19 de agosto de 2019

Escolha uma escolha para a sua vida


             

     
            Salete Pimenta Tavares

 “A vida é feita de escolhas”, é o título do livro de Dalcides Biscalquin, que trata das difíceis escolhas que teve que tomar em sua vida. Na orelha do livro, a jornalista Mariana Godoy, esposa do autor, diz que o livro vai fazer o leitor refletir sobre a vida e suas decisões e, principalmente, sobre os motivos que o levam a seguir este ou aquele caminho. “Refletir é transgredir a ordem do superficial”. Essa possibilidade que temos de escolher é um sinal de que estamos em movimento e em transformação.
Muitas vezes, a vida nos coloca em situações difíceis e o desespero nos impede de buscar novas saídas para o problema. Mas, quando se examina a fundo, toda e qualquer situação sempre oferece escolha. Não há nada bom ou ruim, não há coincidências na vida, não há destino. Tudo é uma questão de escolhas. Em todo tempo fazemos escolhas: escolhas felizes, escolhas possíveis, escolhas conscientes, escolhas do coração, escolhas amorosas, escolhas do que vamos comer, vestir, o que falar, o que fazer, etc.
 Até a felicidade é uma escolha, uma escolha que requer um certo esforço; mas, vale a pena lutar por ela. Então escolha sabiamente como reagir às situações, pois as escolhas que nós fazemos no nosso dia a dia é o que nos fazem crescer ou diminuir diante de nós mesmos.
A nossa vida é formada de pessoas, umas especiais, outras insignificantes. As especiais possuem energias positivas, benéficas e brilhantes que elevam você ao mais alto do pódio. Essas pessoas são capazes de nos indicar direção, despertar o que temos de melhor e ajudar a retirar os excessos que nos tornam pesados.
Ao contrário das insignificantes, cujas energias negativas poderão drená-lo ou destruí-lo, isto se você permitir. É você quem escolhe como as pessoas afetarão a sua vida. É sua a escolha de como viver bem e melhor, pois na vida tudo tem a cor que costumamos pintar. Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar.
“Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional” (Roger Crawford). Sabemos que nem tudo é fácil na vida, mas com certeza, nada é impossível. Não existe nenhum problema humano ao qual não se possa dar solução, já que a solução está em nós.
A cantora Joan Baez, falando de escolha, diz que você não pode escolher como vai morrer e quando. Você só pode decidir como viver, para que não tenha sido em vão. Portanto, entre sonhos, desejos, limites e dificuldades, procure realizar as mudanças necessárias na sua vida e no mundo a sua volta, acreditando nas escolhas feitas. Há muito, o que aproveitar da vida agora; é só fazer a escolha certa. O autor espanhol Alex Rovira Celma também enfatiza que “a nossa vida é o que fazemos dela, os princípios são simples, difícil é aplicá-los”. O importante é que coloquemos sempre a força positiva do nosso pensamento nas escolhas, realizando-as com amor e respeito pelos outros.
Há também um provérbio japonês que diz: “Existe uma porta pela qual pode entrar a boa sorte, mas só você tem a chave”. E essa chave é, com certeza, a sua escolha decisiva diante da vida. Precisamos acreditar, ter fé e lutar para que não apenas sonhemos, mas também tornar todos esses sonhos, todos esses desejos em realidade.
Talvez a escolha mais difícil que se tenha conhecimento foi a de uma polonesa, presa num campo de concentração durante a segunda guerra mundial, que é forçada, por um soldado nazista, a escolher entre seus dois filhos, um para ser morto. Se ela recusasse a escolher um, ambos seria mortos. No momento de desespero, entre a menina e o menino, que era mais velho, e, sem saber o que fazer, ela grita: leve o bebê, que era a menina.
 Essa história é o roteiro de um filme americano, de 1982, “A Escolha de Sofia”, com direção do cineasta Alan J. Pakula. A referida protagonista venceu na categoria de melhor atriz recebendo vários prêmios. O filme é triste e doloroso, mas muito bem feito e de uma interpretação espetacular da atriz Meryl Streep, a Sofia, mãe das crianças.
Enfim, “Se sou fruto de minhas escolhas, que elas sejam pautadas em graça, entendimento e, sobretudo, consciência” (v. email na internet sobre escolhas), não esquecendo que a FELICIDADE depende das escolhas que fizermos.
Artigo publicado no Jornal Zona Sul - Setembro 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário