7 de fevereiro de 2014

Reflexões para o Ano Novo – Ano da Copa




Salete Pimenta Tavares

Depois de um ano (2013), que caminhou durante 365 dias, tão rapidamente e tão cheio de altos e baixos, chegamos a 2014 com a esperança de que ele será melhor do que o que passou. Essa é a esperança que se renova em nós sempre que recebemos um ano novo. Cada entrada de ano parece nos abrir o coração para uma análise concreta do que se foi e o que nos espera. Sabemos, entretanto que o futuro não nos traz, nem nos dá nada. Nós é que, para chegarmos a ele, temos que lutar para construí-lo, oferecendo-lhes tudo.
A poetisa americana Edith Lovejoy Pierce, numa entrevista à Revista “Caras”, (29-12-2000), falando sobre a chegada de um ano novo disse o seguinte: “Abriremos o livro. Suas páginas estão em branco. Nós é que escreveremos as palavras. O livro chama-se Oportunidade e seu primeiro capítulo é o Dia do Ano Novo”. Iniciemos pois esse primeiro capítulo do nosso livro, lembrando que toda a nossa vida é uma lição de auto-conhecimento. Quanto mais entendermos sobre nós mesmos, mais seremos capazes de lidar com qualquer coisa. Por isso procuremos viver intensamente como se fosse o último dia de vida, não deixando passar as oportunidades, já que ninguém assegura que amanhã veremos o amanhecer. Nós fomos criados por Deus e Ele colocou na nossa vida os dons necessários para realizá-los no nosso caminhar. Todos nós sonhamos com uma sociedade melhor e mais justa, com uma vida familiar e social sadia, com uma convivência humana pacífica. No entanto esquecemos que o mundo e a sociedade, nossa pátria e nossas famílias, como a convivência humana, só serão melhores se formos pessoas melhores. Por isso, diante da realidade em que nos encontramos, é necessário uma opção de vida, que significa capacidade e vontade de mudar, de assumir, de transformar o mundo a partir de cada um de nós. Pensando nisso, vamos fazer uma reflexão de tudo que realizamos no ano de 2013 e começar 2014 com a elaboração de novos projetos com prioridades determinantes a serem realizadas, para que o mundo se torne melhor, mais justo e menos egoísta.
Dom Paulo Evaristo Arns disse que a força que temos dentro de nós, supera os desafios que a vida nos propõe constantemente. Um exemplo de fortaleza que se pode ressaltar foi o que aconteceu a partir do dia 05 de agosto de 2010, quando fomos arrebatados pela notícia de um desabamento numa mina, no Chile, onde trinta e três mineiros ficaram soterrados e viveram numa situação de medo, angústia e sofrimento presos lá embaixo da mina, onde só havia escuridão, pouco ar, umidade, calor, etc. Porém eles foram fortes e superaram todas as adversidades, diante do mundo todo que rezava, orava e torcia por eles, acompanhando todo o trabalho de resgate realizado durante o período em que os mesmos estiveram presos na mina, até o momento em que eles chegavam ao solo, através de uma cápsula, preparada especialmente para esse fim.
Com certeza eles foram transformados pela situação que enfrentaram, pois muitos deles disseram que não voltariam mais para aquele trabalho, mas transformados sim, principalmente pela fé em Deus, fé essa demonstrada por cada um que chegava a terra, ajoelhando-se e elevando as mãos para os Céus, numa atitude de agradecimento a Deus pelo seu resgate.
Mahatma Ghandi disse certa vez: “Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo”. E foi isso que, com certeza, aconteceu naqueles dias críticos que aqueles mineiros viveram. A esperança da vitória e a fé, primeiramente em Deus, e depois nos homens, os quais com a inteligência que Deus lhe deu, souberam planejar, realizar e conseguir um feliz resultado para todos.
Vamos viver esse ano de 2014, com atitudes positivas, com mudanças significativas em nossa vida, enfrentando todos os obstáculos e aceitando e cumprindo nossa missão neste mundo.

Enfim, mudanças são necessárias, pois “não haverá Ano Novo se continuarmos com os mesmos erros dos anos velhos” (Revista Brasil Cristão – janeiro de 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário