27 de março de 2014

Uma aniversariante centenária especial

                                                                                   Salete Pimenta Tavares

          Uma festa de aniversário de 100 anos não é apenas uma ocasião para se recordar, mas também para se refletir sobre a história de vida da aniversariante.
Viver por um século é um marco que muitas pessoas não atingem e que deve ser honrado e celebrado. O foco principal das atividades do centésimo aniversário deve ser comemorar e relembrar a vida da pessoa. Um aniversário de 100 Anos é um marco que exige mais do que soprar velas em um bolo. As conquistas, viagens, fatos e sabedoria da pessoa merecem ser apreciadas, contadas e comemoradas na festa, principalmente em família e amigos.
         Mas uma aniversariante centenária de quem eu quero falar hoje é a minha mãe GISELIA, que no dia 05 de março deste ano de 2014 está completando um século de vida. O nosso desejo, meu e de meus irmãos, era preparar uma linda festa para o mundo todo, para que todos pudessem conhecer e apreciar a história de sua vida, uma história que, apesar de não ser recheada de viagens, de estudo, de riqueza, é rica e profunda em conhecimento da vivência do dia a dia, de coragem para enfrentar os problemas e dificuldades que se lhes apresentavam. Sempre esteve cheia de amor, de carinho, de atenção, de paciência e de sabedoria para com todos. Apesar dos altos e baixos da vida, sempre teve, e ainda tem a capacidade de ajudar a quem precisa, de entender sentimentos, de orientar na realização de nossas escolhas. Sempre foi uma advogada brilhante em nossa vida, uma medianeira nas nossas decisões. Como uma boa mãe, seguidora das normas sadias da religião cristã, sempre esqueceu a sua vida para viver a nossa (a de seus filhos); sempre colocou o seu colo para que pudéssemos nos aninhar quando precisávamos de abrigo; sempre colocou o seu ombro para ouvir as nossas tristezas, os nossos lamentos, com uma palavra de esperança.
          Gostaríamos de lhe oferecer uma bonita festa, divertida, animada, além de inspiradora e inesquecível para os seus convidados. Mas, minha mãe na sua simplicidade, optou somente por uma reunião familiar com os filhos, netos, bisnetos e algumas pessoas do seu convívio diário, os quais não poderiam estar ausentes num momento tão especial como esse. No entanto, além de ficarmos tristes sem a festa, tivemos que respeitar a sua vontade, pois graças a Deus, e para a nossa alegria, ainda é uma pessoa totalmente lúcida, determinada na vivência da casa, impõe sua vontade procurando sempre respeitar e agradar a todos em suas decisões.
          05 de março de 2014 é, pois, uma data muito importante para nós, filhos, e com certeza para todos aqueles parentes, familiares e amigos que estão a sua volta, pois todos sabem e conhecem o bem maravilhoso que minha mãe vem plantando e colhendo ao longo da sua caminhada. Atualmente mamãe, mesmo sem muitas condições de poder se deslocar para ir a consultórios médicos, têm, através do seu Plano de Saúde (GEAP) e do PGC (Programa de Gerenciamento de Casos) um atendimento domiciliar ao idoso semanalmente, com uma equipe médica composta de um médico, uma enfermeira, uma fisioterapeuta, uma fonoaudióloga, uma terapeuta ocupacional e uma psicóloga, com exceção do médico e da enfermeira que atende uma vez por mês ou quando se faz necessário. Além do mais, ainda conta com duas profissionais (cuidadora de idosos) que auxiliam-na nas atividades diárias como o deslocamento físico, a tarefa do banho, os cuidados pessoais, etc.
          Queria nesse momento possuir um riquíssimo vocabulário para traduzir em bonitas palavras tudo o que eu sinto, tudo o que eu penso, tudo o que eu sou por ainda ter a alegria de possuir uma mãe centenária e muito lúcida, mas, os sentimentos que invadem minha alma nesta data tão especial, se tornam inexplicáveis, pois nada é capaz de traduzir um momento tão importante como este (Mãe Centenária) na vida de alguém.
          Quero agora pedir licença aos meus leitores para fazer minha as palavras poéticas de Tâmara Greglielmi:
         “Por isso, Feliz do dia em que você nasceu;
          Feliz daquele que tem a oportunidade de te conhecer;
          Feliz daquele que tem o seu amor;
          Feliz daquele que pode estar com você hoje;
          Feliz dia do seu aniversário;
          Feliz o dia 05 de março de 2014.”
Enfim, Feliz Aniversário mamãe, feliz sim, por que para mim este dia é razão de alegria infinita. Que Deus te cubra de inúmeras graças e bênçãos hoje e sempre.

Tenha certeza que na vida, no tempo e na eternidade Deus te descreve sorrindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário