10 de junho de 2014

Pores do Sol, telas de Deus



                                                                 Salete Pimenta Tavares

     A natureza é um dos quadros mais bonitos que Deus criou e pintou com as cores e brilhos que só existem no seu atelier. Quando você tem a oportunidade de ver essas telas expostas em qualquer lugar do mundo, não tem como não acreditar na existência de Deus, pois só um “Deus do Impossível” é capaz de realizar tamanha grandeza.
Entre essas telas está o “Pôr do Sol”. Um dos momentos lindíssimos e que emociona a quem assiste, principalmente quando esse momento está interligado com as águas do mar ou de rios.
      Aqui em Natal, a gente pode usufruir dessa beleza com um dos mais belos Pôr do Sol do nosso país. É o que acontece às margens do Rio Potengi, na cidade do Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte. Aproveitando esta característica, um projeto que teve início em novembro de 2008, e já é hoje um atrativo cultural e musical para a cidade do Natal, recebeu o nome “Pôr do Sol no Potengi” A atração principal é o saxofonista Luis Dantas, que a bordo de uma pequena canoa, nos fins de tarde vem deslizando sobre o Rio Potengi, tocando a música “Royal Cinema” de Tonheca Dantas e “Praieira” de Otoniel Menezes.
      Luis Dantas se apresenta todo de branco, em pé na canoa, tocando as músicas acima citadas acompanhando o trajeto do pôr do sol. O momento mais bonito da apresentação se dá quando o saxofonista fica parado em frente aos raios do sol que refletem sobre as águas, os quais vão sumindo como se estivessem saindo da canoa para o encontro do mar com o céu. Segundo pesquisa na Internet, o saxofonista Luis Dantas é sax-soprano da Banda Sinfônica Municipal de Natal.
      Na Cidade de João Pessoa, também acontece um pôr do sol assim, na conhecida praia do Jacaré, que na verdade não é uma praia e sim um rio. Lá o saxofonista é o senhor Jurandy, conhecido como Jurandy do Sax, e a música apresentada naquele momento é o “Bolero de Ravel”.
      Outro lindo Pôr do Sol que eu tive a oportunidade de ver é o que acontece na Baia de Guajará, em Belém do Pará. Várias companhias turísticas fazem o passeio num barco pela citada baía, para a visão do Pôr do Sol, entre elas a Companhia Turística do Vale Verde, no barco da qual fiz o passeio. Esses barcos levam dançarinos apresentando  shows para distrair os turistas, envolvendo as danças do Pará, como o “Carimbó”, “Síriá”, etc. Como é de praxe os dançarinos tiram os turistas para dançar, ensinando os passos e o jeito de como dançar determinada música.
      Mais um Pôr do Sol belíssimo que assisti é o que acontece em pleno sertão nordestino, na parte represada do Rio São Francisco. O passeio acontece através dos barcos “Catamarã”, barcos específicos para a realização do passeio. O trajeto inclui paradas para mergulho em meio das águas verdes e cristalinas do “Velho Chico”, e nos leva a apreciar as belezas dos imponentes cânions do Xingó.
     Outros Pôr do Sol, que posso ainda citar são os que tive o prazer de assistir como o do passeio de barco à Ilha de Itamaracá, na Bahia, e em Belo Horizonte, que apesar de não ter sido em contato com as águas, vale salientar que é uma beleza indescritível.
Não se pode realmente definir com palavras todo o encanto de um pôr do sol, mas sim agradecer a Deus por Ele colocar em nossa vida telas como estas, e agradecer pelo privilégio da nossa existência, que é a obra prima de Deus e dizer que viver é maravilhoso e que tudo na vida tem a cor que costumamos pintar.

     Enfim, Deus não é só o maior pintor de todos os tempos, mas também o maior poeta, pois há poesia e beleza em toda a criação humana

Nenhum comentário:

Postar um comentário