8 de dezembro de 2016

Pega de boi no mato em solo nordestino



A cultura dos vaqueiros e do sertão é sempre resgatada em duas cidades potiguares: Acari(novembro) e São José de Mipibu(dezembro).”A pega de boi mostra a braveza do homem nordestino que se embrenha em seus cavalos dentro da caatinga enfrentando os espinhos da jurema e xiquexique para dominar o boi valente”, resume um dito repetido nos dois eventos que homenageiam o vaqueiro do Rio Grande do Norte.
   Diferente da vaquejada tradicional que nós conhecemos, onde o boi corre numa arena demarcada perseguido por uma dupla de cavaleiros, a Pega do boi no mato acontece no meio da vegetação caatingueira, com os vaqueiros vestidos com suas roupas de couro, se embrenhando em meio a espinhos de juremas e xique-xique, em cima dos seus cavalos para pegar o boi, demonstrando muita coragem e valentia. A Pega do boi no mato é uma grande festa em homenagem ao sertanejo, ao homem do campo e acima de tudo, ao vaqueiro. Uma tradição que surgiu há muito tempo atrás quando não havia as cercas delimitando as fazendas de criação e o gado era criado solto na caatinga.
   Uma tradição quase esquecida pelos mais jovens, que mostra toda a valentia e perícia dos vaqueiros em meio a caatinga. Para participar de alguns eventos desse porte, em alguns deles não existe cobrança de taxa para fazer inscrição. A premiação oferecida aos vaqueiros é feita com troféus e dinheiro. Muito desses eventos não tem fins lucrativos, não cobram inscrição e proporcionam aos vaqueiros e os voluntários que trabalham durante o evento, alimentação, água, estábulo para cavalos, currais para o gado, ração animal. Além disso, outros detalhes como carro de som, tratadores, veterinário, banheiros públicos, estrutura de bar, forró pé de serra, barracas, repentistas e aboiadores, fazem parte da infra-estrutura desse grande evento.
   A Pega de Boi cresce a cada ano e consolida-se como um dos eventos mais importantes de resgate à cultura do Estado do Rio Grande do Norte, a Pega de Boi no Mato, a Missa do Vaqueiro e Vaquejada Feminina são ações do projeto do Museu do Vaqueiro. O Museu do Vaqueiro localizado em São José de Mipibu, na estrada da lagoa de Bonfim, é aberto à visitação de turistas e de grupos escolares que podem agendar a visita e aprender mais sobre a cultura nordestina. O espaço está no mesmo local onde acontece o Forró da Lua e é administrado pelo engenheiro agrônomo Marcos Lopes e abriga vestimentas e objetos da figura símbolo do sertão.
   Ao visitar o local, as pessoas terão uma verdadeira aula da história do Sertão, descrita pelo próprio Marcos Lopes. Lá estão preservadas a história e a identidade sertaneja, com peças, documentação e obras literárias sobre o tema. (Fonte: Internet) – foto: Adrovando Claro

Nenhum comentário:

Postar um comentário