25 de março de 2013

A cultura popular está em todo lugar



O Brasil tem uma das culturas populares mais ricas do mundo.” Certamente você já ouviu esta frase, mas sabe o que ela significa? O conceito de cultura popular é amplo e difícil de explicar, mas se trata do conjunto de valores e saberes de um povo. Do maracatu ao reggae maranhense, do artesanato ao sotaque, de desfiles de moda a partidas de futebol, tudo é cultura. Popular e brasileira.
         Um dos momentos mais importantes de manifestação cultural no Brasil é o Carnaval. É uma festa única no mundo, que reúne dança, artes cênicas, moda e, claro, música. E ainda é distinta ao redor do País. Se no Rio a marchinha e o samba-enredo marcam a festa, em Salvador é o axé que agita os foliões, enquanto recifenses dançam ao som do frevo. E todo mundo entra na brincadeira, embalados  pela pura e espontânea cultura brasileira.
         Porém, nem tudo são flores. Preconceito sempre existiu, principalmente nas expressões culturais associadas a pobres e negros. A capoeira era caso de polícia até 1944. Só na mesma década a umbanda deixou de ser crime. Os primeiros sambistas eram perseguidos pela polícia. Quando o grupo de choro Os Oito Batutas, de Pixinguinha, excursionou pela Europa, parte da imprensa reclamou de sermos representados por negros que tocam música popular. Um jornalista escreveu: “A polícia deveria fisgá-los pelo cós e retirá-los de bordo”.
         Hoje as coisas mudaram. Mas o preconceito não acabou, não. As histórias aí em cima não lembram o que acontece com o funk hoje?
Lobisomem quase causou demissão de Cascudo
Um dos maiores estudiosos e adoradores da cultura brasileira foi o potiguar Luís da Câmara Cascudo, que dedicou a vida a entender as coisas do nosso povo. Cascudo escreveu grandes livros, que esmiuçam as lendas, os costumes e até a culinária brasileira. De tão importante para a cultura nacional, seu rosto aparecia na nota de 50 mil cruzeiros, que circulou entre 1991 e 1994.
          Mas nem ele escapou do preconceito. Certa vez, quase foi demitido do cargo de professor do colégio Ateneu, em Natal. O motivo: um colega achava inadmissível ensinar com tanto entusiasmo as figuras do folclore brasileiro, como o lobisomem. Já pensou nisso?
Um dos traços mais importantes da cultura de um lugar é a língua. Nós falamos português mas, na época do Descobrimento, a língua mais usada por estas terras era o tupi. Os portugueses, com o passar do tempo, proibiram violentamente o uso do idioma.
         Mas, e se a história fosse diferente, e o tupi se mantivesse como idioma oficial hoje? Bem, seríamos uma nação bilíngue (como nossos vizinhos paraguaios). E certamente você entenderia esta frase: Ndê, ixaissú, Brasil! Não entendeu? Então é só virar a revista de cabeça pra baixo.
(fonte: Almanaque de Cultura Popular)


Nenhum comentário:

Postar um comentário