11 de setembro de 2013

Sua Previdência



PROVA DE VIDA
Para que possam continuar recebendo regularmente seus pagamentos, seja em conta-corrente, poupança ou cartão magnético, os segurados e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam fazer a prova de vida.
PROVA DE VIDA 2
O procedimento que seria feito até o mês de agosto foi prorrogado até o dia 28 de fevereiro de 2014. Alguns aposentados procuraram uma unidade da previdência em vez de irem até o banco que faz o pagamento. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os beneficiários deverão efetuar anualmente a renovação de senha e a prova de vida, que consiste no comparecimento do beneficiário na agência bancária que valida o direito ao pagamento.
PROVA DE VIDA 3
O aposentado se apresenta à agência bancária e se identifica com um documento contendo uma foto (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, carteira de habilitação etc). Ao fazer a comprovação de vida é enviado ao INSS informando que ele está apto a receber o benefício. Caso esteja impedido de ir à agência bancária, o beneficiário deve fazer a prova de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.
CONCURSO
O INSS lançou dia 12 edital do concurso público com 300 vagas para Analista de Seguro Social com 274 vagas para os candidatos de ampla concorrência e 26 vagas para candidatos com deficiência. O salário é de R$ 7.147,12.
As disciplinas serão: língua portuguesa, ética no serviço público, noções de informática, noções de administração, noções de direito administrativo, noções de direito constitucional e noções de direito previdenciário. As inscrições seguem de 12 de agosto a 16 de setembro no site www.funrio.org.br  .As provas estão marcadas para 13 de outubro no período da amanhã em 98 cidades. A taxa de inscrição será de R$ 67,21.
13º SALÁRIO
O INSS começou a liberar a primeira parcela do 13° salário dos aposentados, pensionistas e demais beneficiários junto com o pagamento da folha deste mês, iniciado dia 26 de agosto e que vai até o dia 6 de setembro. A antecipação foi autorizada pelo decreto 8.064. Não haverá desconto de Imposto de Renda (IR) nesta primeira parcela. De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º só é cobrado em dezembro, quando será paga a segunda parcela da gratificação natalina.

NÃO RECEBEM
Por lei, não têm direito ao 13º salário os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço e vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora.

INFORMAÇÕES 
 
Mais informações sobre pagamento da antecipação da primeira parcela do 13º salário, inscrição no INSS e pagamento da contribuição previdenciária podem ser obtidas pelo telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.

NOVAS AGÊNCIAS
O Rio Grande do Norte contará, até o próximo ano, com 14 novas Agências da Previdência Social. Com essas agências o atendimento previdenciário fica mais próximo da população. Em alguns municípios, os segurados precisam percorrer até 107 quilômetros para serem atendidos numa Agência da Previdência Social em busca dos benefícios previdenciários. Os municípios beneficiados são: Alexandria, Canguaretama, Ceará-Mirim, Extremoz, Goianinha, Macaíba, Monte Alegre, Nísia Floresta, Nova Cruz, Santo Antonio, São Gonçalo, São José de Mipibu, São Miguel e São Paulo do Potengi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário