1 de setembro de 2016

Em tempos de eleições: Qual é a cidade que queremos? E o nosso Patrimônio Cultural?

                                                                                                                             Travessa Pax
Luciano Capistrano
Professor da Escola Estadual Myriam Coeli
Historiador do Parque da Cidade


PAX

Travessa memória,
Patrimônio em perigo.
Travessa rocha, maresia,
Pé de moleque, caminho de um tempo perdido.
(Luciano Capistrano)


            O Patrimônio Cultural é um grande aliado das políticas de incentivo as atividades do turismo, segmento importante de nossa economia. Uma cidade não restrita a praias e sol, Natal, é dos poetas, poetisas, dos folguedos populares, dos Potiguara, Europeus, Africanos, são gestos e saberes herdados dos povos fazedores do hoje natalense.
            Insisto, mais uma vez, na questão da valorização e preservação dos vestígios dessas culturas, nativas e vindas do além mar, que aqui se encontraram, um encontro nada pacifico, é verdade, mas neste caldeirão cultural encontramos no Araruna, do mestre Cornélio, no Boi Calemba de Manoel Marinheiro, no Mamulengo de Chico Daniel, na Ginga com Tapioca de Dona Zefinha, nos saberes e fazeres das mestras e mestres artesãs das xilogravuras, dos cordéis, da escrita poética de Palmyra Wanderley, as pinturas de Newton Navarro, somos encontros e desencontros, para além do sol e mar, temos CULTURA.
            Nestes tempos de eleições, aproveitemos, façamos o diálogo das ideias, pensemos sobre nosso Patrimônio Cultural, afinal de contas, depositaremos nas urnas, em outubro, a cidade que queremos, e, uma cidade se faz com saúde, educação, emprego, moradia, mobilidade, ..., e, claro Cultura, a nossa identidade cultural é nossa digital enquanto povo, por isso faz necessário, incluirmos neste debate os caminhos e descaminhos de nossa política de preservação do Patrimônio Cultural.
            Pensar uma política de preservação do Patrimônio Cultural, não restrita as áreas centrais da cidade, tem de se ter um olhar sobre as áreas periféricas, ações voltadas para o grandioso, o espetáculo dos grandes festivais, mais uma ação efetiva com relação ao micro, aquele produtor de cultura das comunidades, sem esta ação pautada na diversidade dos segmentos culturais, apoiando intervenções culturais geograficamente democrática, assim, além de cultura, está-se fazendo política de segurança pública.
         Um dos obstáculos ao turismo cultural é a falta de cuidados com nossos espaços, potencialmente aptos para o desenvolvimento dessa atividade econômica. Como exemplo, cito as Praças, Gentil Ferreira, Padre João Maria, Praça Sete de Setembro, Praça André de Albuquerque, o Cemitério do Alecrim, as feiras, das Rocas, do Alecrim, de Nova Natal, os mercados, da Avenida Seis, de Petrópolis, da Redinha, enfim, Natal pode oferecer um leque imenso de opções para o turista, o problema é adequar este lugares ou melhorar o acolhimento e a urbanização destes espaços, transformando deste modo em lugares atrativos do ponto de vista do turista e especificamente daquele turista havido em conhecer os aspectos culturais do lugar que estar visitando.
            A antiga Ponte de Igapó, linda nas suas linhas moldadas no ferro, sobre o rio Potengi, um potencial lugar turístico, a espera, agonizando, por uma restauração, a exemplo também da Travessa Pax, com suas ultimas rochas, lembrando uma época em que a cidade de Natal conheceu suas primeiras ruas calçadas. Amigo velho, se o poder público, a sociedade civil organizada, não dialogar sobre estes “lugares de memórias”, tombaram um a um. Antes de outubro, façamos como foi feito com relação à Escola Estadual ATHENEU, organizemos uma grande abraço ao nosso Patrimônio Histórico e exijamos dos postulantes ao cargo de prefeito e de vereador, o compromisso de colocar na agenda o PATRIMÔNIO CULTURAL, sua PRESERVAÇÃO.
            Nestes tempos de eleições façamos os seguintes questionamentos: Qual é a cidade que queremos?E o nosso Patrimônio Cultural?
           

           

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário