10 de fevereiro de 2014

Macau e suas belezas naturais

O Rio Grande do Norte é conhecido pelas suas belezas naturais que atraem milhares de turistas. Mas o Estado não se restringe só as paisagens dos seus litorais de norte a sul. O RN é admirado pelos municípios que possuem, com seus valores culturais, econômicos e sociais. Um destes municípios é Macau, cidade nascida no dia 2 de Outubro de 1847 e que é banhada pelo rio Açu e cercado por ilhas, praias, mangues e gamboas. É o maior produtor de Sal do país e um dos maiores do mundo. Destaca-se, também, na produção de pescado, tanto de água doce quanto de salgada. Abrigam pirâmides de sal marinho, as famosas salinas; cata-ventos gigantes, velhos casarões e belas praias.
O seu acesso Rodoviário é pela BR-406 e RN-118 e fica a 178 Km de Natal. O município teve suas origens no início do século XIX, quando ainda era conhecida por ilha de Manoel Gonçalves, região já colonizada para a produção de sal.  Os Portugueses viviam no lugar, porém em 1829, tornando-se impossível a permanência destes habitantes na ilha, em função do avanço das águas, decidiram então transferir-se para um outro lugar, escolhendo a ilha localizada na foz do rio Assú-Piranhas, denominada de Macau. Seu nome vem da palavra chinesa A-MA-NGAO, que significa Abrigo ou Porto de Ama, deusa dos Navegantes. Também foi batizada com este nome em razão da sua localização geográfica no rio Piranhas.
A cidade se destaca em vários setores culturais e sociais. Na área literária, desde 1998, foi fundado um movimento cultural e literário denominado ICEC — Imperial Casa Editora da Casqueira — sendo este idealizado pelo sociólogopoeta e escritor Benito Maia Barros, que faleceu em Dezembro de 2010. A ICEC surgiu como forma de superação da falta de incentivo governamental às obras literárias; já foram lançados mais de quinze livros, entre prosa, contos, poesias e história. É um dos maiores movimentos literários do Rio Grande do Norte.
Macau tem na cultura e literatura do RN nomes expressivos de poetas e escritores conhecidos, como o jornalista, Vicente Serejo; Gilberto Avelino - In Memorian (radicado em Macau, nasceu na cidade do Assú); João Vicente Barbalho; Alfredo Neves, - radicado em Macau, nasceu na cidade de (Teófilo Otoni), Getúlio Moura; Benito Maia Barros; João de Aquino (é também museólogo); Sebastião Maia (Tião Maia); Horácio Paiva, Daniel Násser, nascido em Macau e criado na comunidade litorânea de Diogo Lopes (romances de realismo fantástico) e muitos outros.
No setor de turismo as principais atrações são o Farol de Macau, com 11 metros de altura e alcance luminoso de 12 milhas náuticas. Tem também o famoso Obelisco da Independência, construído em 1922, feita para comemorar o I Centenário da Independência do Brasil, que fica localizado na Praça da Conceição. Outro ponto que atrai turista é a Igreja da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, construída no século XVII com uma belíssima arquitetura. Possui ainda os museus do Carnaval Colo e o Museu José Elviro. Macau é conhecido também pelas suas belas praias , como Camapum, Barreiras e Diogo Lopes, consideradas como paraísos ecológicos, ainda inexploradas que podem ser alcançados por estradas asfaltadas ou em passeios de barcos.
A Praia de Camapum fica entre a Ilha do Alagamar, e despontou na década de 90 como a melhor do município, tendo como grande atrativo a Vaquejada de Praia – única no Brasil – que se realiza anualmente no mês de julho, no Parque de Vaquejada “Flávio Sá”. Onde também acontece concentração de foliões durante todo o período de Carnaval. Concentração essa que conta com um palco armado para levar alegria e descontração tanto para o povo macauense como também para os turistas e visitantes em geral. Praia de Barreiras, distrito do município de Macau, é típica de pescadores, com a beleza natural de suas camboas. Diogo Lopes,sendo um dos distrito do município de Macau de maior população, caracterizado como Praia de pescadores e conhecida por possuir belas visitas naturais.
Na área musical se destacaram a nível nacional cantores como Gilson Vieira da Silva, autor e intérprete da música Casinha Branca, que fez parte da trilha sonora da novela da rede Globo Marrom Glacê em 1978. Outro nome é de Paulinho de Macau, que ganhou um Disco de Ouro quando vendeu mais de cem mil cópias do último trabalho. O sucesso de “Nega do Bole Bole” nas rádios extrapolou as fronteiras do Rio Grande do Norte e o fez o macausense se apresentar em diversos programas de televisão de boa audiência como em Xuxa, Os trapalhões , Gugu e Sergio Malandro
A trajetória musical de Gilson começou na própria cidade Macau aos 11 anos de idade. Quando adolescente viajou para o Rio de Janeiro onde começou a surgir para o reconhecimento do publico brasileiro em 1978, como cantor e músico profissional. Seu primeiro sucesso foi “Casinha Branca”, ficou cerca de um ano nas paradas de sucesso e sendo a música de maior execução nas rádios do Brasil inteiro. O sucesso teve regravação não só no Pais como no exterior, com vendagem de 500 mil cópias- disco de ouro e platina.
Gilson teve ainda várias outras obras constando nas trilhas de novelas como Cabocla com a musica “Andorinhas” e na novela Plumas e Paetês com “A Mesma Porta”. Ti ti ti “Não diga nada” e na novela Brilhante teve a musica “ Old Phonagrafe” versão de Casinha Branca em inglês por Jim Capaldi. Em 1981 o macauense lançou Vitrine, seu segundo disco, com várias de suas composições. Entre os anos de 1982 e 1986 ele firmou-se como compositor , na voz de vários artistas consagrados como Adriana, Ronnie Von, Wanderléia, Rose Mary, Cátia, Conrado, Martinha, Vanusa , Renato e Seus Blue Caps, Wando entre outros. Foram mais de dez anos de sucessos como compositor, tendo inclusive uma musica gravada por Roberto Carlos “Um mais Um” e também como cantor romântico.
Outro nome da musica é Paulo Ferreira do Nascimento, mais conhecido como Paulinho de Macau, que no dia 26 de outubro de 1990 morria tragicamente em Natal. Ele era um artista popular, classificado como cafona, sempre aparecia com sua calça com o fundo batendo no joelho. Tinha composições próprias, melodias com uma mistura de ritmos caribenhos, calipso, reggae e forró resultaram em um swing . A morte prematura do cantor foi uma perda irreparável para frágil circuito musical do Estado. Paulinho de Macau ficará sempre na lembrança da população Norte-Riograndense.

Macau possui no seu calendário cultural diversos eventos como, a Festa de São Sebastião, que se realiza na praia de Barreiras todos os anos no dia 20 de Janeiro. Ainda tem o Festival de Música, que acontece 15 dias antes do Carnaval. A Festa das Flores é realizada sempre na ultima semana de Maio, assim como Diofo Fest Folia. Intervenção Cultural, acontece nos meses de  Junho a Setembro de cada ano. As Festas Juninas são nas datas de  20 a 29 de Junho, enquanto a Vaquejada de Praia, se realiza na: 2ª Semana de Julho. Já a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, se realiza no dia 15 de Agosto e a Festa do Sal e do Reencontro nos dias, 1º a 9 de Setembro. Tem ainda a Festa de Nossa Senhora da Conceição, que acontece no dia  8 de Dezembro, em homenagem a Padroeira da cidade.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário