24 de agosto de 2018

A REVOLUÇÃO E EXPLOSÃO TECNOLÓGICA NA DÉCADA DE OITENTA NO MUNDO





 Carlos Frederico de O. L. da Câmara            
                                              carlosastral@hotmail.com                                                                       
     
A década de oitenta foi de revolução e explosão tecnológica no mundo. Vivenciamos as imagens, “a distância entre os povos não existia mais”, a década tecnológica do CD, a era digital, a época incrível das contradições, uma energia maravilhosa que reiniciou o mundo. Uma fórmula diferente de ver o mundo. A década de oitenta estava prestes a acabar em grande estilo.  Uma vitória para nosso modelo de vida. O espírito do empreendedorismo, oficinas, anos das transformações e inovações explosivas que não se conformariam em acabar.
Daqui a 500 anos haverá livros escritos e documentários sobre a década de oitenta. Anos fantásticos e fabulosos. A música teve o seu ilustrepapelna década de oitenta, tocar sua música era uma festa de alegria e rebeldia, com equipamentos de som portátil e possante que você transportava no braço e levava sua música para as ruas. Você fazia a sua diversão bem ali na esquina. Com a multiplicação do computador em casa, a miniaturização teve papel fundamental na década oitenta no mundo. A IBM pensou e construiu computadores pessoais empolgantes e fascinantes.
 Na década de oitenta, surgiu então o relógio digital, a tecnologia digital de sincronizar o maior número de informações em um só aparelho que continuam até hoje. O videocassete VHS, uma forma genial, passou de gravador a visualizador, você podia assistir a seus filmes em casa. Um mundo de ideias brilhantes, o sintetizador ajudou a criar um novo toque musical, uma combinação de elementos sonoros tão bonitos e magníficos. O novo som acompanhou toda a década de oitenta. Com o crescimento de bandas pop no planeta, surgiram novos gêneros musicais.
Você selecionava a sua própria trilha sonora. A década de oitenta foi bastante dinâmica em comportamentos humanos e estilos criativos. A fabricação e multiplicação do walkman, um jeito de escutarmos músicas para sempre. O celular tornou-se o veículo de comunicação mais importante da década de oitenta e continua sendo aperfeiçoado nos tempos de hoje. No início poucas pessoas podiam possuir um celular, como o Presidente da República e os riquinhos.
Os aparelhos de som pessoal, relógio digital, máquina calculadora digital, computador pessoal, máquina fotográfica digital, sintetizador, videocassete, walkman e celular, mudaram a concepção do mundo. A cultura popular foi a mais consumida na América do Norte, os adolescentes podiam desfrutar da força do capitalismo e ganhar a liberdade de todas as formas.                                                                                                      
Com a década de oitenta, ganhou espaço a tecnologia artística; (cinema, televisão, música, teatro, vídeo-arte, artes plásticas, publicidade, outdoor, literatura, fotografia digital etc.) Registre-se: Tecnologia a serviço do diagnóstico da ciência e nova metodologia no desenvolvimento da educação social no mundo.

Um comentário: