6 de junho de 2014

Origem das Universidades

       
                                                                           





Salete Pimenta Tavares 

          As primeiras universidades surgiram na Europa Medieval, durante o século XII. A primeira delas, fundada em 1088, e ainda em funcionamento, foi a de Bolonha, no norte da Itália. Ela é considerada por muitos como a “mãe das universidades”, por ser a mais antiga do mundo e a primeira da história.
Em 387 a.C. foi fundada, pelo filósofo grego Platão, uma academia que para muitos foi entendida como a primeira universidade; nela os alunos aprendiam filosofia, matemática e ginástica. No entanto, não constituía uma universidade, uma vez que, qualquer pensador, na época, fundava uma escola para repassar seus conhecimentos e não para debatê-los.

Segundo a revista “Brasil Cristão” – Ano 16 – nº 187 – fevereiro de 2013, a origem das universidades está intimamente ligada à educação teológica. As universidades surgiram em função da necessidade, por parte da Igreja, de um lugar para o treinamento e ensino dos futuros padres, tendo em vista que a teologia, por desenvolver estudos sobre Deus, era considerada a “Rainha das Ciências”. O que se sabe é que existem muitos documentos da literatura cristã, escritos por padres da Igreja mostrando a divulgação do Evangelho ao longo da história. Eles catalogavam os livros sagrados do Antigo e do Novo Testamento e começaram a educar o povo ne verdade religiosa em várias disciplinas. Como na época não existiam gráficas, os manuscritos dos padres eram multiplicados e distribuídos nas comunidades cristãs. A história caminhou e, até hoje, vários museus reservam parte de suas dependências aos escritos dos grandes autores cristãos, que educavam para a formação humana integral. O que se sabe ainda, é que as principais universidades, até hoje, presentes em vária capitais europeias, foram fundadas pela Igreja Católica, sendo a primeira a de Bolonha, depois a de Oxford, em 1096, na Inglaterra e a de Paris, em 1170, que era o centro filosófico e teológico do mundo. De 1250 a 1500 foram criadas mais de 70 universidades na Europa. As universidades representavam o forte poder da Igreja Católica, que controlava diretamente a publicação de idéias sobre a humanidade. A produção do conhecimento era filtrada pelos padres católicos, com a preocupação de manter a hegemonia religiosa. (v. pesquisa Internet). Esses conhecimentos foram alternativas criadas por padres como Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, na busca para legitimar a existência de Deus por meio também da filosofia. Contudo só na Idade Média foi que as universidades ganharam corpo e foram estabelecidas pela Igreja Católica, com seus alunos aprendendo disciplinas relacionadas com a fé, como a teologia, filosofia e idiomas.

As universidades medievais estavam, ora sob a chancela do papado, ora do poder laico. Mesmo assim, elas foram essenciais para a construção do conhecimento ocidental, porque havia estudiosos nelas preocupados prioritariamente com o desenvolvimento, inclusive a ciência. Elas eram ligadas à Igreja Católica, sendo autorizadas por bulas papais.

No Brasil, a mais antiga instituição com Status de universidade foi a Universidade de Manaus, criada em 1909 e hoje chamada “Universidade Federal do Amazonas”.
Em Portugal, a mais antiga é a “Universidade de Coimbra”, fundada inicialmente em Lisboa, no ano de 1290, sendo uma das mais antigas da Europa em funcionamento contínuo.
No Brasil, para frequentar uma universidade, é obrigatório, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, concluir todos os níveis de ensino adequados às necessidades de todos os estudantes dos ensinos infantil, fundamental e médio. 

Tendo em vista que os livros universitários, além de raros, o seu custo era bastante alto, os estudantes dependiam das aulas para receberem conhecimento. Muitas vezes, os textos eram lidos e ditados pelos mestres para que os alunos pudessem ter acesso a eles. Outra técnica utilizada para facilitar o aprendizado era o debate público, onde o mestre ou o aluno defendiam determinada posição e exploravam as consequências jurídicas e teológicas do tema.

Em pesquisa realizada pelo Grupo THE (Times Higher Educacion) e divulgada pela Internet, somente quatro universidades estão entre as 100 melhores dos países emergentes: Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Mas, segundo a Ranking dos BRICS, as universidades aparecem assim: Universidade de São Paulo (USP) em 87º lugar, Universidade de Campinas (UNICAMP), em 159º, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) em 285º e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na 299ª posição. Já a “Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro” figura, no Rank Mundial, na 8ª posição como uma das melhores. A Universidade de São Paulo (USP) é a instituição brasileira que mais se destaca nas áreas avaliadas pelo QS (Quacquarelli Symonds University Ranking) - Organização Internacional de Pesquisa em Educação.
Enfim, dentre os países emergentes, o Brasil continua a perder espaço na área de educação, porque o ensino superior não tem incentivos financeiros, por parte da iniciativa privada e também pelo Governo Federal, o qual admite que falta muito ainda para melhorar, tanto o ensino superior como o médio e o fundamental.
Oxalá, um dia a educação possa vigorar como prioridade diante do poder público.
                                                                                                                                                                                                                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário