9 de julho de 2021

Belas praias no RN

 


Praia de Pirangi           
            Em Pirangi do Norte fica localizada o maior cajueiro do mundo, uma árvore gigante localizada  a doze quilômetros ao sul de Natal. A árvore cobre uma área de aproximadamente 8500 m², 1 com um perímetro de aproximadamente 500 m e produz cerca de 70 a 80 mil  cajus  na safra, o equivalente a 2,5 toneladas. O seu tamanho é  equivalente a 70 cajueiros. O cajueiro teria sido plantado em 1888 por um pescador chamado Luís Inácio de Oliveira; falecido com 93 anos de idade, sob as sombras do cajueiro.
             O crescimento da árvore é explicado pela conjunção de duas anomalias  genéticas. Primeiro, em vez de crescer para cima, os galhos da árvore crescem para os lados; com o tempo, por causa do próprio peso, os galhos tendem a se curvar para baixo, até alcançar o solo. Segunda anomalia: ao tocar o solo, os galhos começam a criar  raízes, e daí passam a crescer novamente, como se fossem troncos de uma outra árvore. A repetição desse processo causa a impressão de que existem vários cajueiros, que na realidade trata-se de dois cajueiros.
            O tronco principal divide-se em cinco galhos; quatro desses galhos sofreram a alteração genética, e criaram raízes e troncos que deram origem ao gigantismo da árvore. Apenas um dos galhos teve comportamento normal, e parou de crescer após alcançar o solo. As raízes do cajueiro podem chegar a 10m de profundidade. Em 1955 a revista O Cruzeiro definiu o fenômeno como uma "sinfonia inacabada" de galhos lançados em progressão geométrica. Em 1994, o cajueiro entrou para o Guiness Book, livro de recordes. Atualmente existe um mirante no próprio cajueiro que é muito frequentado por turistas. Lá de cima, se tem uma visão panorâmica do cajueiro e também  da praia de Pirangi do Norte.
            Já Pirangi do Sul também é conhecida como Pirambúzios, por ser vizinha a praia de Buzios. Pirangi do Sul é uma uma praia considerada com banho calmo, ondas fracas, cercada por recifes e menos urbanizada. Na maré baixa, os bancos de corais formam ilhas e piscinas naturais a um quilômetro mar a dentro, chamado de Parachos de Pirangi. Proporciona um espetáculo maravilhoso da natureza, que é visitado por lanchas particulares e barcos da Marina Badauê, que organiza passeios diários com os turistas. No verão outra caracteristica da  praia, é que fica sendo muito procurada para a prática de esportes náuticos e pesca.

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário