4 de abril de 2018

Natal já exportou mestre em mergulho





                                                                   Roberto Alves

Anchieta Fernandes

        A palavra “esporte”, segundo o “Almanaque Abril 2010”, “vem do inglês sport, simplificação de disport, absorvido do francês déport, que significa passatempo, recreação, prazer, lazer. Esporte é toda prática competitiva ou recreativa, baseada geralmente em atividade física, individual ou de equipe.” É dentro do sentido de recreação, de lazer, que incluímos aqui esta matéria sobre a prática do mergulho. Entendido não propriamente com um dos significados que o Aurélio lhe deu em 1993.
         Ou seja, mergulho não é somente “em natação, ação de lançar-se à água, de grande altura e em variadas posições” (v. o “Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa”, Editora Nova Fronteira, 1993); mergulho, pode ser ampliado do parâmetro da natação, e ser o “entrar na água a ponto de ficar coberto por ela” (v. o referido dicionário). É, a nosso ver, um esporte bem bonito e compensador, promovendo o encontro do ser humano com os maravilhosos animais das águas profundas (seja de mar ou de rio).
         Já teve um praticante natalense, mas atuando em outros países, já que no Brasil não se tem uma tradição maior de viagem aos ambientes revelados filmicamente por Jacques Cousteau. Segundo reportagem do suplemento “DN Hoje”, Roberto Alves, ex-jogador de basquete da seleção juvenil do Rio Grande do Norte, e ex-aluno do Marista e do Colégio Universitário, fez o curso de Mestre em Mergulho na South West Texas Unoversal, dos Estados Unidos (v. “DN Hoje”, 08/12/1979).
         Em janeiro de 1977, ao ir para os Estados Unidos fazer um curso de inglês, “descobriu o mar como um universo de trabalho fascinante, capaz de encantar os olhos e o espírito.” Em março de 1978, retornou aos USA para fazer um Curso Avançado de Mergulho, o que lhe permitiria conseguir o Master – o Mestrado em Mergulho. Segundo a reportagem do suplemento da época, do Diário de Natal, em média Roberto realizava 40 horas de mergulho por semana, em profundidades que variavam de 10 a 40 metros. Mergulhava no México, Honduras etc.
         Estava especializando-se em fotografia submarina, desde então muito requisitada pelas universidades para fins de pesquisas sobre a flora e a fauna marinhas. Num sentido de trabalho científico em prol da vida, pois – como explicou Roberto à reportagem do jornal na época – no Brasil como em várias partes do mundo o mergulho é usado para depredação da flora e da fauna marinhas, o que os americanos chamam “os assassinos do mar”.
          O objetivo de Roberto Alves, ao começar a praticar mergulho era outro. Era conhecer e salvar a fauna e a flora marinhas. Recuperar peças de navios afundados (como se faz há muitos anos em relação ao Titanic) ou de povos milenares que viveram às margens de rios; e ter o privilégio estético de contemplar o movimento das cores (“Embaixo dágua as cores vão desaparecendo de acordo com as profundidades. A partir de uma determinada profundidade tudo fica azul, porque é a única cor filtrada pelas águas”).
         A reportagem do “DN Hoje” encerra com este perfil do Roberto Alves da época: “Com 25 anos, barba espessa, alto e falando pausadamente, Roberto é o menino dos blocos de carnavais da Rodrigues Alves; do carrão incrementado; dos jogos de basquete e das brincadeiras na cidade. O menino que se prepara para ser mestre em mergulho e para ostentar o título, no futuro, de mergulhador dos sete mares.” Não sabemos se a profecia se cumpriu, mas o fato incontestável é que um natalense foi destaque em mergulho há anos atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário