24 de outubro de 2014

O Poeta tem o seu dia em outubro


                                                                   Salete Pimenta Tavares

          Apesar de se comemorar o Dia Nacional da Poesia no dia 14 de março e o Dia Mundial da Poesia no dia 21, é no mês de outubro, dia 20, que as homenagens vão para o “Dia do Poeta”.
Segundo alguns historiadores, os poetas iniciaram suas apresentações de poesias (antes apenas escreviam), com leituras públicas nos cafés dos bairros, isso mais ou menos nos anos 50 e no começo dos anos 60, do século passado. Em 1966, o Poetry Project (Projeto poesia) se formalizou e as leituras se mudaram para a igreja anglicana de Saint Mark, em Florença, Itália, cujo reitor era um protetor das artes. Em 1974, no Ano Novo, aconteceu a primeira “Maratona de Poesia”. Muitos poetas famosos se apresentaram lendo seus poemas, entre eles: William S. Burroughs, John Cagé, Gregory Corso, Allen Ginsberg, Petra Orlowsky e Patti Smith. Na primeira semana de janeiro de 2014, a maratona completou seu quadragésimo aniversário e nas comemorações deste evento, quarenta poetas também se apresentaram lendo seus poemas. (v. pesquisa Internet).

O Dia Nacional do Poeta é comemorado a nível extra-oficial, ou seja, não há uma lei que oficialize o dia 20 de outubro como o Dia do Poeta. Mas a data foi escolhida por uma razão bastante especial para os poetas brasileiros. No dia 20 de outubro de 1976, em São Paulo, surgia o Movimento Poético Nacional na casa do jornalista, romancista e pintor brasileiro Paulo Menolti Del Picchia. Esta data celebra, portanto, o profissional, que pode (e deve) ser reconhecido como um artista escritor, que usa da sua criatividade, imaginação e sensibilidade para escrever, em versos, poesias que faz.
Antigamente a poesia era cantada e acompanhada pela “lira”, um instrumento musical típico da Grécia. Por isso, a poesia é classificada como pertencente ao gênero lírico da literatura.
Mas, o que é ser Poeta?
Vários poetas e poetisas tentaram definir o que é ser poeta dessa forma:
Platão – “Todo homem é poeta quando se apaixona”.
Florbela Espanca – “Ser poeta é ter cá dentro um astro que flameja; é também amar uma pessoa; e é amar-te assim perdidamente”.
Fernando Pessoa – “O Poeta é um fingidor/ Finge tão completamente / que chega a fingir que é dor/ a dor que deveras sente”.
Fayga Ostrower – “Ser poeta é ter a capacidade de sintetizar e resumir. Só os poetas podem condensar a experiência humana, e isso não passa pelo intelectual”.
Tiago Lins – “Ser poeta é mais que entender, é mais que sentir; ser poeta é ser você; ser poeta é ser eu; ser poeta é escrever com um dom que Deus me deu”.
Nilton Manoel – (Academia Brasileira de Poesia) “Aquele que faz poesia / Sabe que a glória é completa; / Ninguém aposenta o dia / de trabalho do poeta”.
Sigmund Freud – “Aonde quer que eu vá, eu descubro que um poeta esteve lá antes de mim”.
Otto Lara Resende – “O poeta é capaz de ver pela primeira vez o que, de tão visto, ninguém vê”.
André Chénier - “Ser poeta não é querer se exibir, é apenas uma forma de estar comigo mesmo. A arte apenas faz versos, só o coração é poeta”.
José Ortega Y Gasset- “O que distingue um grande poeta, é o fato dele nos dizer algo que ninguém ainda disse, mas que não é novo para nós”.
Cecília Meireles – “Um poeta é sempre irmão do vento e da água: deixa seu ritmo por onde passa”.
Charles Baudelaire – “O poeta é como o príncipe das nuvens. As suas asas de gigante não o deixam caminhar”.
José de Alencar – “O cidadão é o poeta do direito e da justiça; o poeta é o cidadão do belo e da arte”.
Mário Quintana – “Ser poeta não é apenas dizer grandes coisas, mas ter uma voz reconhecível dentre todas as outras”.
Antônio Brás Constante – “Ser poeta é misturar sabores, é temperar frases com um gostinho de poesia”.

Por fim, para terminar estas definições do que seja um poeta, podemos citar o poeta natalense Marcelo Navarro Ribeiro Dantas: “O poeta é um viajante do verso. Cavaleiro do universo”.
E assim, poderíamos escrever mil e uma definições do que seja um poeta. Todas elas tocam o coração da gente. Mas, a que mais me encantou foi a de uma música do grupo musical “Fundo de Quintal”, que diz assim: “Ser poeta é, pegar na caneta / e com muita calma / colher a semente do peito e da alma / Depois semear em folhas de papel”.

Acredito que todas as pessoas, ou mesmo todos os poetas, tem um poeta, ou uma poesia preferida.  Eu, por exemplo gosto muito de Cora Coralina, Cecília Meireles, Vinícius de Morais, Carlos Drumond de Andrade, Fernando Pessoa, Mario Quintana, etc. A minha poesia preferida é “Motivo” de Cecília Meireles; “Eu canto porque o instante existe / e a minha vida está completa. / Não sou alegre, nem sou triste: Sou Poeta”.

Segundo Rivaldo Cavalcante, a palavra que mais emociona os poetas é a palavra SAUDADE, e lembra a poesia de Cassimiro de Abreu “Meus oito anos”: “Oh! Que saudades que eu tenho, da aurora da minha vida...”

Nós Potiguares, podemos nos orgulhar do nosso Estado, pois é no Rio Grande do Norte onde se encontram grandes poetas, conhecidos e famosos, cada um com o seu estilo e sua riqueza poética. Entre eles podemos citar: Nísia Floresta, Auta de Souza, Sanderson Negreiros, Anchieta Fernandes, Zila Mamede, Nei Leandro de Castro, etc.


Enfim, Podemos dizer que DEUS é o maior poeta de todos os tempos. Há poesia em toda a criação humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário