16 de fevereiro de 2017

Histórias em quadrinhos made in Natal!

Por Milena Azevedo*

    A produção de quadrinhos papa-jerimum vem ganhando novo fôlego com o surgimento de uma nova geração de quadrinistas. Entre desenhistas, roteiristas, arte-finalistas e coloristas, há pelo menos duas dezenas de artistas dedicados à produção de HQs no Estado. E esse pessoal não está pra brincadeira. É o que você vai ver nesta matéria especial.
O GRUPEHQ E A MATURI
   Até onde se sabe, a história dos quadrinhos em Natal começou a ser escrita em 1971. Nesse ano, desenhistas, ilustradores, roteiristas e colecionadores potiguares se uniram e fundaram o Grupo de Pesquisa de Histórias em Quadrinhos (Grupehq). Fruto dessa junção de talentos, nasceu a revista Maturi, que depois de algumas idas e vindas, em uma história que tem quase 40 anos, voltou a ser publicada com maior regularidade em 2010, em formato maior, com novo design, cor e histórias que falam da cultura potiguar - característica principal da HQ.
ROMPENDO FRONTEIRAS
   Potiguares que têm se destacado no cenário nacional e internacional. Gabriel  Actraiser está fazendo sucesso nos EUA. Além de ser um dos desenhistas da série em quadrinhos Aliens, da Dark Horse, também é responsável pela arte da revista Die Hard - Year One, quadrinhos sobre os primeiros anos do tira John McClane, do filme Duro de Matar. Wendell Cavalcanti está trabalhando em sete HQs norte-americanas, entre elas The Aadventures of Paula Peril, do Atlantis Studio, e The Invisible Scarlet O'neil, famosa personagem de tirinhas dos jornais norte-americanos da década de 1950, que está sendo repaginada pela New Legend Productions.    Williandi Albuquerque é um dos participantes da coletânea MSP + 50, segundo título em homenagem aos 50 anos de profissão do Mauricio de Sousa, pai da Turma da Mônica. Wanderline Freitas, Milena Azevedo e Wendell Cavalcanti tiveram HQs selecionadas para a revista Subversos, coletânea nacional que publica histórias com a temática “cotidiano urbano”.
   A heroína Cabala, criação de Miguel Rude e Lula Borges, teve aventuras publicadas na revista Grandes Encontros, coletânea de histórias com super-herois brazucas. A jovem Giovana Leandro é artista certificada internacionalmente pela Manga University (Faculdade de Mangá japonesa).
QUADRINHOS NA REDE
   Os quadrinistas também descobriram a internet como meio de dar visibilidade às suas produções K-ótica - Webcomic capitaneada por Marcos Guerra, conta com a participação dos desenhistas Victor Negreiro, Leander, José Denilson, César Silva e Jansen Baracho. Já saíram seis edições. Onde baixar: www.revistacatorze.com.brSOQ! (Só Quadrinhos!) - Revista virtual criada  pelos integrantes da ABAS/República dos Quadrinhos. Onde baixar: http://www.4shared.com/document/aRviEtwZ/soq_1.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário