27 de dezembro de 2013

Entrevista Miguel Oliveira



O presidente do Sicoob Judiciario,  Miguel Oliveira, fala sobre o que significa a entidade e seus objetivos na entrevista cedida  ao jornal Zona Sul. Explica as vantagens e beneficios da ccooperativa, assim como ela empresta dinheiro com juros menores que os praticados pelos bancos. Veja abaixo na integra.

 Zona sul - O que uma cooperativa de crédito Sicoob oferece?
Miguel Oliveira - Uma cooperativa de crédito Sicoob oferece, com muito mais vantagens, os mesmos produtos e serviços que as demais instituições financeiras, tais como: conta corrente, cobrança bancária, débito automático de contas, cartões de crédito e débito, Internet Banking (SicoobNet), seguros, serviços de autoatendimento, recebimento de contas (carnês, consórcio, contas de água, luz, telefone, INSS etc), DOC, DEC, TED, depósito à vista, movimentação por cheques, aplicações financeiras e poupança cooperada (para abrir uma poupança não é necessário ser cooperado).

 Zona sul - Quais são as vantagens e benefícios de uma cooperativa de crédito em relação a um banco?
 Miguel Oliveira-  Em uma cooperativa, o correntista não é apenas um cliente - é chamado de associado porque também é dono do empreendimento. Por isso, ele tem acesso a produtos e serviços financeiros com juros e tarifas menores, além de receber um tratamento personalizado. A cooperativa é dirigida e controlada pelos associados, contribui para o desenvolvimento local por meio da retenção e aplicação dos recursos de poupança e renda no próprio município, além de promover a divisão dos resultados financeiros ao final do exercício.

 Zona sul -  Uma cooperativa de crédito empresta dinheiro com juros menores que os praticados pelos bancos?
 Miguel Oliveira- Sim. Por serem instituições financeiras sem fins lucrativos, as cooperativas de crédito possuem linhas de financiamento para obtenção de empréstimos com juros e taxas menores.

 Zona sul - As cooperativas de crédito Sicoob recebem contas de água, luz e telefone?
 Miguel Oliveira- Sim! As cooperativas de crédito Sicoob recebem também todos os boletos bancários, além de carnês, consórcios, INSS etc.

 Zona sul . Onde eu encontro o endereço e telefone das cooperativas do Sicoob ?
 Miguel Oliveira- Todos os endereços e telefones das cooperativas Sicoob podem ser encontrados no nosso site, na opção Redes de Atendimento - Consulta de Cooperativas. Ao clicar nesta opção, você terá acesso à lista das cooperativas Sicoob. Clicando em uma delas, o endereço e telefone aparecerão automaticamente.

 Zona sul . Como faço para me associar a uma cooperativa de crédito Sicoob?
 Miguel Oliveira-  Para se associar a uma cooperativa de crédito Sicoob é necessário que você preencha os requisitos do estatuto da cooperativa e integralize cotas-mínimas de capital. Procure hoje mesmo uma cooperativa Sicoob e saiba como se tornar um cooperado.

 Zona sul - Como surgiu o cooperativismo no mundo?
 Miguel Oliveira- O movimento cooperativista surgiu na Inglaterra, com a Revolução Industrial, no início do século XIX, quando a subjugação do trabalho ao capital deflagrou grandes movimentos sociais. Em 1843, operários tecelões se organizaram em uma sociedade civil e, no dia 24 de outubro de 1844, fundaram a Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale Ltda., primeira cooperativa da história. O Cooperativismo de crédito nasceu na Alemanha, em 1848, pelas ideias de Frederich Wilhelm Raiffeisen, com o objetivo de fomentar o crédito aos agricultores. O cooperativismo de crédito urbano surgiu em 1867, também na Alemanha, na pequena cidade de Delitzch, idealizado pelo magistrado Hermann Schulze.

 Zona sul - Como surgiu o cooperativismo de crédito no Brasil?

 Miguel Oliveira--No Brasil, o cooperativismo de crédito surgiu do trabalho do Padre jesuíta suíço Theodor Amstad que, em 1902, liderou a formação da cooperativa de Nova Petrópolis-RS, a primeira cooperativa de crédito do País e que está em plena atividade até os dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário