18 de abril de 2013

A educação escolar no Brasil




Por: Marcus Costa de Santana
Educação é transmissão, por isso Albert Einstein disse: “A Educação é o que sobra depois de ter esquecido tudo o que se aprendeu na escola”. (citado por Seber, pág.09 /1996).
O Sistema Educacional hoje no Brasil é muito defasado, não atende mais as necessidades dos alunos. Para começar a Escola iguala todos os alunos, ela não procura saber a realidade e o nível de aprendizagem de cada um. O ambiente escolar não proporciona uma aprendizagem significativa e esquece que cada aluno é um mundo a ser descoberto e explorado.
“Esperávamos que no século XXI os jovens fossem solidários, empreendedores e amassem a arte de pensar. Mas muitos vivem alienados, não pensam no futuro, não têm garra e projetos de vida.Professores e Alunos vivem juntos durante anos dentro da sala de aula, mas são estranhos uns para os outros. Eles se escondem atrás dos livros, das apostilas, dos computadores. A culpa é dos ilustres Professores? Não! A culpa é do Sistema Educacional doentio que se arrasta por séculos." (Agusto Cury,
 Hoje,o conhecimento se multiplicou, as escolas se expandiram como em nenhuma outra época, mas não estamos formando jovens criadores de idéias, jovens que traçam metas e objetivam cumpri-las e sendo capazes de enfrentar seus obstáculos para alcançá-las. É por isso que os alunos perderam o prazer de aprender, a escola deixou de ser uma aventura agradável para ser um"martírio", onde "ninguém aprende mais nada", não faz mais sentido ir à escola, pra que?fazer o que? para fingir que aprende, só perdendo tempo, é melhor ficar em casa, lá você pode aprender muito mais através da internet, da TV, para quem tem acesso pode aprender muito mais.
 
“Enxergue o mundo com os olhos de uma Águia. Veja por vários ângulos a Educação. Entenda que somos criadores e vítimas do sistema social que valoriza o TER e não o SER, a ESTÉTICA e não o CONTEÚDO, o CONSUMO e não as IDÉIAS” (Cury, pág. 65,2003).
 
 Os alunos devem ser preparados para explorarem o desconhecido, não devem ter medo de falhar, mas devem ter medo de não tentar. A educação não precisa de reforma, mas de uma revolução. A educação do futuro precisa formar pensadores, empreendedores, sonhadores não apenas do mundo em que estamos, mas do mundo que somos.
Então levante, lute e vença,seja o autor da sua própria história, mostre que você é capaz de ser o que quiser.
 
“Educar é ser um artesão da personalidade, um poeta da inteligência, um semeador de idéias”. (Augusto Cury,pag.55 /2003) 


Referência: as citações são de Agusto Cury do livro pais brilhantes e professores fascinantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário