30 de julho de 2018

Futebol em Caraúbas




Salete Pimenta

O futebol, como todos nós sabemos, é um dos esportes mais populares do planeta. Em todos os países, em todas as cidades e em quase todos os lugares do mundo, existem times de futebol e seus campeonatos. Caraúbas, a minha cidade natal, não foge à regra. Nos anos de 1950 e 1960, existia um campo de futebol denominado “Campo de Futebol da Liberdade”. Entre 1960 e 1970 foi criado um campo de areia e depois mais um campo de futebol chamado “Campo de Futebol Washington Câmara”.
 Nessa mesma época foi fundado um time de futebol, conhecido como “Seleção de Caraúbas”. Essa seleção era formada pelos seguintes jogadores: José Diniz, Francisco Amorim, Sebastião dos Santos (Tronqueira), Galba Fernandes, Nero Nazareno, José Miranda, Jonas de Téia, Dionízio de Oliveira, João de Futebol em Caraúbas Claudionor, Pedrinho de Dilzete e Edinho Fernandes. Os reservas eram: José Vicente, Raimundo Gurgel, José de Luzia e Tantico. Em 1970 foram fundados os seguintes times de Futebol; “Santos Futebol Clube” e o “Grêmio”, em 1975 o “Flamengo Comercial” e o time da “Sociedade Educadora Caraubense”.
A primeira quadra de esportes da cidade de Caraúbas foi construída em 1972, pelo prefeito Guido Gurgel e se chamava “Quadra Pérsio Mário Fernandes”. Existem ainda outras quadras: a da “Associação Atlética Banco do Brasil”- AABB e a dos “Escoteiros”. A quadra dos Escoteiros foi inaugurada em 1981 e a da AABB em 1984. Nos anos 80, em Caraúbas também existiu um time de futebol de salão feminino, cujas jogadoras eram: Maria Betânia Gomes de Almeida, Maria Cleide Gomes de Almeida, Antonia Bezerra (Toinha), Jesumira Ferreira e Chirleide Carlos. As reservas eram: Salete Pessoa e Bônia.
Mesmo com toda essa história de futebol, a Secretaria de Esportes de Caraúbas só foi fundada em 1º de janeiro de 1993, na administração do prefeito Raimundo Gurgel. A revista “Prefeitura de Caraúbas – Construindo uma Vida Nova – Ano 2008”, destaca os JEPC – Jogos de Emancipação Política de Caraúbas; Copa de Futebol João Maia; os JESPs – Jogos Escolares da Semana da Pátria, salientando entre as diversas modalidades o “Futsal” e o “Minicampo”. Informa também que foram construídas duas quadras de esportes na Avenida da Integração, Bairro Leandro Bezerra, denominadas: “Quadra de Esportes Cleto Filho” e “Quadra de Esportes José Ricardo”, ambos foram jogadores de times em Caraúbas, e ainda a “Quadra de Esportes Junior de Maria Paula”.
 Entre os craques de futebol de salão, podemos citar o caraubense José Cezimar Borges, conhecido como “Esquerdinha” que se destacou jogando pelas seleções “Olímpicus” de Mossoró, e “América” e “Vargas Filho” da capital cearense; e em 1958, dirigindo o futebol de salão do “Atlético Clube Natalense”. Ainda podemos salientar um campo de futebol chamado “Centro de Treinamento do Marcão”, situado no bairro São Severino, fundado pelo famoso jogador Marcos Aurélio Fernandes (Marcão), cujo trabalho iniciou-se no “Pauferrense”, time de futebol da cidade de Pau-dos-Ferros, passou pelo ABC de Natal, encerrando sua carreira no “Juventude” do Rio Grande do Sul. Em Caraúbas também existe uma escolinha de futebol, chamada “Escolinha de Futebol Gabriel Amorim (EFGA)”.
 Convenhamos que o futebol seja mais que uma paixão nacional: é uma paixão mundial. Ainda que o Brasil seja conhecido lá fora como o país do futebol, o mérito de sua criação não nos pertence e sim pertence à Inglaterra. Enfim, a cidade de Caraúbas, no oeste potiguar, com sua história futebolística, vem fazendo um grande trabalho esportivo, enaltecendo os caraubenses colaboradores, participantes e amantes do futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário