Delmiro
Rocha
O
Folclore é uma palavra de origem inglesa, que significa: folk – o povo e lore –
conhecimentos. Sendo portanto, um conjunto de conhecimentos costumes, traços
culturais, de épocas passadas que sobrevivem mesmo depois de haver desaparecido
quase que completamente, o seu complexo cultural no qual emergiriam. Entreas
manifestações mais marcantes do folclore geralmente em todo o País, encontramos
“o bumba-meu-boi”, os “reisados”, “a capoeira”, e a literatura de cordel.
O
folclore como disciplina, da etnologia, foi criado em meados de 1846, pelo
inglês William Thoms. Essa palavra folclore por não possuir equivalente em
nosso idioma, foi feito uma adaptação, que se assemelhasse mais ao seu
verdadeiro conteúdo lógico.
FATOS FOLCLÓRICOS
Os
fatos folclóricos são geralmente classificados em seis grupos bastante
distintos e que poderão ser divididos em grupos: 1-Folclore poético: chamado de formas do cancioneiro popular,
romanceiro, refranceiro, e também advinhas; 2-Folclore narrativo: sendo encontrados nos Autos, lendas, contos, e
os famosos casos; 3-Folclore mágico:
são as mágicas propriamente ditas, como a religião, animismo, totemismo,
fetichismo, tebusismo e crenças; 4-Folclore
social: são as músicas, danças, festas, trajes e familiares; 5- Folclore linguístico; 6 - Folclore ergológico: manifestado em
forma de cerâmicas, alimentação, cestarias, ouriversária, rendas, bordados,
tecidos, habitação, imagens e transportes.
Os
estudos do folclore regional são feitos sobre áreas geográficas definidas com a
utilização e conceituação elaborada pelo folclore geral. O folclore é uma das
mais valiosas manifestações da criatividade do brasileiro. É consequência de
uma mistura de três raças tão diversas (o negro, o europeu e o índio
brasileiro), daí se vê o quanto o nosso folclore e tão rico e valioso e também
variado. Em cada região existe o seu próprio folclore, como manifestação
folclórica que se praticam no país inteiro.
MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS
Entre
as manifestações folclóricas mais conhecidas do povo,criadas com a intenção de
preservar o que tem de mais bonito existente na cultura popular como por
exemplo: 1-Manifestações folclóricas
infantis- são as canções de ninar, que eram cantadas originariamente, pelas
velhas e fiéis Mães-pretas dos engenhos para adormecer as crianças das sinhazinhas.
Nos livros de Monteiro Lobato, “O Sitio do Picapau Amarelo” encontramos um
exemplo bem marcante com Tia Nastácia, a contar e a cantar músicas e estórias
para Pedrinho, Emília e Narizinho; todos nós tivemos dessas Mães-pretas que nos
seus colos quentes nos cantaram canções de ninar.
2- Manifestações em formade Brinquedos -
entre os brinquedos encontramos, “as cirandas”, “Atirei o Pau no Gato”, “Dona
Canja”, “jogo de gude e de bilocas”, etc; Manifestações
de crendices: são as “Mulas sem Cabeça” (RS), caipora, saci-pererê,
lobisomem, e outros mais; Manifestações
em forma de Autos: são os maracatus (PE), cheganças (RN), cavalhadas,
congadas, batuques, bumba-meu-boi, marujadas, ararunas, moçambiques, e carurus
(AL); Manifestações em forma de cortejos-
são os Reisados, a festa do Divino, folias de Reis, escolas de sambas, futebol:
Manifestações em formade festa:
estão enquadrados como festas, o carnaval, o Natal (dias 24/25 de dezembro), Festas
de Santos Reis (seis de janeiro), São João e São Pedro (junho), e também o Santo
Antônio; Manifestações de artes e
técnicas- estão as cerâmicas, cestarias, rendas, artesanatos; Manifestações de Usos e Costumes: caça
e pesca, habitação, vestimentas, alimentação (negros), medicina popular, as
famosas “meisinhas”; Manifestações de
Mutirões- quando no preparo da terra e na colheita; Manifestações na linguagem popular- estão as mímicas, apelidos,
anedotas e desafios, trava-línguas, etc.
FUGURAS FOLCLÓRICAS
Entre
as figuras folclóricas mais conhecidas no contexto cultural popular,
encontramos, o Saci Pererê - era uma figura de um negro de uma perna só, com um
gorro vermelho na cabeça, que vivia na mata assustando a todos os passantes. O
personagem foi fartamente explorado nos livros de Monteiro Lobato, no Sitio do
Picapau Amarelo. Outro personagem do folclore brasileiro regional; o caipora,
um indiozinho que tinha os pés pra trás e que dava um grito agudo que provocava
loucura aos que ouviam; O lobisomem - um homem que nas noites de lua cheia, ou
nas noites de sextas-feiras se transformava em um lobisomem e passava a assustar
os passantes; Iara - era uma mulher, metade mulher e metade peixe, que surgia
nas águas do mar a encantar os homens navegantes. Boi bumbá ou Bumba-meu-boi -
são pessoas vestidas de “boi bumbá”, todo colorido e ao som de músicas
populares na época dos Reis Magos e do Natal, e outros personagens chamados de
Pai Mateus cavalo-marinho, caipora, a burrinha e o Padre; Negrinho do Pastoreio
- é uma personagem do folclore gaúcho, que fora um negrinho que trabalhava em
uma fazenda de um homem malvado, e que vivia a fazer traições com o mesmo, como
aquela que ele é obrigado a ir procurar um cavalo perdido na fazenda e como não
o encontrou foi açoitado e lançado em um formigueiro,
No
outro dia, foi encontrado ao lado da Virgem Maria todo iluminado, daí passando
a ser acreditado pelos gaúchos como uma crendice popular.
OUTRAS MANIFESTAÇÕES
O
frevo pernambucano que encantou a Mário de Andrade, devido a sal “leveza” e é
dançado por pessoas portando sombrinhas no Carnaval de Pernambuco. Existem
canções muitíssimo bonitas que já entraram para o folclore nordestino.
Encontramos compositores famosos com Capiba e tantos outros.
“Pernambuco
tem uma dança
Que
nenhuma terra tem,
Quando
a gente entra na dança,
Não
se lembra de ninguém,
“Quem
entra no frevo,
Não
Dança,
Ferve
ou freve....”
Outra
manifestação encontrada nas cidade brasileiras, mais notadamente nas do
interior dos Estados, estão as trava-línguas”, que é para ser dita bem ligeiro,
no sentido de fazer com que o elemento que está dizendo se perder e passar a
dizer outra coisa, completamente diferente e provocar risos nos outros...
“Olha
o sapo dentro do saco,
O
saco com o sapo dentro,
O sapo batendo papo,
E
o papo soltando vento...”
Como
adivinhações encontramos muitas, em sua maioria bastante conhecida de todos os
brasileiros da Capital ou mesmo das cidade do interior doestado, como as que
consegui enumerar:
1-Cintura
fina
Perna
alongada
Toca
corneta
E leva bofetadas.
Resposta:
o pernilongo.
“O
que é que enche uma casa e não enche a mão?”
Resposta:
o botão
Existem
também os Provérbios ou os adágios populares e as anedotas, muitíssimo
populares, e que enriquecem o nosso folclore regional, feito pelo povo rude, e
é lidopor aquele mesmo povo, que em redor dos que sabem ler, são capazes de
decorar todos os versinhos. Entre os selecionados encontramos:
1-
Água mole em pedra dura, tanto bate
quanto fura.
2-
Quem planta, e cria só tem alegrias
3-
Deus escreve certo com linhas tortas.
4-
Quem canta seus males espanta...”
O seu Rosa, desejacafé sempinga ou com
pinga?
Sem café, minha senhora”.
O meu pai se chamade Caco
Minha Mãe de Caca Maria,
No meio de tanto caco,
Só fio de cacaria...”
Literatura de Cordel, é
uma manifestação folclórica, muito popular, feita pelo povo para ser consumida
pelo povo. É escrita de maneira rude, sem obedecer a regras dos “letrados”, que
se fazem literatos de cordéis, atendem a cultura popular do brasileiro.
ALiteratura de Cordel, só é autêntica, s e for escrita pelo sertanejo, e não
pelos letrados de outros estados do sul do Brasil.
Pois,
lhe falta autenticidade: o ambiente, o sertanejo, o repente, a improvisação,
enfim tudo aquilo que possa inspirar os literatos de cordéis, autênticos.
No
nosso Estado, o folclore é defendido por pessoas que são encontradas no contexto
cultural folclórico, como Veríssimo de Melo, Deífilo Gurgel e Luís da Câmara
Cascudo...
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