21 de abril de 2014

Queda do volume de água na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves afeta abastecimento


A paralisação do fornecimento do líquido pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), entre o dia 31 de dezembro passado e os primeiros dias do mês em janeiro, soou como um sinal de alerta.O problema do abastecimento na cidade de Campo Grande é decorrente do nível cada vez mais baixo do volume de água na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assú, reservatório de onde é captada a água que é distribuída por meio da Adutora Deputado Arnóbio Abreu para as cidades de Triunfo Potiguar, Paraú, Campo Grande, Janduís, Messias Targino, Patu e a comunidade de Serra de João do Vale.Segundo informações da Caern, todas essas cidades e comunidades ao longo do trecho da adutora também estão enfrentando o mesmo problema, pois como a barragem está secando muito rápido devido à seca dos dois últimos anos, está se tornando cada vez mais difícil fazer a captação de água.

Caern faz ajustes para evitar desabastecimento
O quadro de dificuldades na captação de água tem levado a Caern a fazer o deslocamento das motobombas que puxam a água para locais com maior profundidade, para que se tenha um líquido de melhor qualidade, o que está se tornando uma tarefa complicada haja vista o baixo nível de água em que se encontra a barragem de Assú.
Rio Açu - maior riqueza do Vale - está secando

É o único rio federal do RN. Nasce na Paraíba e atravessa todo nosso estado. Sua várzea, no tempo do carro de boi, dos moinhos, cacimbas e batatas nas vazantes. Água no meio da canela. É de assustar quando olhamos o leito quase seco em algumas extensões. A preocupação é com toda uma população que depende do manancial. Dizem que a barragem Armando Ribeiro, que a partir da sua represa abastece o rio, reduziu para menos da metade a vazão d’água, [baixou de 10 para 7,5m³ por segundo] comprometendo a agricultura de irrigação e causando preocupação nos varzeanos. Porém, sabe-se que as medidas adotadas pelos órgãos que cuidam dos recursos hídricos, dar-se em função do quadro de seca vivido este ano.  A barragem Armando Ribeiro, que tem capacidade para 2.400.000m³, está hoje com 1.060.200, o que equivale a 44% de seu armazenamento máximo.  

(Fontes: O Mossoroense - Blog do Fernando Caldas)- Fotos: Adrovando Claro

Nenhum comentário:

Postar um comentário