24 de julho de 2013

Um Potiguar de 40 Anos


Salete Pimenta Tavares

          Quarenta anos de uma história que teve início na cidade de Cruzeta, região do seridó potiguar, com o senhor Leôncio Etelvino de Medeiros, homem com uma grande visão empreendedora de comércio, embora, sem muito estudo, tenha aprendido a ler e a escrever num tempo restrito de mais ou menos três meses de aprendizado.
Em 1958, Seu Leôncio deixou sua cidade natal e veio morar, com sua esposa e dez filhos, na capital potiguar. Chegando a Natal deu início à sua vida de comerciante, com a abertura de uma mercearia no Antigo Mercado Público Municipal – local onde hoje funciona a agência do Banco do Brasil da Cidade Alta, centro de Natal -, cujo prédio abrangia mais de 100 pontos comerciais no seu interior, sendo cinco deles pertencentes ao Senhor Leôncio. Durante seis anos ele foi adquirindo experiência na área do Varejo, juntamente com seus filhos que o acompanhavam no trabalho diário. Nessa época meu pai Reinaldo Pimenta era freguês de seu Leôncio, semanalmente fazendo suas compras de alimento, material de limpeza, entre outras. Mas, numa trágica noite de 1965, num sábado de carnaval, um incêndio destruiu totalmente o Mercado Público, levando à falência, diversos comerciantes do local. Segundo a família de Seu Leôncio, quase tudo foi perdido com o incêndio, mas restou a força de vontade e das cinzas o desafio: “recuperar o prejuízo e capitalizar uma nova empresa”. Surgiu então o Armazém Medeiros, no bairro do Alecrim, e em cinco anos duas grandes lojas foram construídas: uma no bairro de Petrópolis, em 1975 e outra em Lagoa Nova, em 1977.  Nem o falecimento do patriarca da família, Seu Leôncio, em 1977, pôs fim a trajetória de sucesso das suas lojas, pois segundo o seu filho Manoel Etelvino de Medeiros, Diretor Presidente da Empresa, seu pai sempre dizia: “eu faço o alicerce e vocês constroem a casa”. Seu Leôncio sempre ressaltou a importância da união na família, dizendo com sua sabedoria de agricultor: “é fácil quebrar uma vara. Mas um feixe de lenha não se consegue quebrar”.
O certo é que a visão inovadora de Seu Leôncio, lançada há mais de quarenta anos, rende frutos. Hoje já são sete lojas de Varejo espalhadas por toda a capital, uma no Atacado e mais de 2.750 colaboradores.
Estamos falando do “Supermercado Nordestão”, esse aniversariante que ao completar 40 anos, vem ocupando um lugar de destaque, não só no nosso Estado, mas em todo o Brasil, pois segundo dados da “Associação Brasileira dos Supermercados” (ABRAS), “o Nordestão figura como a 30ª maior rede de supermercados do país, se tornando em líder absoluto de vendas no varejo do Rio Grande do Norte”. (v. Revista E&M Especial – outubro de 2012).
O Nordestão é, talvez, o único supermercado que distribui prêmios através de sorteios. É o famoso Show de Prêmios Nordestão, que ao longo de 12 anos já premiou mais de 600 clientes, com carros, televisores, máquinas de lavar, casas, motos, computadores, notebooks, cartões Itaucard, bolsas de estudo, entre outros. Além dos prêmios, o Nordestão ainda oferece aos clientes palestras de orientações, dentro do Programa Alimentos Seguros, com a função de esclarecer o consumidor sobre os cuidados com o manuseio dos produtos, o armazenamento desses alimentos, etc. Das dez empresas potiguares que atuam na área de alimentos e bebidas, que receberam do SENAC o Prêmio de Excelência em Qualidade e Segurança dos Alimentos, o Nordestão figura como a primeira rede de supermercados do Brasil, certificada pela PAS (Programa de Alimentos Seguros), e já recebeu a premiação pela quinta vez consecutiva.
Mais uma qualidade do Nordestão se refere ao meio ambiente, pois essa empresa foi a primeira rede de supermercados do Rio Grande do Norte a se preocupar com a preservação do meio ambiente, principalmente com a reciclagem do lixo e suas conseqüências, adotando o uso de sacolas oxibiodegradáveis, as quais se desintegram num período de 06 a 18 meses ao serem descartadas. Quanto à melhoria e qualidade de vida dos natalenses, o Nordestão ainda oferece diferentes ações sociais e comunitárias, como o “Cidadão Nota Dez”, doação de livros e material didático, inclusão social de pessoas com deficiência, e o programa Ginástica Matinal, estimulando a prática de exercícios e uma vida mais saudável para o povo potiguar. Daí a existência de um quadro de funcionários com mais ou menos 2.750 atuantes, alguns com 20, 25, 30 e até 40 anos de empresa. Cerca de 20% desses funcionários têm mais de 10 anos.
De acordo com toda a história do Nordestão, o segredo do sucesso vem de uma empresa familiar, onde a união, organização, planejamento e, principalmente boas práticas de governança corporativa se faz presente, resultando num crescimento, fortalecimento de sua atuação e disposição para enfrentar mais quatro décadas.
Enfim, só temos que agradecer à “Família Nordestão”, da qual faço parte como cliente, tendo herdado esta presença na empresa deste meu pai, como já ressaltei num dos parágrafos acima, parabenizar e desejar que essa empresa, através de seus diretores, continue com essa marca de pioneirismo, profissionalismo, dedicação, responsabilidade, união e modernidade, valorizando cada vez mais a nossa terra, “a terra da gente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário