Bancos
de imagens são serviços onde é possível obter imagens ou
fotografias prontas para uso em trabalhos da área de design,
publicidade e propaganda. O conceito foi criado nos anos 20, e até
hoje é muito usado por revistas, jornais, e por designers que
precisam de imagens; porém é criticado por alguns profissionais,
que consideram as imagens prontas "sem criatividade" e "sem
personalidade". Alguns desses serviços são royalty-free,
ou seja, as fotos obtidas (tanto por compra quanto por download, nos
serviços grátis) podem ser usadas diversas vezes. Outros requerem o
pagamento de uma taxa cada vez que a imagem é usada, e há um limite
de usos para a imagem.
Banco
de imagem é um sistema no qual é possível armazenar grande
quantidade de imagens. Também é um serviço no qual se obtem
fotografias para os diversos usos, principalmente para
editorial(jornal, revista, livro, informativos e internet),
produtos(camisetas, agendas, calendários, copos, pôsteres,
estamparia, decoração, vitrine, ambientação, painéis de lojas,
etc) e até publicidade de out door. A utilização de pesquisa por
dados é muito importante para a localização de uma foto em um
banco de imagens, já que os mesmos permitem fornecer informações
relevantes sobre as fotografias, como nome do autor, palavras-chave,
data, entre outros.
São
clientes tradicionais dos bancos de imagens, as editoras, agências
de publicidade, departamentos de marketing e comunicação de
empresas, jornais, revistas, empresas de web design e artistas
gráficos, que usam fotografia de stock para suprir as necessidades
dos seus trabalhos criativos. Hoje por conta da internet, micro
empresários, profissionais liberais, membros de redes sociais
virtuais e pessoas físicas surgem como novos clientes que atraem
atenção dos contribuidores e distribuidores. A utilização é
quase infinita de uma fotografia de banco de imagem, facilitando
a busca de imagem pelo tipo de trabalho que será produzido com a
foto. Bancos de imagens costumam oferecer mais de dois milhões de
imagens em seus portais, e muitos passaram a atender segmentos
específicos de mercado, como aqueles especializados em
esportes, medicina e saúde, natureza, personalidades, animais e
beleza. Há os que comercializam filmes, imagens em movimento e
imagens por assinatura. Agências de propaganda ainda são os
principais clientes de um banco de imagens, mas com a popularização
das imagens pela internet, os clientes variam desde uma grande
indústria até um usuário individual final como um estudante atrás
de ilustrar sua tese acadêmica ou um poeta em busca de uma capa que
vai vender seu livro nas estantes das livrarias.
Em
Natal vem surgindo alguns bancos de imagens desde 2010. O primeiro
foi o www.paxvisual.com.br
(Claudio Marques), depois veio o www.prismastockphoto.com
(Adrovando Claro e Moises Lustosa), esse ano apareceu mais dois:
www.csfotojornalismo.net
(Caninde Soares) e www.fernandophotodesigner.com
(Fernando Pereira). Todos esses apresentam imagens do Rio Grande do
Norte, do nordeste e de alguns estados brasileiros em varias
categorias. No mercado de internet existem centenas de milhares de
bancos de imagens, mas a tendência de regionalizar as fotos ganhar
uma nova fatia no Brasil, destacando autores da área de
fotojornalismo, documentação e fotografia artística. Um bom sinal
para o Rio Grande do Norte fica cada vez mais conhecido em outros
pontos do planeta. (fotos: Adrovando Claro - Centro Histórico de
João Pessoa/PB.
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