8 de abril de 2013

Livro digital ou de papel?



         Apesar de estarem na moda, os livros digitais dividem opiniões. Existem vantagens e desvantagens na visão de muitos  leitores.  Eles já existem há algum tempo, mas a enxurrada de novos e-readers confirmam uma tendência: eles querem fazer parte da sua vida, tal como os livros de papel fazem desde o século.XV. Apesar de estarem na moda, muitas pessoas ainda torcem o nariz para os e-books e se valem de todos os argumentos a favor dos livros de papel. É claro que ambos os formatos possuem suas vantagens e desvantagens e é exatamente isso que vamos abordar neste artigo.
         A chegada do Kindle é possível afirmar que a chegada do leitor de livros digitais Kindle, da Amazon, foi um marco na briga entre os e-books e os livros de papel. Com ele ficou mais fácil transportar e organizar livros, mas sua maior contribuição foi com a melhora no conforto ao ler em uma tela. Com a e-ink, quem já experimentou o aparelho afirma: parece mesmo uma folha de papel. Para o combate, foram escolhidas seis características: conforto na leitura, mobilidade, meio ambiente, preço, experiência e futuro, e também dez pessoas responderam à pergunta: “o que você prefere: livro digital ou de papel?  Por quê?
          Até a chegada dos e-books, a única forma de ler um livro eletrônico era no computador. Entretanto, com o preço ainda elevado dos e-readers, vai demorar um bom tempo até eles serem tão comuns quanto os de papel. Por isso, o monitor tende a ser a única forma de lê-los.
No entanto, é fato que as telas dos e-readers são muito mais confortáveis para ler do que em um monitor, mas mesmo assim, elas ainda perdem para o papel. É justamente o que a revisora do Baixaki, Juliana Hellvig, acha quando afirma: “prefiro um livro de papel. A mim, incomoda ler na posição do monitor, com o brilho da tela e não poder sentir o cheirinho de papel”. Portanto, em questão de  conforto, os livros de papel ganham a briga no  quesito mobilidade ambos possuem suas vantagens.
          Para começar, os livros de papel não usam energia, podem ser lidos por horas sem que a bateria acabe e podem ser emprestados sem nenhum problema. O programador do Baixaki, Douglas André, concorda com isso, pois para ele “o livro de papel pode ser acessado a qualquer momento, em qualquer lugar, sem se preocupar com bateria”. No entanto, apesar dos fatores relacionados à energia, os e-readers podem armazenar centenas de obras em um único lugar, além de terem baterias que duram muito. Por isso, no quesito mobilidade versus quantidade, os leitores digitais ganham.
fonte: (tecmundo.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário