8 de fevereiro de 2014

Um médico em sintonia com a arte


Em um terminar de manhã, a reportagem adentra a maternidade escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Chegando lá, encontra o médico Iaperi Araújo, professor e Chefe do Departamento de Tocoginecologia na mesma universidade. Nascido em São Vicente/RN, pequena cidade seridoense localizada no micro região de Serra de Santana.
Quando menino, em sua terra, descobriu que possuía talentos para as letras e as artes plásticas. É autor de uma extensa bibliografia, que já conta com mais de sententa títulos publicados, nos gêneros: conto, poesia folclore e ensaios. Além de textos de composições musicais, roteiros e romances. “Faço cultura popular de uma forma bem ampla, às vezes faço sé religiosidade. Por isso, sempre sou convidado para participar de congressos na areia com conferencista”. Pontua Iaperi, que concilia sua paixão pela arte e a medicina. “Logo com vinte três anos, fui convidado a trabalhar, com o governador José Cortez Pereira; ele procurava nas universidades, alunos que se destacavam. Foi ai que ele me convidou ser secretário adjunto de saúde, na época em que acabara de me formar”. Rememora, após mais de uma hora de conversas regadas a bons goles de cafezinho.
Cultura Popular
O autor de “Medicina Popular e Chão de Epidauro”, com um dos bons discípulos de Câmara Cascudo, firmou boa parte de suas atividades intelectuais na Cultura Popular e dela retira inspiração para seus livros e telas. “Não só minha cidade, mas todo o Seridó é rico em Cultura Popular” afirma. Na pintura de Iaperi há uma constante temática de brincantes e folguedos, tais como: Pastoril, Lapinha e festejos religiosos. Realizou exposições de seus quadros dentro e fora do Brasil.
Entretanto, o médico Iaperi, não se limitou apenas a medicina, ao passo que, buscando vem ao logo dos tempos na sabedoria de cunho popular subsídios pra suas produções literárias. Entre as homenagens e condecorações recebidas está à comenda “cultural Deífilo Gurgel” conferida pelo Governo do RN.
Sempre lidado a movimentos cultuais, fato que o levou a ser: presidente da Comissão Norte – Rio - Grandense do Folclore, presidente da Fundação José Augusto, presidente do Conselho Estadual da Cultura e Imortal da Academia Norte – Rio – Grandense de Letras, dentre outros.


Texto de Eliabe Alves, publicado em Setembro de 2013 no Jornal Gazeta da Serra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário