27 de novembro de 2014

A Padroeira de Natal

                                                            





Salete Pimenta Tavares

          A história da Padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, comove profundamente nossos corações, tendo em vista a maneira como ela chegou à nossa cidade. A história baseia-se na tradição oral, uma vez que não existe documento registrando a chegada de sua imagem no Rio Potengi.

Conta a tradição que na madrugada longínqua do dia 21 de novembro de 1753, pescadores humildes, nas suas costumeiras tarefas diárias à procura de peixes para a sua sobrevivência alimentar, avistaram às margens do Rio Potengi, na confrontação da Igreja do Rosário, um caixote encalhado numa pedra, hoje denominada Pedra do Rosário. Ao abrirem o caixote, dentro se encontrava uma imagem de Nossa Senhora, trazendo nos braços o menino Jesus, numa das mãos estendidas, alguma coisa, que logo deduziram ser um rosário e ainda uma faixa onde se lia: “No ponto onde der este caixão, não haverá nenhum perigo”. Segundo Palmyra Wanderley – 1942 – Revista Rosário do Potengi - Ano III - Número 03 – Novembro de 1999, “A tradição popular imaginosa, acrescentou à legenda subscrevendo as palavras presumíveis que se seguem: Aonde essa santa aportar, não aportará o perigo”. Hoje a frase é mais conhecida como: “Onde esta imagem parar, nenhuma desgraça acontecerá”. Entretanto como o dia 21 de novembro é, no calendário litúrgico, o dia em que se festeja a Apresentação da Mãe de Jesus no Templo, em observância à Lei de Moisés, deram à imagem que apareceu às margens do Rio Potengi o nome de Nossa Senhora da Apresentação. Essa festa da Apresentação de Nossa Senhora no Templo, foi instituída pela Igreja Católica no ano de 1571, dois anos antes da sua aparição aqui em Natal. Então, a partir do ano de 1573, o povo começou a celebrar a festa de Nossa Senhora da Apresentação, uma tradição que ainda hoje leva uma multidão de fiéis à Catedral para o novenário da festa e, principalmente às as ruas de Natal, no último dia das comemorações, onde passa a procissão de Nossa Senhora. Outra atividade que aglomera milhares de fiéis é a “Missa da Pedra do Rosário”, celebrada às 5 horas da manhã, à beira do Rio Potengi, local onde a imagem apareceu.

A figura de Nossa Senhora da Apresentação na vida de nossa cidade é uma fonte de esperança nos momentos mais difíceis de nossa vida, e um significado de fé, que é o alicerce da vida religiosa dos cristãos dessa cidade do Natal.

Assim como Jesus escolheu entre humildes pescadores os apóstolos para darem continuidade a evangelização, quis ele enviar sua Mãe Maria para reinar em nossa terra, também através da simplicidade de pescadores que, ali se encontravam nas margens do Rio Potengi.

A festa de Nossa Senhora da Apresentação acontece anualmente, no período de 11 a 21 de novembro. As celebrações religiosas são realizadas na Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral) e na Catedral Metropolitana, Catedral esta, inaugurada no dia 21 de novembro de 1988, pelo então Arcebispo de Natal, Dom Alair Vilar Fernandes de Melo, conforme consta na Revista Rosário do Potengi – Ano VII – Número 07 – Novembro de 2007. A programação sócio cultural também acontece e é realizada todas as noites, após as novenas, no pátio da Catedral Metropolitana.

Natal é nascimento no próprio nome; é pois uma cidade abençoada por ter nascido no dia 25 de dezembro, dia em que se comemora o nascimento do Menino Jesus. É pois uma cidade presépio, uma terra de belezas e encantos mil, uma terra em que a Mãe de Jesus, a Santíssima Mãe de Deus e nossa Mãe Celestial escolheu para aqui vir morar. Sendo assim, nossa terra está protegida pelo seu manto imaculado, e, com seu amor tem dado proteção à nossa cidade, desde a sua aparição, trazida que foi pelas ondas do mar. O Hino da Padroeira tem como refrão os seguintes versos: “Escolheste por amor / Nossa terra pra aqui vir morar / Virgem Mãe do Senhor / Aos teus pés nós viemos rezar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário