27 de novembro de 2017

O município Governador Dix Sept Rosado





        O Município Governador Dix-Sept Rosado, está localizado no Oeste Potiguar, microrregião Chapada do Apodi. Pertenceu a Mossoró por muitos anos, mas só foi desmembrado no dia 04 de abril de 1963.  Antes  chamava-se Sebastianópolis. O nome atual é uma  homenagem a Jerônimo Dix-Sept-Rosado, que foi  prefeito de Mossoró e governador do Estado Rio Grande do Norte, sendo um líder da região Oeste . Hoje o município tem 12.180 habitantes numa área territorial de 1.129 km².
            Mas, a sua história começa na metade do século XVII. Era um povoado localizado nos arredores do rio Mossoró; com o transbordar das águas, o lugar sofria bastante por causa  das enchentes.  Com a chegada de mais moradores o povoado foi se transformando e ficou conhecido como Passagem do Pedro, numa referência ao homem que fez a vereda transpondo o rio Mossoró.
            No ano 1766, outra pessoa de destaque da região, Capitão Sebastião Machado de Aguiar, que era devoto de São Sebastião, tinha trabalhado em prol de melhoria do lugar. Ao falecer em 1943 e com dois anos depois da sua morte foi homenageado com o nome do lugar  que  passou a se  chamar Sebastianópolis.
            Em 1870, teve início nos sítios Gangorrinha e Quixaba de São Bento, uma produção de liliáceas que deu origem a grande atividade econômica voltada para o comércio do alho. Por este fator, no setor da economia a localidade passou a ser conhecida durante algum tempo, como capital do alho.
            Em 1912, o farmacêutico Jerônimo Rosado aproveitando as jazidas de gipsita existentes em suas terras, deu início a uma indústria de produção de gesso. O seu esforço teve continuidade com seus filhos Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia e Jerônimo Dix-Neuf Rosado Maia. Nascido em Mossoró em 1911, Dix-Sept continuou a trabalhar na indústria de gesso do pai, avançando na atividade pública em 1948, sendo eleito prefeito de sua terra.
         Em 1950, ele foi eleito Governador do RN. Em 1951 faleceu em acidente aéreo na capital sergipana,. Depois de sua morte  a Câmara Municipal de Mossoró determinou por meio da Lei número 16/51, a mudança do nome de Sebastianópolis para Governador Dix-Sept Rosado, em homenagem ao líder da região Oeste.
         Pela Lei no 2.878, de 4 de abril de 1963, Governador Dix-Sept Rosado desmembrou-se de Mossoró e tornou-se município do Rio Grande do Norte. Atualmente o Município é bastante desenvolvido. No aspecto econômico pode-se destacar o artesanato, onde se confecciona chapéus e bolsas com a palha de carnaubeira, além da confecção de cestos e balaios com talos de carnaubeira, e também produção de panelas e alguidares do barro.   Outro fator da economia é minério.
             A Mineradora Unimin localizada  no município  produz 40 mil toneladas de calcário atualmente. Sendo um fator positivo para Governador Dix Sept Rosado, que evolui economicamente com o minério. Como os custos de transporte inviabilizam a exportação da cal para outros países, a produção é voltada para o RN e para compradores de outros estados das regiões Nordeste e Norte. 
       Nos últimos anos a economia do município cresceu muito, houve investidores de outros Estados estabelecendo-se no lugar. O minério, a maior riqueza do município, atrai estes investidores, e assim desenvolvendo mais ainda o setor econômico da municipalidade, além dos do Brasil como do Exterior.
            È um Município que desenvolve bastante a situação dos cidadãos. Um convênio celebrado entre a Secretaria Estadual de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) realizada  em 2008 beneficiou a cidade de Governador Dix-sept Rosado, que recebeu duas caixas elevadas com capacidade para 20 mil m³ de água, 29 km de redes de adução e distribuição de água e 3,5 km de redes domiciliares.
         Existem ainda no Município as festas tradicionais  e datas especiais  e comemorativas. Todo ano no dia 19 de janeiro é festejado a Festa de São Sebastião, padroeiro do Município. Reúne muitos moradores de Governador Dix Sept Rosado. A abertura da Festa começa sempre com uma  carreata pela cidade chegando a matriz de São Sebastião para a Santa Missa.
            È uma data muito significativa para os moradores  do lugar e já se tornou uma tradição no Município onde muitos devotos  de São Sebastião acompanham  a carreata seguindo a imagem do Mártir. E nesse dia, O Município recebe muita gente, pessoas que nasceram lá e moram em Natal, além da participação de pessoas que residem em municípios vizinhos.
      Ainda sobre festa, no último dia 04 de abril foi realizado o maior o acontecimento do Município, que é o festejo da emancipação política  de Governador Dix-sept Rosado, que completou 48 anos. Os moradores do lugar comemoraram, como já é de tradição, o evento com uma grande festa na praça pública.
        O município Governador Dix Sept Rosado está localizado  a 314 km de distância da capital, com uma área de 1.268 quilômetros quadrados, e com mais de 12 mil habitantes. O Município cresceu muito nos últimos anos, acelerando o surgimento de mais comércios, de igrejas evangélicas, e mais moradores para a região.

Texto publicado no Suplemento Cultural "Nós do RN" julho de 2011



Nenhum comentário:

Postar um comentário