29 de abril de 2016

Conversa com um homem simples

                               
           
Augusto Coelho Leal
augusto.coelho.leal@gmail.com

Domingo voltei de Maracangalha fui ver as manifestações políticas pela televisão. Povo na rua, talvez - estou dizendo talvez- a maior manifestação que eu tenha conhecimento.
            Voltei ao facebook para observar os “analistas políticos” que são muitos e que vestem a camisa do passionalismo, enchendo esta página de tolices e de coisas infantis. Vejo que aqui não é o lugar ideal para se falar em política, futebol e religião.
            Desligo meu computador, vou para minha rede, olho para o céu e lembro-me da conversa que tive lá em Maracangalha com um bom homem, humilde, simples, educado que tem o seu sustento do seu próprio trabalho, mas com seus pequenos conhecimentos, usa muito mais a lógica do que certas pessoas que frequentaram as Universidades.
            Cinco horas da manhã, Estou sentado na última pedra de um quebra - mar natural, olhando o nascer do sol e procurando falar com Deus, quando escuto uma foz.
            - Bom dia doutor Guga, está pensativo? Por que o senhor está aí tão perto das ondas? A maré está enchendo e pode ficar perigoso.
            - Bom dia Mestre Zé, estou aqui para ficar um pouco longe do povo e poder pensar melhor.
            - Mas, o senhor não gosta do povo?
            - Não é bem isto, gosto sim, fui criado convivendo com os mais humildes e aprendi belas lições de vida. A minha grande tristeza é que eu vejo que as pessoas mais esclarecidas, não amadurecem. Somos passionais demais, perdemos o raciocínio lógico e o nosso Brasil passou a ser o paraíso dos ladrões e dos oportunistas.
            - Doutor Guga, amigo não fique triste com isto, o Brasil não passou. O Brasil sempre foi assim, e a nossa classe política sempre foi deste jeito. O senhor, nem ninguém vai mudar. E sabe de quem é a culpa? A culpa é do povo, nós é que colocamos e quem matemos estes canalhas no poder. De uma maneira geral doutor, não existe político honesto. E porque vamos atrás destes canalhas? Porque não damos valor a nós mesmos.
            Concordei com o Mestre, cheguei à conclusão que o grande problema do Brasil são os brasileiro, e que na nossa bandeira em vez de ORDEM E PROGRESSO deveria estar escrito: MEA CULPA, MEA CULPA, MEA MAXIMA CULPA.
            Infelizmente este é o nosso povo, infelizmente este é o nosso Brasil, que meu pai queria bem melhor para os seus filhos, e eu hoje peço a Deus que seja bem melhor para os meus netos. Eu não vou ver, meus filhos talvez quando chegarem a minha idade, meus netos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário