16 de junho de 2013

Descobertas e Invenções que Transformaram o Mundo



Salete Pimenta Tavares

          O homem, ultimamente, tem feito grandes progressos no campo das ciências. Há alguns anos atrás, o mundo pouco diferia do que era no tempo de Cristo, ou, antes dele. Mas, de repente, no século dezoito, deu-se início às invenções no terreno das ciências, e sua rápida multiplicação resultou em grandes descobertas das quais citamos algumas. Com o gás de iluminação criado em 1798 (século XVII), o século dezoito entrou com novos inventos surpreendendo, a cada momento, o mundo. Entre eles estão: navio a vapor, 1807; endoscópio, 1808; locomotiva, 1814; transfusão de sangue, 1818; extintor de incêndio, 1820; fotografia, 1826; telégrafo, 1837; carro elétrico, 1842; máquina de escrever, 1843; bateria recarregável, 1859; fotografia colorida, 1861; telefone, 1876; luz elétrica, 1878; escada rolante, 1891; impressão digital, 1892; automóvel, 1893; projetor de cinema, 1895; radiografia (raio X), 1895; secador de cabelo, 1896; aparelho auditivo, 1898; aspirina, 1898.
Mais um século chega trazendo novas descobertas. A invenção do rádio foi a primeira entre todas as invenções principais deste período de 100 anos (1901- 2000). Em 1906, o avião (Santos Dumont); o telefone sem fio em 1915; a televisão em 1928; a energia atômica em 1942 e mais o helicóptero, o rádio telescópio, o robot, o radar, o microscópio eletrônico, a bomba atômica, a energia nuclear, os discos compactos, o zepelin, a caneta esferográfica, etc. No campo da medicina foi descoberta a vacina contra a poliomelite, os antibióticos, a quimioterapia, etc.
Quando começou a segunda metade do século XX, o incansável espírito do homem enfrentava seu maior desafio. Na Terra ele já havia cruzado as últimas fronteiras: escalado o Everest, explorado as desoladas vastidões polares, descido às profundezas do oceano. Restava-lhe apenas uma caminhada em busca da aventura e do conhecimento: a conquista da Lua e dos mundos distantes. Esse novo mundo que se abriria partiu de um homem chamado Galileu Galilei, natural de Pádua, Itália, que em 1610 inventou um longo tubo (luneta) apontado para o céu, o conhecido telescópio. Através desse aparelho Galileu multiplicou a capacidade de aumentar os objetos vistos à distância, de sete para quase mil vezes, facilitando dessa forma o preparo de mapas dos campos celestes, principalmente o da Lua, pois o desejo de alcançá-la estava vibrante nas idéias dos cientistas. Não demorou muito e o homem chegou à lua. Iniciou sua caminhada através do Sputnik I, um aparelho russo que subiu ao céu no dia 04 /10 /1957. Depois veio os americanos com o seu Explorer I, que partindo no dia 31 / 01 /1958, colocou os americanos na corrida pelo espaço. Continuando essa travessia, em junho de 1983, o ônibus espacial norte-americano “Challenger” levantou vôo para uma missão de seis dias em órbita da terra, levando a bordo Sally Ride, de 32 anos, a primeira mulher norte-americana a subir ao espaço. Também em junho de 1983, o “Pioneer 10” tornou-se a primeira nave feita pelo homem a deixar o sistema solar, provando que a viagem a outros planetas era possível. No dia 20 de julho de 1969, o homem já pisara na lua, através da nave chamada “Eagle” (Águia), comandada pelos astronautas americanos Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins, sendo Armstrong o primeiro a pisar na lua. Uma das coisas que ele falou foi que a superfície da lua era fina como a de um talco escuro. E depois a frase que ficou famosa: ”Um pequeno passo para um homem, um gigantesco salto para a humanidade”. Depois de hastearem a Bandeira Americana deixaram a seguinte mensagem, em uma placa de metal: “Aqui homens do planeta terra pisaram na Lua pela primeira vez. Nós viemos em paz, em nome de toda a humanidade”.
Atualmente, no século XXI, o que se vê através de inúmeras pesquisas, são novos inventos, novas descobertas que nos surpreendem a cada momento.
Em 2001, nos Estados Unidos foram criadas as primeiras células-tronco embrionárias.
Em 2002, cientistas norte-americanos, japoneses e italianos detectaram neutrinos cósmicos e fontes de raio X cósmicos.
Em 2003, cientistas norte-americanos descobrem como a água e sais minerais são transportados através das membranas.
Em 2004, foram criados nos Estados Unidos novos tipos de sites de busca, o Orkut e o Facebook.
Em 2005, cientistas norte-americanos e franceses desenvolvem a metátese, método de reação química que revolucionou a síntese de compostos orgânicos, possibilitando a produção de novos remédios.
Em 2006, cientistas escoceses e ingleses fizeram a primeira clonagem de um animal, produzindo a ovelha Dolly.
Em 2007, foi criado outro excelente site de busca computacional: o Twitter.
Em 2008, surge nova tecnologia para a recepção de filmes em casa; o Blu-Ray, com imagem perfeita.
Em 2009, cientistas norte-americanos, indianos e israelitas levam a efeito estudos sobre a estrutura e as funções dos ribossomos – que são encarregados da produção de proteínas que controlam a química de todos os organismos vivos.
Em 2010, o bioquímico norte-americano Jonh C. Wenter criou a primeira célula sintética.
Em 2011, a partir de observação de supernovas, pesquisadores norte-americanos descobriram que o rítmo de expansão do Universo está acelerando, e não diminuindo, como se acreditava.
Em 2012, foi inventado nos Estados Unidos o aparelho de TV sem controle, porque é equipado com câmera e microfone robóticos, que captam e interpretam fala e movimentos do expectador a sua frente, que o comanda pela voz e gestos.
Em 2013, nos Estados Unidos, o cientista Miguel Nicolelis criou uma linha de pesquisa que coloca em comunicação, através de meio eletrônico na Internet, cérebros de dois ratos situados a milhares de quilômetros de distância.
O certo é que essas invenções estupendas, esses progressos científicos notáveis, estão conduzindo a uma era de maravilhas científicas sem paralelo. No entanto, o escritor Billy Graham, no seu livro “O Mundo de Amanhã”, diz o seguinte: “O planejamento desse futuro fabuloso, apresenta uma falha fatal! É materialista, secular e humanista, não leva em conta a doença moral do homem e deixa pouco lugar para Deus”. Roosewelt disse certa vez: ”Quando educamos um homem intelectual e não moralmente, preparamos uma ameaça à sociedade”. Segundo as Escrituras, Deus determinou que a ciência se multiplicasse na consumação dos séculos, junto com o programa divino, que é a pregação do Evangelho em todo mundo. Será que essa rápida multiplicação da ciência não é também, um dos muitos sinais que deveriam anunciar a proximidade do fim? Será que essa inteligência do homem, que é dada por Deus, o faz acreditar que o progresso humano está avançando por seu próprio esforço? No entanto, o que se sabe é que por mais adiantado que seja o progresso de qualquer geração, se ela negligenciar sua vida espiritual e moral ela se desintegrará.
Agora, o que não se pode negar é que essas invenções transformaram o mundo, tornaram as coisas mais fáceis, e em sua maioria, a gente não pode imaginar a nossa vida sem elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário