17 de março de 2014

Cultura popular Nordestina


Que o Brasil possui uma das maiores diversidades culturais, isto não resta dúvida. Porém é no nordeste do país que se destaca, devido a sua cultura rica herdada dos africanos, indígenas e europeus. E também concentra o maior número de estados do Brasil, sendo nove no total: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, DF de Fernando de Noronha, Arquipélago de São Pedro e São Paulo e Rio Grande do Norte.  Assim como todo o restante do país possui suas próprias gírias, folclore e músicas. A sua cultura atinge todo o Brasil e até o restante do planeta. A sua culinária é um dos maiores atrativos, lembrada pela sua grande diversidade de sabores e por serem passadas por gerações e gerações. Outro aspecto que chama atenção sobre a cultura nordestina são os seus costumes e músicas.

Religião- O catolicismo é a religião que mais predomina no nordeste, ainda possui fiéis que são considerados santos, mesmo sem o reconhecimento do Vaticano. Alguns exemplos como Irmão Dulce, Maria de Araújo, Padre Cícero entre outros. A Bahia é o local com maiores adeptos do candomblé, uma religião muito apreciada pela menção à Iemanjá.

Carnaval- Uma das maiores festividades do mundo o Carnaval Nordestino é ponto de encontro de pessoas do mundo todo. Com encontros de grandes bandas e grupos de axé em trios elétricos movendo um grande número de pessoas. Salvador – BA, é onde se encontra o maior carnaval do mundo. Tendo festividades por vários dias. Em Olinda – PE existe a famosa festa com os bonecos de Olinda. Assim como o grande baile de máscara, tradicional em Recife, que é celebrado desde o início do século XX, sendo uma festividade tradicional no carnaval local.

Música- Grandes artistas de renome internacional são de origem nordestina. Exemplos como: Caetano Veloso, Elba Ramalho, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Raul Seixas que marcaram história na Música Popular Brasileira, possuindo enorme respeito por outros artistas devido ao seu grande legado musical destinado a todo o Brasil.

Festa Junina- Mesmo sendo comemoradas em todo o Brasil, é na região Nordeste que esta festa ganha uma grande expressão. Celebrada no mês de Junho as festas fazem homenagens a três santos católicos. São João, São Pedro e Santo Antônio. As tradições fazem parte das comemorações. Com fogueiras que servem como destaque para a famosa dança de quadrilha, e os balões, cada vez mais raros devido as leis que proíbem tal prática, devido aos riscos de incêndio. Em outras regiões do Brasil é como a realização de quermesses, que são festas realizadas em igrejas, empresas e colégios, onde possuem barraquinhas onde são vendidas comidas típicas, jogos e danças de quadrilha.

Bumba-meu-boi- Como forma de protesto sobre a situação que os índios e negros se encontravam surgiu a dança folclórica do bumba-meu-boi. Criada no século XVIII o bumba-meu-boi utiliza elementos das culturas europeia, indígena e africana. É uma dança que mistura teatro com elementos tradicionais da Espanha e Portugal, com apresentações de peças religiosas nascidas da batalha da Igreja contra o paganismo. Este costume foi intensificado pelos jesuítas utilizando pequenas representações com o intuito de evangelizar índios, negros e os próprios portugueses. O bumba-meu-boi convenciona elementos de drama, sátira, comédia e tragédia arriscando evidenciar a fragilidade do homem e a energia de um boi.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO –



Nenhum comentário:

Postar um comentário