a sua base, mas você deverá tocar na Europa toda.
SÉRGIO – É, com
certeza. A base é a França. E é uma base fantástica e legal.
ZONA SUL – Você já
domina o francês.
SÉRGIO – Falo
fluentemente. Lógico que aqui e acolá posso cometer um erro. Mas isso é comum
até no português. Para viver na França é diferente. O brasileiro é muito mais
acolhedor, ele aceita que o estrangeiro passe a vida toda sem aprender o
português. O espanhol ou o alemão vem para o Brasil e não domina a pronúncia de
algumas palavras e não aparece um brasileiro para corrigi-lo, não liga muito
para isso. Mas, para o francês, a linguagem é muito importante. A gente tem que
respeitar essa diferença. Você deve aceitar o francês como ele é e não criar um
gueto e se juntar com um bando de outros brasileiros. Ainda mais você como
visitante.
ZONA SUL – Seria a
mesma coisa de ir a uma festa e se juntar em um grupinho para falar mal do
dono.
SÉRGIO – É, estou
indo para a casa deles. Se a gente colocar dentro dessa maneira, eu estou indo
para a casa de uma pessoa. Então tenho que respeitar o dono.
ZONA SUL – Você vai
ficar em Paris?
SÉRGIO – Sim, em
Paris.
ZONA SUL – Chegou a
hora de partir para os finalmentes: você tem algum plano específico, pensa em
gravar?
SÉRGIO – Desde 2005
estou compondo para o terceiro disco. Fiz vários experimentos em estúdio.
Gravei três, quatro músicas e vi que não era aquilo que eu queria. Agora,
depois desse tempo todo, é que estou voltando uma ideia que tive em 2005. Acho
que naquela época eu não tinha habilidade para tocá-la. Eu não estava
satisfeito. É uma coisa muito delicada você formar um grupo para gravar um
disco. Na época eu gostaria de ter feito violão, baixo acústico e percussão. Eu
queria menos ritmo no meu trabalho. Queria uma coisa bem silenciosa, para que a
escuta do violão fosse bem presente. Quando o violão vai tocar com o piano na mesma
hora, é muita frequência. Acusticamente já é difícil de equilibrar esses dois
instrumentos. Quando você vai tocar com outro instrumentista, tem que ser muito
planejado. Dois violões, um violão e uma guitarra... Tem que ser tudo muito
combinadinho. Na medida em que você não tem esse outro instrumento harmônico e
o solista, é só o violão, você tem muito espaço. Mas aí você tem que ser muito
sintético também, porque se você tocar demais, acaba anulando os outros
instrumentos que também tem que falar. Na época eu tentei e não consegui. Agora
estou mais satisfeito. Já fiz umas gravações aqui...
ZONA SUL – A
tecnologia em Natal já melhorou ao ponto de ser possível gravar um disco com
qualidade?
SÉRGIO – Já, agora
está tranquilo. Pode gravar aqui e lançar até na França, sem problema nenhum.
ZONA SUL – Como
seus fãs aqui em Natal e no restante do país poderão acompanhar suas aventuras
nessa nova temporada que você passará na Europa?
SÉRGIO – Acho que
pelo Facebook. Agora, pela primeira vez, estou dando mais atenção à internet.
Talvez porque a internet esteja mais interessante. No começo era um negócio
aberto onde as pessoas escreviam o que queriam... Hoje está mais regulamentado
e os sites estão mais interessantes. Por outro lado, em ferramentas como o
Facebook a gente termina encontrando pessoas com afinidades parecidas e dizendo
coisas interessantes também. No Facebook publico pouca coisa. Por exemplo, não
publiquei nenhuma música minha. Vou começar a explorar o Youtube também. No
Facebook as pessoas podem me encontrar pesquisando Sérgio Farias. Mas penso em
fazer um site. Logo que ele esteja pronto, divulgarei pelo Facebook. Meu irmão
Carlos Gondim é o grande incentivador.
ZONA SUL – Sua
esposa também vai para a França?
SÉRGIO – Sim, e meu
filho, Paulo Henrique, que tem três anos. Ele já toca bateria. Paulinho começou
a tocar bateria com um ano e meio. Eu toco violão, o último instrumento que eu
o estimularia a tocar seria a bateria. Mas ele acordava de madrugada e pegava
várias bacias, com um ano e meio, e ficava tocando. E dizia: “bateria,
bateria”.
ZONA SUL – Para o
pai deve ser uma “maravilha” acordar de madrugada com o filho tocando
bateria...
SÉRGIO – Já me
acostumei. Dois meses depois de ver essa coisa natural dele, comprei uma
bateria.
ZONA SUL – Deixe uma
mensagem para o leitor do jornal.
SÉRGIO – Sinto, com
os 39 anos que tenho hoje, que a vida é muito boa. A ideia original da vida, eu
sinto isso, é perfeita. A gente tem um planeta belíssimo, eu sinto que a missão
que temos no mundo é muito simples: é se relacionar. Essa é a coisa mais
importante que temos que aprender: se relacionar bem com a natureza e com o ser
humano. O que estou buscando é não atrapalhar o fluxo natural da vida. Ou seja,
fazer as coisas que vão contribuir para o meu crescimento. Luto muito para
procurar não me sentir especial. Especial de verdade, para mim, é ser mais um.
É ser uma pessoa que, se não atrapalhar, já está bom. Essa mania de que a gente
tem que ser grande atrapalha muito. A gente se envolve demais com os problemas
cotidianos, fica fixado naquela vida pequena, voltado para nosso núcleo, nossa
família, para meu filho, minha mulher, para o meu, o meu... E vai dando as
migalhas para o próximo. O que sobra do estresse do dia a dia é o que a gente
dedica ao próximo. Precisamos reverter esse quadro, a família é importante, mas
a grande família é mais importante.
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