9 de setembro de 2014

Travessia, caminho da mudança

                                 
              Salete Pimenta Tavares

          O mundo hoje atingiu um ponto crucial de evolução, levando o homem a refletir sobre ela e sobre a imensa transformação que se faz necessária. Mas para que se realize o impressionante truque de transformação da vida, deve-se ter em mente uma poderosa palavra mágica e que deve ser a mais forte palavra de seu vocabulário, e esta palavra é “Ação”. Muitas vezes, a grande maioria das pessoas quer que a vida mude por si mesma, enquanto dormem ou esperam sentadas em uma poltrona, de frente à televisão, pensando ou dizendo frases como estas: na próxima semana eu vou mudar minha vida, no próximo ano eu vou fazer “isso” ou “aquilo”, como por exemplo: fazer ginástica; voltar a estudar; vou ser mais solidária, etc. O certo é que as mudanças que estão acontecendo em sua vida não é o que estavas esperando. Lembro aqui uma frase de um escritor anônimo que diz o seguinte: “Loucas são as pessoas que fazem sempre a mesma coisa e esperam resultados diferentes. Não é possível desejar uma vida diferente, enquanto você não se movimenta para fazer coisas diferentes”.
As pessoas têm vivido oprimidas por angústia, medo, ansiedade e inúmeras outras reações psicológicas que só desequilibram. O “Stress”, chamado a doença do século, é um dos principais problemas do mundo moderno, o qual prejudica o relacionamento tanto na família, como no trabalho, na relação de amizade, muitas vezes comprometida pelo dinheiro, carreira, posição social; ou seja, o “TER” que se impõe como lei, e ainda o desenvolvimento de doenças como as do coração, do sistema imunológico, etc.
Mudar de vida é um processo real e consistente. As pessoas com objetivos bem formulados têm maiores chances de realizarem uma mudança em sua vida. Basta para isso dar o primeiro passo, ter coragem de fazer o que for necessário e ter responsabilidade de assumir seu novo caminho. Várias são as formas de atividades que levam a uma mudança saudável. Atividade física, mantém o nosso corpo desperto; a leitura também mantém nossa mente desperta e sempre em atividade, o que melhora nossa auto-estima, a qual é o combustível que torna possível uma mudança de rotina e conseqüentemente de vida.
O poeta Fernando Pessoa escreveu certa vez o seguinte: “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”.
As pessoas estão acostumadas às facilidades da vida, mas estas mesmas facilidades fazem com que estas pessoas se tornem frágeis e vítimas de si mesmas, escravas do passado e vítimas do futuro, camuflando a realidade da vida através de eventos que vão acontecer um dia, não se esforçando nem um pouco para que este dia seja hoje e que a hora da mudança seja agora, neste exato momento. A cada dia somos levados a tomar decisões que mudarão a história ao nosso redor. O passo mais significativo na caminhada em direção à mudança é perder o medo e entrar no “Agora”.
 Segundo o livro “O Poder do Agora”, de Eckhart Tolle, o “Agora” é a única coisa importante que existe. A vida é agora. Nunca houve uma época em que a nossa vida não fosse agora, nem haverá. Nada jamais aconteceu no passado, aconteceu no Agora. Nada jamais irá acontecer no futuro, acontecerá “Agora”. “Aqui” e “Agora” são as nossas únicas realidades. Se você não levar a felicidade na sua bagagem, não vai encontrá-la em nenhuma parte do mundo. Portanto é necessário muito cuidado com as escolhas que você faz, pois o seu futuro depende delas, e, como disse o Padre Fábio de Melo “cada escolha, por menor que seja, é uma forma de semente que lançamos sobre o canteiro que somos”. E como é interessante percebermos que aquilo que somos hoje é um conjunto de escolhas que fizemos, mesmo que os outros tenham tentado fazer por nós.
O tempo flui por entre os dedos, enquanto nos ocupamos com coisas pequenas. Nós nos  apegamos ao sofrimento, ao ressentimento, como nos apegamos a essas coisinhas que guardamos nas nossas gavetas sabendo inúteis, mas sem coragem para jogar fora. Não nos preocupemos tanto com coisas materiais, com coisas sem importância. Procuremos ver a vida com outros olhos, pensar positivo, ter auto-estima, colocar energia positiva em tudo que realizarmos e ter a certeza que a cada manhã a vida começa, a cada manhã a vida floresce, a cada manhã a vida reinventa seu milagre infinito de recomeçar uma nova manhã.
Enfim, tudo o que você é capaz de imaginar, você também é capaz de realizar. Cada segundo é tempo para mudar alguma coisa em nossa vida, pois Deus todos os dias nos dá esse momento mágico, o de transformar nossas tristezas, nossos problemas em uma vida melhor e mais feliz.
“Só o que está morto não muda”! diz Clarice Lispector.

Nenhum comentário:

Postar um comentário