11 de dezembro de 2012

Família, Fundamento da Sociedade



     


Salete Pimenta Tavares

       O Dia Nacional da Família é comemorado no dia 08 de dezembro com a celebração da solenidade da Imaculada Conceição de Maria. Essa solenidade é celebrada desde o século XI, e enfatiza a escolha de Deus por Maria desde a sua concepção, devido ao Filho Jesus que dela nasceria. “A Imaculada Conceição é o ornamento mais sublime de todas as grandezas da sempre Virgem Maria, mãe de Deus”. No ciclo de Natal, além da celebração do nascimento de Jesus, são celebradas as festas da Sagrada Família, de Maria Mãe de Jesus e a do Batismo de Jesus.
      O Ano Litúrgico não tem data fixa de início e de término. Sempre se inicia no Primeiro Domingo do Advento, encerrando-se no sábado da 34ª Semana do Tempo Comum.
A Festa da Sagrada Família é celebrada no domingo que cai entre os dias 26 e 31 de dezembro. Se não houver domingo neste período, então a festa é celebrada no dia 30 de dezembro, em qualquer dia da semana.
      No Brasil, o Dia Nacional da Família (08 de dezembro), foi criado em 1963, pelo então Presidente da República João Goulart. Internacionalmente o Dia da Família é comemorado no dia 15 de maio, desde 1944, pois foi nesta data que a ONU (Organização das Nações Unidas) celebrou o Ano Internacional da Família, através do tema: ”Família, Capacidades e Responsabilidades num Mundo de Transformações.”
Falando-se em família, vale salientar que Maria, a mãe de Jesus, uma mulher com traços de grande santidade, fonte de beleza e virtude que esmaga a cabeça da serpente do mal e vence todos os vícios, uma obra prima moldada pelo Divino, a quem chamamos e veneramos como a Imaculada Conceição, é o exemplo mais perfeito de mãe e de grandeza na vida da Sagrada Família.
     Todos nós sabemos que a família é composta por pessoas ligadas através de laços sanguíneos, constituída por todos os parentescos como pais, avós, irmãos, tios, primos, netos, entre outros. Mas, também que ela é um mundo à parte, com propostas e jeitos próprios que não se repetem. Hoje em dia, as famílias que deveriam ser a continuação da Sagrada Família (Jesus, Maria e José), um exemplo de amor e de união entre seus membros, se transformaram muito em razão das mudanças sócio-culturais, econômicas e religiosas. Os modelos familiares mudaram consideravelmente; existem famílias de pais divorciados, de pais solteiros, famílias onde os avós tomam conta dos netos, enfim uma grande variedade. Mas isso não impede que as pessoas sejam felizes, se tratem com respeito, consideração, amor, carinho e atenção, valores que mantém os laços de afetividade bem definidos dentro do grupo.
      Segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nos últimos anos aconteceu uma mudança brusca no perfil das famílias. Os casais, que antes tinham filhos numerosos, hoje tem apenas um ou dois filhos, o que diminui bastante o grupo familiar. Como sabemos, a família é o primeiro grupo social do qual os seres humanos fazem parte. Portanto, ela precisa ser resgatada em nossa sociedade, pois sendo a maior célula social, se adoecer, consequentemente toda sociedade será contaminada.
Quando o desenvolvimento familiar é prejudicado por conflitos e prevalece a instabilidade, as famílias também são prejudicadas, o que priva a sociedade de um elemento essencial de construção da paz e da prosperidade.
     A família não é algo que nos é dado de uma vez por todas, mas nos é dada como uma semente que necessita de cuidados constantes para crescer e desenvolver-se.
Para os católicos, além dos deveres e direitos civis, quando se trata da família vem, particularmente os deveres de sustentar, guardar e educar os filhos, resultante da união a dois. O Direito Canônico reza que o casal tem que estar a serviço da vida (procriar) e deve educar os filhos na fé cristã, com ênfase nas virtudes teologais: fé, amor e caridade.
     O Papa Leão XIII já dizia que é em grande parte, no seio das famílias que se prepara o destino das Nações. Portanto, é no seio da família sólida que os filhos descobrem o mundo, aprendem a amar, servir, sofrer e viver também alegrias, se dando conta de que estão profundamente unidos e prontos para enfrentar os problemas que a vida lhes apresenta. João Paulo II falando sobre família escreveu as seguintes frases: 1-“A família é “base da sociedade” e o lugar onde as pessoas aprendem pela primeira vez os valores que os guiarão durante toda a vida.” 2- “O futuro depende, em grande parte da família, leva consigo o porvir mesmo da sociedade; seu papel especialíssimo é o de contribuir eficazmente com um futuro de paz”.
    Enfim, a família foi e ficará sempre sendo o fundamento da sociedade. Ela transcende a qualquer partido político, sociedade, associação ou qualquer outro gênero de agrupamento humano. Ou seja: é o modelo para que qualquer agrupamento humano se estruture bem, para ser o melhor dentro do contexto social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário