19 de dezembro de 2018

DIALOGANDO COM OS QUADRINHOS EM SALA DE AULA


                                                                                               Parte dos cursistas 
                                                            Trabalho dos alunos do Adelino Dantas 

                                                     Capa da revista com coletânea da produção dos professores

Por Roberto Flávio

A utilização de imagens tem se tornado cada vez mais frequente nos processos seletivos, o que tem ocasionado um grande pavor por parte de candidatos (despreparados) de concursos públicos e de exames do ENEM. Grande parte disso se deve ao fato de que a leitura crítica de imagens não ter sido devidamente trabalhada ou estimulada ao longo de toda a vida estudantil do candidato. Pensando nisso e visando contribuir para minimização desse tipo problema, é que o Projeto Diálogos com os Quadrinhos em parceria com a Gibiteca Potiguar do Centro de Estudos e Biblioteca Escolar Prof. Américo de Oliveira Costa, localizado no Santarém, resolveram promover uma Formação continuada direcionada aos educadores da capital norte-rio-grandense.

O Curso Quadrinhos e Educação: possibilidades de aplicação foi ministrado pelo historiador e cartunista, Beto Potyguara, que a cerca de dez anos se dedica a pesquisa e a difusão desse tema. Entre 25 de setembro e 20 de novembro, os educadores inscritos passaram por um processo de sensibilização e de aprofundamento a cerca da natureza das histórias em quadrinhos (HQs) e das inúmeras possibilidades de sua utilização no processo de ensino aprendizagem. Além do contato com técnicas de leitura de imagens e de dinâmicas de sensibilização, os educadores foram convidados a produzir peças gráficas autorias, como tiras, charges, fotonovelas e fanzines.

A formação foi ofertada na modalidade Ead semipresencial, com encontros presenciais, quinzenais. O que possibilitou que esses encontros fossem mais produtivos e práticos, já que o cursista tinha acesso ao material de estudo sempre de forma antecipada – Concomitantemente, atividades extras, dúvidas e materiais adicionais eram socializados com o grupo de forma virtual.

Dos quinze cursistas inscritos, onze foram certificados na manhã do último dia 7 de dezembro, tornando-se a primeira turma oficial de educadores do Estado do Rio Grande do Norte capacitados a utilizar as HQs e demais artes gráficas em sua prática pedagógica.

Mas as primeiras experiências exitosas já começaram a ocorrer durante o próprio desenrolar da formação. Além de introduzirem peças gráficas em exercícios e atividades avaliativas, alguns cursistas ousaram e foram além, trabalhando a produção de HQs com suas turmas. Como exemplo, podemos citar a fotonovela produzida por alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental da E. E. Adelino Dantas. Sob a orientação do professor de Educação Física Ângelo Rocha, os jovens foram convidados a apresentar suas pesquisas sobre a Área de Lazer do Panatis, na Zona Norte de Natal, sob a forma de uma HQ.

A proposta para 2019 é que a Formação tenha continuidade com pelo menos mais duas novas etapas, ampliando a análise da leitura e da produção de imagens para além do campo das artes gráficas, passando a abordar outras Artes Visuais ao programa do Curso.

O Curso Quadrinhos e Educação: possibilidades de aplicação foi mais uma ação bem sucedida desenvolvida pela Gibiteca Potiguar no ano de 2018. Anteriormente a Gibiteca já tinha se destacado com o Projeto Aprendendo Cidadania com a Arte dos Quadrinhos com atividades direcionadas às crianças do 1º a 4º Anos do Centro Educacional Alferes Tiradentes - ação que rendeu a dupla de formadores Luiz Elson Dantas e Beto Potyguara a Comenda RN Mais Leitor.

Os interessados em conhecer mais sobre o Projeto Diálogos com os Quadrinhos e suas áreas de atuação, podem acompanhar as novidades pelas redes sociais (Facebook e Istagram) de seu idealizador (Beto Potyguara) ou diretamente no blog do Projeto:https://hqedu.blogspot.com/.

A Gibiteca Potiguar está localizada no interior do Centro Cultural e Biblioteca Escolar Prof. Américo de Oliveira Costa, localizado na Av. Itapetinga, 1430, Conj. Santarém, Zona Norte de Natal/RN.Contatos pelo fone (84) 3232-7396 ou pelo e-mail gibitecapotiguar@gmail.com.




Nenhum comentário:

Postar um comentário