2 de janeiro de 2014

Artesanato na cultura do Rio Grande Norte



O artesanto é um grande destaque da cultura do Rio Grande do Norte. É dividido em vários segmentos e como alimentos, ceramica, couro madeira, pedras , rendas ebordados, e tecelagem. Os seus produtos são encontrados nos principais centros e shoppings especializados da cidadede Natal. Os turistas são seus maiores consumidores. E por este fato, cresce a cada dia o numerod e estabeleicmentos, lojas e centros divulgando o artesanato local.


Na alimentação pode-se encontarem todas as regiões do Estado os tradicionais doces típicos regionais de fabricação caseira como, doce de leite, de coco verde, de frutas tropicais (caju, goiaba, manga, banana, mamão). Já a cerâmica, é definida como argila modelada e aquecida a ponto de manter a forma definitiva desejada. São mais empregados o massapé (preto), tauá (amarelo) e o caulim (branco). Para artigos ornamentais, é necessário a complementação com acessórios feitos a mão, como a pintura dos vasos. São Gonçalo do Amarante é o município que concentra a maior produção. Também se encontra em Ceará-Mirim, Florânia e São Tomé.



Outro tipo artesanal conhecido  são a cestarias e trançados, definidas como palhas , através de cortes, postas a secar e trançadas segundo técnicas variadas, de acordo com o formato desejado e a matéria-prima utilizada. Encontrados em quase todos os municípios do Estado. Já o couro,  pode ser de origem caprina ou bovina. São empregadas matérias-primas complementares à fabricação do produto. Natal, Caicó e Taipu são os maiores pólos de produção desse tipo de artesanato.

A madeira são peças esculpidas formando utilitários diversos, santarias ou imaginários. Destacam-se Taipu e Macaíba. E as pedras são  peças que podem ser lapidadas ou esculpidas, formando adornos diversos. A maior produção se encontra no município de Currais Novos. O municipio de Caicó é o mais tradicional pólo produtor de rendas e bordados. Renda é a obra na qual o fio, conduzido por uma agulha, ou vários fios conduzidos por meios de bilros, geram um tecido e produz combinações de linhas análogas às que o desenhista obtém com o lápis. Diferencia-se do bordado pelo fato de que a decoração é parte integrante do tecido, em lugar de ser aplicada em um tecido preexistente.

Outro tipo de artsanato muito comum é a tecelagem. Acari, Jardim do Seridó, Florânia, Arez, Ipanguaçu, São Paulo do Potengi e São Tomé, todos estes municípios produzem artesanato utilizando-se do tear, que é a preparação do fio para fazer pano. São realizados em teares movidos a pedal. A rede é o produto mais representativo e comercializado nessa tipologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário