20 de fevereiro de 2018

Cinemas de Natal – Filmes que eu assistí




Salete Pimenta Tavares

         O meu interesse pela chamada “Sétima Arte” vem de anos atrás. Mesmo tendo nascido e vivido, até minha adolescência, na cidade de Caraúbas-RN, onde, na época não existiam cinemas, televisão, nenhum aparelho que pudesse transmitir um filme, eu procurava ler, com um mínimo de livros, de revistas ou jornais existentes na cidade alguma coisa que falasse sobre cinema, e ainda ouvir algum programa de rádio que tratasse desse assunto.
        Quando minha família veio fixar residência aqui em Natal, uma das minhas preocupações era me informar sobre filmes, e procurar as casas de espetáculos cinematográficos para poder usufruir dessa arte, um dos mais importantes meios de comunicação. Os cinemas existentes em Natal nessa época eram: “Cine Nordeste” na Avenida João Pessoa, “Cine Rex” na Avenida Rio Branco, “Cine Rio Grande” e “Cine Poti” na Avenida Deodoro da Fonseca e “Cine São Pedro”, no Alecrim. Mais tarde foi inaugurado o “Cine Panorama” no bairro das Rocas.
        A nossa chegada em Natal deu-se no dia 21 de abril de 1960, dia este onde se comemorava em todo o país a inauguração de Brasília, construída no Planalto Central do Brasil para ser a sede do Governo Federal. Logo no dia 08 de maio desse mesmo ano, fui assistir no Cine Rio Grande, o filme “Stefanie”, um gênero comédia-romance, sob a direção de Josef Von Baki, cuja protagonista tinha o mesmo nome do filme.
       Eu gosto de filmes do gênero romance, mas, mencionando vários filmes de outros gêneros a que assisti em Natal, demonstro que não sou avessa a outros gêneros.  Já no dia 14 desse mesmo mês, fui assistir no Cine Nordeste o filme “Garota Enxuta”, (Chanchada Nacional), no dia 22, no Cine Rex, “Saeta o Canto do Rouxinol” e no dia 29, também no Cine Rex, o filme “Tua Para Sempre”. Daí, passei a ser uma expectadora assídua nas salas dos cinemas. Anotava todos os filmes assistidos, colocando dia, mês, ano e o local de sua exibição.  
      De maio de 1960 até outubro de 1972, foram 698 filmes assistidos e anotados, pois a partir dessa data, apesar de continuar assistindo filmes, não houve mais registros. Muitos foram os filmes bons que eu assisti (comédia, romance, suspense, históricos, etc.), entre eles vale à pena citar alguns: “Meu Tio”, onde o cineasta Jacques Tati fez uma crítica à modernidade, tendo poucos diálogos e muita sutileza; venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e o Prêmio Especial do Júri, num desses Festivais de Cinema de Cannes. “Orfeu do Carnaval”, na época apontado como um dos filmes mais polêmicos já feitos.
      A série “Sissi”, “Sissi a Imperatriz” e “Sissi e seu Destino”, três filmes sobre a vida da Imperatriz Elisabeth da Áustria, tendo como protagonista a atriz Romy Schneider. “As Férias do Senhor Hulot”, um ótimo filme, tendo o mesmo Jacques Tati como ator e diretor. “O Grande Ditador”, um filme belíssimo de Charles Chaplin; nesse filme ele faz o chamado “O Último Discurso”, onde incentiva o povo para lutar pela liberdade e por um mundo novo.
     Outro filme de Charles Chaplin, “Luzes da Ribalta”, tanto o filme como a música, que tem o mesmo nome, são belíssimos. “Suplício de uma Saudade”, considerada uma das mais lindas e famosas histórias de amor das telas cinematográficas. E mais, “Testemunha de Acusação”, “O Vento não sabe Ler”, “A Balada do Soldado”, “O Sol por Testemunha”, “E o Vento Levou”, “Se meu Apartamento Falasse”, “Amor, Sublime Amor”, “A um Passo da Eternidade”, “Um Lugar ao Sol”, “A Princesa e o Plebeu”, “Doutor Jivago”, “Romeu e Julieta”, “Bonequinha de Luxo”, “O Último Tango em Paris”, “Um Homem e uma Mulher”, “O Maior Espetáculo da Terra”, “Por Quem os Sinos Dobram”, “A Bela da Tarde”, “Quando Setembro Vier”, “Candelabro Italiano”, “Assim Caminha a Humanidade”, “Ao Mestre com Carinho”, “A Noviça Rebelde”, “A Pantera Cor de Rosa” e “O Professor Aloprado”.  Do mestre Alfred Hitchcook, “O Homem que Sabia Demais”, “Marnie, Confissões de uma Ladra” e “Um Corpo que Cai”, considerado a obra prima desse diretor. Os faroestes, “Os Brutos também Amam”, “A Árvore dos Enforcados”, “A Face Oculta”. Os históricos, “Os Dez Mandamentos”, “Bem-Hur”, “A Bíblia”, “Cleópatra”, “Sansão e Dalila”, “O Evangelho Segundo São Mateus”, “Paixão de Cristo”, “El Cid”, etc.
    Os brasileiros, “Independência ou Morte”, “Baía de Todos os Santos”, “Deus e o Diabo na Terra do Sol” e “O Pagador de Promessas”, um drama escrito e dirigido por Anselmo Duarte; este filme foi indicado como o Melhor Filme Estrangeiro no Festival de Cannes (França 1962) e Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cartagena (Colômbia 1962). Alguns da Série 007, outros tendo Roberto Carlos como protagonista do filme e outros ainda, inesquecíveis como: “Zorba o Grego”, um clássico maravilhoso com uma atuação impecável do ator Anthony Quinn; “A Ponte do Rio Kwai” vencedor de 07 Óscares; “Laurence da Arábia” venceu nas categorias: melhor filme, melhor diretor, melhor fotografia, melhor trilha sonora e melhor direção de artes. E tantos outros como “O Último Imperador”, “A Lista de Schindler”, “A Casa de Chá do Luar de Agosto”, “Os Girassóis da Rússia”, “Descalços no Parque”, “As Sandálias do Pescador”...
      Com a chegada da televisão, nos anos 60, a exibição de filmes nos cinemas foi diminuindo, uma vez que, essa exibição podia ser vista em casa, de graça, evitando o deslocamento da família até as salas dos cinemas. Atualmente com os novos e modernos “shopyngs”, o cinema voltou a atrair o público com uma imensa variedade de filmes apresentados, com salas de espetáculos lotadas e criando também um novo tipo de expectador


Nenhum comentário:

Postar um comentário