20 de novembro de 2014

JORNAIS CULTURAIS ALTERNATIVOS NAS DÉCADAS DE 70 E 80 EM NATAL

•••••••••••••••••      CARLOS FREDERICO DE O. L. DA CÂMARA — CARLOS ASTRAL —





Os jornais culturais alternativos fogem ao padrão dos jornais comuns (que tem estrutura técnica e econômica possibilitadora de uma longa existência através dos anos). Portanto os jornais culturais alternativos, por sua precariedade técnica e econômica, duram pouco tempo.

A aventura fantástica do mundo fabuloso, mágico e espetacular dos jornais culturais alternativos em Natal, está como protagonista nas páginas do livro GERAÇÃO ALTERNATIVA – Antilogia Poética Potiguar, anos 70/80, organizado por Jota Medeiros (Amarela Edições/PROFINC, Natal, 1997).

No início da década de 70, floresceu em Natal esta cultura de desenvolvimento à margem, entre nós. Assim como em todos os estados do Brasil, surgiu em Natal grande quantidade de pequenas publicações, numa verdadeira explosão que poderia ser admitida como uma forma de resistência alternativa. O teor dessas pequenas publicações, também conhecidas pelos rótulos de imprensa marginal, independente, nanica e de mimeógrafo, era dos mais abrangentes, indo do humorismo à poesia, passando por temas como ecologia, homossexualismo, negritude, feminismo, política, quadrinhos, teatro, cinema e tantos outros temas, mas a esmagadora maioria era a poética. Ainda hoje a imprensa alternativa subsiste principalmente na internet, revelando que esse espírito de oposição nunca deixou de existir.

Os anos setenta são representados por uma nova geração dos jornais culturais alternativos em Natal, que abrange toda a década de 80. Em 1972, surgiu a primeira edição do jornal tipográfico O SISTEMA, do chamado «Movimento Tensorial», o qual teve apenas dois números editados e tiragem aproximada de 100 exemplares, com edição do poeta, escritor e professor da UFRN, Rubem G. Nunes. Em 1974, também o jornal alternativo O CARCARÁ, editado pelo teatrólogo e sociólogo Racine Santos. Em 1975, o JORNAL DA PRAIA, editado por Racine Santos e Osório Almeida, do qual circularam apenas três edições. Jornal LETREIRO,  iniciativa dos estudantes do curso de Letras da UFRN,  Carlos Humberto Dantas e Anchella Fernandes.



A década de 80 se caracterizou com uma forte e atuante presença das publicações alternativas. No início da década é publicado o jornal-poster DITO E FEITO, editado e coordenado pela escritora, poeta e professora da UFRN Socorro Trindad, com cinco números editados, uma publicação do Laboratório de Criatividade Literária, projeto experimental da UFRN. Em 1983 é publicado o jornal HOTEL DAS ESTRELAS, tendo como editor o jornalista Daniel do Carmo e fudador e colaborador Véscio Lisboa (Subhadro) e outros. Esse jornal com apenas um número publicado em  formato tablóide, com  poesias, ilustrações, quadrinhos e filosofia indiana. Em 1984 surge a folha RANGAL, editada por Osório Almeida. O primeiro número, defendendo o direito dos índios com um manifesto em encarte especial de papel couché, tiragem: 1.000 exemplares, com 26 números,  poesias da geração dos anos 80 e textos de pensamento político nôvo. Osório Almeida publicou também a folha AUTOEDIÇÃO, jornal político-literário e a folha BRASIL DE ESQUERDA, literário, ecológico e poesias. Surge a FOLHA POÉTICA, de tamanho ofício, tiragem de 500 exemplares e periodicidade mensal, edição do poeta Aluízio Mathias e colaborações de outros. No mesmo período circulou a folha poética e política LUMIAR, idealizada por João Barra em parceria com o médico  João Batista (Zizinho) e Flávio Américo Novaes, fotógrafo e programador visual. Registre-se ainda no início da década de 80, o jornal cultural de trovas A TROMBÊTA, editado mensalmente pelo advogado e trovador Sebastião Soares (In memoriam), metade ofício, com longa duração, tiragem de 500 exemplares, periodicidade mensal, era distribuído.

Jornal DEÍRIO URBANO, fundado pelo poeta Carlos Astral, João da Rua, Afonso Martins e Novenil Barros, tinha como editor Marcos Ottoni e colaborações de outros. Circulou com 3 edições em tamanho ofício, com tiragem inicial de 500 e 1.000 exemplares, ao preço de CR$ 5.000,00 e periodicidade bimestral (1985/1986), com  ilustrações, grafites, charges, fotos, opiniões, poesias underground e entrevistas. Jornal THE ACTION FILE, produzido pelos universitários Rodrigo Hammer e Carlos Henrique Leiros, especializado em Rock (Progressivo, Hard, Punk, anos 60). Foi o primeiro fanzine de música publicado no RN, em formato A4, bimestral e xerocado. Surgiu como um catálogo de gravações em fita K-7 chamado «Rock in Roll Action», com aproximadamente 12 edições.

Também na década de 80, diversos folhetos foram editados pelo professor, tradutor e poeta Haroldo J. B. Silva (Sopa d’Osso), como o DIÁRIO PUNK DE NATAL, NATAL PUNK e A VOZ DO ÓDIO, material em Xerox, distribuído gratuitamente. A VOZ DE CANDELÁRIA, depois FOLHA DE CANDELÁRIA, mensal, publicada em 1989 com 20 edições e tiragem de 1.000 exemplares. Colaboravam Guto de Castro, Genildo Antunes, Marcos Antonio e outros, abordando cultura, poesias e perfil da comunidade, atualmente está ligado ao CONACOM, associação do bairro. Destacamos aqui o jornal trovadoresco ALMENARA, do trovador e professor Rodrigues Neto, jornal de trovas, poesias e ilustrações, distribuído gratuitamente, com tiragem de 500 exemplares. Rodrigues Neto publicou ainda os jornais de trovas ALBOR, GERMINAL e TROVAVOANDO. Citamos também O SEGREL, editado pelo trovador Francisco Bezerra (in memoriam), distribuído gratuitamente e o TERRA NATAL, do trovador premiado Reinaldo Aguiar (in memoriam).

O jornal A MARGEM (1985/2005) marcou época em Natal, com edição do poeta visual Falves Silva, jornalista, crítico literário e poeta processo, Anchieta Fernandes e participações dos poetas Charlier Fernandes, Franklin Capistrano, Moacy Cirne, Marcos Silva, Véscio Lisboa e outros. No ano de 1987 temos a publicação do jornal T A O, em tamanho ofício e 4 páginas, jornal lítero-cultural abordando astrologia, filosofia e ciências, circulou apenas 2 edições. Coordenado por Edilson Maciel e editado peloo jornalista Luciano Almeida, com tiragem de 500 exemplares. A partir do ano de 1986 edita-se a folha BALAIO INCOMUM, dirigida pelo poeta e professor Moacy Cirne. Registramos ainda no final da década de 80 o jornal A FRANGA, um jornal «sêmen anárquico» com textos, fotografias e ilustrações. Esse jornal, de formato ofício e periodicidade trimestral vendido ao preço de Cr$ 1.000,00. Idealizado pelo sebista e editor Abimael Silva, poeta Dorian Lima e colaborações de outros. No final dos anos 80 circulou também o jornal humorístico CEBOLA FAZ CHORAR (1988/1989), fazia sátiras aos colegas estudantes da UFRN. Eram seus editores Isaac Ribeiro, Carlos Magno Araújo e Robson Medeiros, entre outros colaboradores. Registramos também no final da década publicou-se o jornal ARROCHA O COLORAU, em formato tablóide, editado pelo jornalista Miranda Sá e colaborações de outros, jornal crítico-humorístico-literário, com 3 edições.

            A principal característica dos jornais culturais alternativos é que eles trabalham a notícia de forma em que se abre um espaço maior para discussão da democratização da informação. Com a chegada do computador popularizado a preço acessível, então surgiram os jornais culturais alternativos on line, que, podemos dizer, são os substitutos de hoje dos jornais alternativos impressos.
FONTES: MEDEIROS, J. (Org.). Geração Alternativa – Antilogia Poética Potiguar, anos 70/80 (Amarela Edições/ PROFINC, Natal, 1997); MELO, Manoel Rodrigues de Melo. Dicionário da Imprensa no Rio Grande do Norte – 1909-1987 (Cortez Editora/FJA, 1987); Coleções e Acervos – Imprensa Alternativa – Sandra Alves Horta (Internet)

Um comentário: