2 de janeiro de 2014

Festival Literário de Natal tem aprovação do público escolar

 



Dentro da programação do Festival Literário de Natal (FLIN) estudantes de três escolas municipais participaram do evento e assistiram à palestra com o tema “A literatura e a gastronomia”. A primeira parte da conferência foi composta pelo jornalista Woden Madruga, a chef de cozinha Adriana Lucena e o escritor e ilustrador português Afonso Cruz.
 No início do evento, o jornalista Woden Madruga destacou um dos seus livros prediletos, escrito por Câmara Cascudo: A História da Alimentação no Brasil. Woden comentou que leu a obra como se fosse um gostoso almoço nordestino. O escritor Afonso Cruz falou que recentemente está morando na zona rural de Portugal e sua visão urbana vem descobrindo aos poucos, muitos sabores e saberes, relacionado à filosofia, arte e literatura. A chef Adriana Lucena relatou suas origens de uma infância ligada à gastronomia. Contou que seu avô possuía um bar na Ribeira, que não tinha portas e funcionava por 24 horas. A partir deste histórico familiar teve início sua trajetória com pesquisa de ingredientes.
 O professor de Língua Portuguesa, Airton Silas, que acompanhava 42 alunos da Escola Municipal Palmira de Souza (Santa Catarina), declarou que o festival literário é um fator essencial para ampliar os horizontes dos alunos. “Eles vão poder ter uma visão dos autores, estimulando a busca de conhecimentos e o acesso aos livros”, afirmou. Para Maria Clara de 16 anos, estudante do 9º ano da escola, é uma oportunidade de conhecer mais sobre literatura e as obras dos autores, levando assim, a motivação da leitura. Atualmente, Maria Clara, está lendo A Ilíada e Dom Casmurro.
 

Um grupo de 40 alunos, das turmas dos 6º aos 8º anos, da Escola Municipal Juvenal Lamartine, que está situada no bairro do Alecrim, também conferiram a palestra. A professora de Língua Portuguesa, Hellen Sirama, relatou que a escola recebeu um projeto de uma biblioteca completa por meio da parceria com o Instituto do Cérebro. “Desenvolvemos na escola o “Clube da Leitura” com encontros e atividades literárias, e o “Intervalo com Leitura” onde os alunos são incentivados a frequentar a biblioteca para ler obras diversas, seja através de indicação da bibliotecária ou a livre escolha”, disse. O estudante Genesis Yure, de 13 anos, afirma que participa do “Clube da Leitura”. E declara “o hábito da leitura traz mais conhecimentos, além de proporcionar lazer”.
 O Festival Literário de Natal contou ainda com a presença de 25 alunos, todos do nono ano, da Escola Municipal 4º Centenário, situada em Petrópolis.  A professora de Produção de Textos, Valreine Medeiros, analisou que o festival tem grande valia. “A maioria dos nossos alunos não têm oportunidade de participar de eventos literários importantes como este. Além de saírem do ambiente escolar fechado e ver coisas novas”, disse. Lucas Mendonça, de 15 anos, concorda com a opinião da professora. E acrescenta que “o encontro literário é muito importante para estimular a leitura, principalmente, num país onde existem muitas pessoas que não gostam de ler ou não tem a oportunidade”. Na biblioteca da escola que possui um acervo de livros paradidáticos, Lucas ler atualmente a obra O Inferno de Dantes.









Nenhum comentário:

Postar um comentário